Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Renan Calheiros anuncia ‘nova fase’ da CPI da Covid

11.06.21 12:42

Quarenta e cinco dias após o início dos trabalhos, o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (foto), anunciou que o colegiado entrará em uma “nova fase” da investigação. Sem entrar em detalhes, o emedebista alegou que nomes que foram ouvidos na comissão como “testemunhas” passarão ao status de “investigados“.

Voltada à apuração das ações e omissões do governo Jair Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus, assim como da aplicação por estados e municípios de recursos federais destinados ao enfrentamento da crise, a CPI ouviu 12 testemunhas.

A lista inclui os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga, e do diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. Participaram das inquirições, ainda, o ex-chanceler brasileiro Ernesto Araújo e o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten. Integrantes e ex-membros da cúpula da Saúde, como Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina“, e Élcio Franco, número dois da Saúde na gestão Pazuello, também prestaram esclarecimentos.

Estamos ultimando estudos para evoluirmos de fase na investigação. A partir de agora, nós vamos, com relação a algumas pessoas que por aqui já passaram, tirá-las da condição de testemunhas e colocá-las definitivamente da de investigadas“, disse Renan Calheiros, nesta sexta-feira, 11.

O emedebista acrescentou é dever da CPI chegar “a um resultado” diante da tragédia vivenciada pelo país. “Nós precisamos saber o que aconteceu e que poderia ter sido feito diferente para diminuir o número de vidas perdidas, porque esta CPI tem feito sua parte, cumprido seu papel, mas, do ponto de vista de dissuadir e inibir os fatos, não tem conseguido atingir seu objetivo“, emendou.

Calheiros comparou Jair Bolsonaro a Jim Jones, um pregador que liderou a seita Templo dos Povos e levou centenas de religiosos a um suicídio em massa. “A diferença é que o americano induziu ao suicídio e o que está na presidência da República induz à continuidade dessa tragédia e desse morticínio. Isso não pode continuar a acontecer”.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1.324.223 motociclistas seguidores de Bolsonaro, em uma passeata em São Paulo. Não vi nada sobre esse assunto. Os jornalistas da Crusoe moram no Brasil 🇧🇷 é ?

  2. Essa CPI ja deu o que tinha de dar...pior que nosso PR maluco de pedra eh essa turma de senadores so querendo aparecer ...se fossem sérios, impeachment ja teria sido proposto e exigido !

  3. Ferro nesse pr lixo e seus apoiadores senadores da cpi. A maioria da população brasileira não apoia os atos dessa gente louca e sem noção que está no poder. Estão aí as pesquisas para provar oq estou escrevendo.

  4. Tanakara que o Ruinan "Vagabundo" quer se vingar do PR, por este, ter apontado o dedo para o Ruinanzinho "Vagabundinho" ter desviado cascalho da saúde, cascalho este, que poderia ter salvo tantas vidas em Alagoas.

    1. Esse Renan vagabundo tem que apanhar na cara,um corrupto com mais de des processos dando uma de inquisidor,a que ponto chegou a política…

    2. Nyco, cuja composição orgânica é daquilo que deixo no pinico, está repleto de razão! Pena que o tempo todo se refastela com o pênis do capitão! Ninguém duvida da rapinagem do Renan. Ali é sujeito rico como sheiks de Omã. O problema é que um erro não justifica o outro... Se na relatoria da CPI temos vagabundo astuto, Na presidência da República há um psicopata, burro... um verdadeiro puto!

    3. FERNANDO, o G-7 dessa CPI só tem contraventores, tipo: corruptos, lavadores de cascalho, pedófilo e formadores de quadrilha, todos aliados do ex-detento ladrão, querendo derrubar o PR. NÃO VÃO CONSEGUIR.

    4. Nyco, pra começar, uma cpi nunca poderia ter um corrupto como esse vagabundo do Renan como relator. Começou desmoralizada. Virou um circo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO