A fórmula das viagens secretas do chanceler de fato, Celso Amorim
Apenas nesta quarta-feira, 19 de julho, o governo reconheceu uma viagem oficial feita pelo assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim (foto), a Caracas, capital da Venezuela, que ocorreu em 9 de março. Entre o aperto de mãos com o ditador (foto) e o reconhecimento passaram-se quatro meses. A viagem de Amorim não...
Apenas nesta quarta-feira, 19 de julho, o governo reconheceu uma viagem oficial feita pelo assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim (foto), a Caracas, capital da Venezuela, que ocorreu em 9 de março. Entre o aperto de mãos com o ditador (foto) e o reconhecimento passaram-se quatro meses.
A viagem de Amorim não foi anunciada, e só foi descoberta depois de uma postagem do ditador venezuelano em seu Twitter. Mas foi apenas agora que Geraldo Alckmin, o presidente em exercício, homologou a autorização para que Amorim saísse do Brasil.
A conversa de Amorim no país vizinho ajudou a reatar a ponte entre o ditador e Lula — e a trazer Maduro para uma cúpula de chefes de Estado sul-americano em maio, quando Lula inventou que o país precisa "construir sua narrativa" e que Maduro é vítima de preconceito.
Aos 81 anos, o diplomata Celso Amorim é o chanceler de fato do governo Lula, apesar de ter o cargo de assessor especial da Presidência. Com gabinete no Palácio do Planalto, é ele quem costura as principais negociações com os aliados internacionais do atual governo, como o presidente russo Vladimir Putin ou com o ditador Maduro. É Amorim que faz a cabeça de Lula. Suas viagens ocorrem quase sempre em sigilo e com pouca interferência do Itamaraty, mas seguindo fielmente a cartilha petista. O secretismo é intencional, para não despertar rejeição dentro do Brasil.
O chanceler de ofício, Mauro Vieira, é o ministro de Relações Exteriores, que cuida das questões comezinhas do Itamaraty. Não decide nada, mas é um dileto cumpridor de ordens.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Odete6
2023-07-21 03:35:02É preciso tirar esses dementes nocivos, degradantes, degradadores e pernósticos de circulação. Que saudades do tempo em que o mundo tinha um SUPER PRESIDENTE BARACK HUSSEIN OBAMA. QUE SAUDADES!!!!.... IMENSAS SAUDADES!!!! ELE É QUE SABIA RESOLVER AS COISAS EFICAZ E DEFINITIVAMENTE.
Adriano
2023-07-20 18:33:16Me impressiona como ainda tem gente que acredita que no governo de satanás não tem mentiroso....
Marcia E.
2023-07-20 13:41:15Vejam o nível de apelação desses políticos. Eita raça difícil de se achar ser humano inteligente.
Marcia E.nei
2023-07-20 13:35:47O que esse ancião tem na cabeça? Celso Amorim tem aparência de homem inteligente, mas se vê que ele é tão afetado quanto Lula no que se refere aos neurônios. Queimados
Amaury G Feitosa
2023-07-20 13:14:09Estes vagabundos deveriam ouvir as narrativas dos 7 milhões de exilados venezuelanos em vez de querer justificar seus algozes ... mas é o que esta escória nos prepara para o futuro.
Tânia
2023-07-20 10:46:10Pobre Nicolás Maduro , tão gente boa !