A pedido de Fabiano Contarato, STF deve decidir sobre afastamento de Salles
O Supremo Tribunal Federal pode entrar mais uma vez em rota de colisão com o Planalto. Está no gabinete da ministra Cármen Lúcia uma petição em que o senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, requer o afastamento cautelar de Ricardo Salles (foto) do comando do Ministério do Meio Ambiente. Contarato fez o pedido...
O Supremo Tribunal Federal pode entrar mais uma vez em rota de colisão com o Planalto. Está no gabinete da ministra Cármen Lúcia uma petição em que o senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, requer o afastamento cautelar de Ricardo Salles (foto) do comando do Ministério do Meio Ambiente.
Contarato fez o pedido no âmbito da notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva contra o ministro e o senador governista Telmário Mota, do PROS de Roraima. O parlamentar pede ainda que o STF "determine a extensão dessas medidas a outros investigados se entender necessário", em referência ao colega congressista.
A Polícia Federal afirma haver indícios de que Salles e Telmário Mota praticaram advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais."
A notícia-crime é fruto da postura dos dois frente à apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, no valor de 130 milhões de reais, pela Operação Handroanthus. Tanto Salles quanto Telmário criticaram a ação da PF e defenderam a legalidade do material e dos madeireiros investigados.
Na petição apresentada ao Supremo na tarde desta segunda-feira, 19, Contarato afirma que, caso Salles permaneça no cargo, poderá dar "continuidade" à "atividade delitiva". "Nesse sentido, é cabível na hipótese a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como o afastamento do agente público de sua função".
Na semana passada, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União fez o mesmo pedido, mas o direcionou à corte de Contas. “A atuação do ministro do Meio Ambiente, na sequência dos acontecimentos, revela um total descolamento das atribuições do cargo que exerce, que deveria se pautar pela defesa do meio ambiente e pela fiscalização de atividades ilegais que resultam em dano ao patrimônio ambiental brasileiro”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcelo
2021-04-20 18:23:07Esse presidente vai cair. Está sem nenhuma força.
SANDRA
2021-04-20 10:42:38Já era tempo. Aliás demorou. Esse Ministro não eh pro meio ambiente mas pro madeireiros. Isso eh claro e comprovado pelas opiniões dele. Para o meio ambiente um ambientalista sem máculas por favor.
Ricardo
2021-04-20 10:11:05Cambada de FDP! Querem tirar o ótimo ministro e inventam essas mentiras! Bolso22' tem q me andas esses vagabundos para pqp! passou da hora
LUIZ
2021-04-20 09:39:35Vamos ver se a Carmen tem a mesma coragem (se é que não foi outra coisa) ao mudar o voto pela suspeição do Moro, e coloca esse ministro zé bonitinho do Cloroquina longe de onde nunca poderia ter sido nomeado.
Avelar
2021-04-20 09:08:52Como bem observou o Jorge Naez, quem deveria afastar o ministro seria o presidente. Se esse não o faz, por omissão ou por estar de acordo com a má conduta do seu indicado, cabe ao STF, acionado, mandar fazer o que é certo. Isso não pode ser considerado interferência de um poder no outro, mas correção de rumo
Antonio
2021-04-20 08:59:59Ele é supremo, na verdade supremacista, porque o que ele determina é lei. Arrotador de lagosta cara é vinhos premiados. A esposa e os filhos fazem lobby, afinal qualquer graninha a mais poderá render um granão é claro. Basta defender a bandidagem. Quem pagar mais leva, mas cuidado!!!! Não mexam, ou melhor, sequer olhem para esses que se acham deuses....caso contrário vc será executado, ou melhor inqueritado sob a batuta de FAKE NEWS.....tremam mortais!
JOÃO
2021-04-20 08:55:46Esse senador vai se filiar ao pt do luladrão, precisa dizer mais alguma coisa?
Maria
2021-04-20 08:00:07O Bolsonaro deveria afastar o Salles. Não vai fazê-lo porque não vê crime em nada, nem na própria famiglia. E por falar em meio ambiente, a quantas anda a investigação do Gilmar Mendes acusado de jogar pesticidas onde não pode?
MARCOS
2021-04-20 07:39:18Urgentemente alguma medida tem que ser tomada em relação a esse ministro, antes que ele “passe a boiada” e destrua todo nosso meio ambiente.
Jorge Naez
2021-04-19 22:01:15Meus caros, alguns pontos devem ser destacados: 1o. Será loucura a ministra ou o STF afastar o Salles, pq seria uma interferência direta noutro Poder, o Executivo; 2º, Quem pede a abertura de inquérito é a PF, ouvida a PGR, ou está última; 3º. O TCU também não tem competência para afastar o ministro Salles; 4o. Cabe ao PR da República afastar e demitir o ministro e, na minha opinião já devia tê-lo feito, a fim de recompor a imagem de seu governo perante o Brasil e o mundo. Chama o Mourão!!