A queda de braço entre a Câmara dos Deputados e a Aneel
A Câmara dos Deputados e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão em pé de guerra após as falas de Helvio Guerra (foto). Diretor da agência, ele acusou publicamente deputados federais de atenderem o interesse privado em suas decisões. "Tem uma coisa chamada lobby, que nós não podemos desconhecer", disse Helvio, durante um evento...
A Câmara dos Deputados e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão em pé de guerra após as falas de Helvio Guerra (foto). Diretor da agência, ele acusou publicamente deputados federais de atenderem o interesse privado em suas decisões.
"Tem uma coisa chamada lobby, que nós não podemos desconhecer", disse Helvio, durante um evento promovido pelo Canal Energia nesta segunda-feira (10). "E o Congresso é movido por lobby."
O diretor da agência usa como exemplo o PDL 365, aprovado pela Câmara no ano passado e que revoga regras para a cobrança pela transmissão de energia elétrica.
"Nós sabemos que aquilo que está no Congresso possivelmente o deputado que apresentou o PDL, ou os deputados que apresentaram o PDL, possivelmente não sabem nada de setor elétrico", ele continuou. "Mas eles foram movidos por um lobby e nós sabemos quem é o lobby."
Os parlamentares se sentiram ofendidos com o texto. "Ao contrário do que declara o diretor, é no Legislativo que a sociedade organizada tem a oportunidade participar da formulação das políticas públicas", disse Danilo Forte (União-CE), o autor do PDL criticado por Helvio. "Ela não tem essa mesma oportunidade nos gabinetes das agências reguladoras, onde as decisões são tomadas a quatro paredes e longe do escrutínio público."
Danilo Forte chamou a fala de uma "ofensa à honra dos parlamentares" e indicou que a batalha deve ser longa: ele é o autor da chamada "emenda 54", que será analisada na MP de reestruturação da Esplanada. O texto prevê que setores regulados serão exercidos por conselhos ligados aos ministérios — causando a extinção das agências como a Aneel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Renata
2023-04-12 22:59:55Mentira do deputado. Decisões 100% internas das agências dizem respeito somente à execução do trabalho de regulação em si. Já as que afetam o setor regulado são submetidas a consulta pública. E o que mais pode estar por trás de uma proposta que devolve as decisões aos ministérios em vez de manter a autonomia das agências?
Paulo
2023-04-12 12:36:07A criação das Agências Reguladoras foi uma das maiores conquistas do país, exatamente para livrar as empresas concessionárias das interferências político-partidárias, Querem acabar com tudo que presta: Marco do saneamento, Lei das Estatais e agora Agências Reguladoras. !00 dias de premonição do terror.
Xico Só
2023-04-12 09:27:55Como órgão representativo o Congresso Nacional jamais poderia se livrar o lobby pois faz parte de sua essência assim funciona a democracia representativa única viável num mundo onde o ser humano ao proliferar como ratos e se esmagam uns aos outros.
Sandra Maria Guerra Da Rocha
2023-04-12 08:37:06A verdade doi nobre deputado , mas precisa ser dita , até pra se tentar com isto estimular as casas legislativas se convencerem que o povo é que arca com os seus gordos salarios e que está muito mal atendido!😡😡😡
Gustavo Nascimento
2023-04-11 20:55:33A emenda 54 significa q o dito pelo Diretor da ANEEL está correto..
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-04-11 17:56:54É a quenga se ofendendo por ser chamada de puta.