Flickr San Francisco Foghorn

A prisão do peruano Alejandro Toledo e a internacionalização da Lava Jato

16.07.19 17:39

O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (foto), foi preso na Califórnia nesta terça-feira, 16.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acatou um pedido para que Toledo seja extraditado e possa responder a um processo na Justiça peruana.

“A extradição de um ex-presidente é um fato raro, mas que está começando a acontecer com mais frequência. A detenção manda um sinal de que criminosos não ficarão impunes se fugirem para outro país”, diz o advogado Dorival Guimarães Pereira Júnior, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.

A prisão de Toledo também é um indício de que a Lava Jato brasileira, após auxiliar os procuradores peruanos, poderá se beneficiar com a troca de informações. “Os peruanos deverão compartilhar seus achados com as autoridades brasileiras, o que poderá ter repercussões diversas como a abertura de novas investigações ou a anulação de delações premiadas”, diz Guimarães Pereira. “Trata-se de um reforço para a operação Lava Jato, que se internacionalizou.”

Toledo teve a prisão preventiva decretada em 2017 por tráfico de influência, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Por mais de dois anos, ele viveu foragido nos Estados Unidos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por MUITO pouco não nos tornarmos uma Venezuela, cujos poderes são resguardados por milícias cubanas, como pagamento pelo óleo. O desaparelhamento da instituição judiciária brasileira precisa de estratégia mais urgente.

  2. Essa prisão reforça a lava jato e dá força ao nosso grande brasileiro ex juoz Sérgio Moro, orgulho do Brasil grande e honesto e traz a esperança de lula continua preso para sempre.

  3. Essa cruzada do IntercePT, Veja, Folha, '40 advogados', duas dúzias de 'jornalistas' não é atoa. Tem muito peixe graúdo muito próximo de ser fisgado pela Lava Jato, dentro e fora do Brasil. Pelo jeito, até na grande mídia.

    1. Os peixes mais graúdos estão nos tribunais superiores e no parlamento, gozando de foro privilegiado e obstruindo a justiça. Alguém duvida? Tiraram o COAF do MJSP, ressucitaram a Lei do abuso de autoridade e agora o STF aproveita mais esta oportunidade de promover a impunidade.

  4. Enquanto no Exterior, perseguem e prendem corruptos, aqui, uma parte da mídia decadente e alguns agentes de algumas instituições dão guarida aos que de modo criminoso, mentiroso e até ridículo, acusam os que combateram a impunidade, investigando, acusando, julgando e prendendo condenados em crimes contra o erário, às estatais e à Nação. Não podemos permitir que golpistas, estes sim, os verdadeiros golpistas, além de terem cometido crimes, enlameiem mais o nome e a honra do Brasil.

    1. Tramando para prender corrupto ai sim o dificil se eles tramassem para prender inocentes que trazem o bem do povo ai sim ,agora para corrupto sem problemas

    2. José, descreve as "tramas" do procurador comjuiz, para condenar o criminoso preso.

    3. José, vc aprendeu durante esses anos o que uma força tarefa e como trabalham os entes envolvidos na mesma? Se não aprendeu, junte as provas lícitas e processe estes agentes sem hackers e jornalistas falsos. Do outro lado já se condenou até em terceira instância com as mesmas provas lícitas. tem ideia do que é isso? Cerca de oito juízes pegando as mesmas provas, delações, movmtçs bancárias, docmts fiscais, comn telemáticas, etc, sem poder chegar a outra conclusão que não a condenação dos réus.

    4. E agora José? Como fica ? Dá-lhe Lava Jato nestas cabeças vermelhas e/ou corruptas !!!!

    5. Tá bom, mas juiz e procurador podem ficar tramando no telegram para condenar os réus? Onde está a justiça nisso?

  5. Esse ex presidente tambem deve ser honestíssimo. Vai fazer a mesma peregrinação que o nosso presidiário. Vai na ONU , direitos humanos, mimimimi. Deveria ter uma prisão unica e todos esses ex presidentes honestíssimos que forem pegos cumprirem pena juntos.. vai ter que ter muitas celas.

    1. Quem trama é bandido, os juízes, procuradores e a PF trabalham para colocar bandidos na cadeia. Viva a Lava Jato, que ela resista às investidas dos corruptos e seus apoiadores.

  6. E os canalhas do Brasil? Quando e que vão ser extraditados? Este tipo de gente tem que ser julgado como traidores e condenados à pena de morte.

    1. Tem toda mostra de quem sim. Essa esquerda bandida está com seus tentáculos em todas as institui😉

Mais notícias
Assine agora
TOPO