Raul Spinassé/Folhapress

A cortina de fumaça de Bolsonaro no dia do depoimento de Teich

05.05.21 11:29

O presidente Jair Bolsonaro (foto) tem por costume elevar o tom e lançar impropérios todas as vezes em que se sente ameaçado. Não seria diferente após o início da tomada de depoimentos de ex-ministros da Saúde de seu governo na CPI da Covid.

Na manhã desta quarta-feira, 5, Bolsonaro tentou jogar uma cortina de fumaça sobre os trabalhos da comissão, um dia após a oitiva de Luiz Henrique Mandetta e no momento da inquirição de Nelson Teich, oncologista que deixou o comando do ministério apenas 29 dias após a posse por falta de autonomia para atuar.

Na cerimônia de “Abertura da Semana das Comunicações“, realizada no Palácio do Planalto, o presidente da República voltou a criticar as restrições impostas por governadores e prefeitos para conter o avanço da Covid-19 e ameaçou editar um decreto para derrubar as medidas. Em um recado ao Judiciário, Bolsonaro elevou o tom: “Não ousem contestar, quem quer que seja“.

Nas ruas, já começa a se pedir, por parte do governo, que ele baixe um decreto. E, se eu baixar um decreto, vai ser cumprido. Não será contestado por nenhum tribunal, porque ele será cumprido“, disse, adiantando que a norma pode ser embasada pelo artigo 5º da Constituição Federal, que garante “aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade“.

Queremos a liberdade de cultos, queremos a liberdade para poder trabalhar, queremos o nosso direito de ir e vir. Ninguém pode contestar isso. Se esse decreto eu baixar, repito, será cumprido, juntamente com o nosso parlamento, juntamente com todo o poder de força que temos em cada um dos nossos atualmente 23 ministros”, emendou.

Em outro momento, sem mencionar o Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro classificou como uma “excrescência” a decisão que reconheceu a competência de estados e municípios para a adoção de medidas para contornar a crise sanitária. “O Brasil não pode ser uma país condenado ao fracasso porque alguém delegou competências esdrúxulas a governadores e prefeitos“.

O presidente ainda fez um ataque velado à China. Em uma extensa fala, Bolsonaro levantou a possibilidade de “estarmos vivendo uma guerra química” .

É um vírus novo. Ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano que ingeriu um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual país mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês“, disse, em referência ao gigante asiático, que teve um crescimento recorde de 18,3% no primeiro semestre deste ano.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. não vi um País,ou chefe de Nação, que foi culpado,pelo vírus da China. Só mesmo no Brasil do Contra, do quanto pior, melhor isso acontece

  2. realmente fico indignada com CPI para TAL. REMÉDIO MUITO CARO,CONTESTADO!.. CRM ,DESVALORIZADO E SUBSTITUÍDOS PELOS DOS POLITICOS SABEM O PORQUE DE TUDO ISSO? SE HOUVESSE UMA EMPRESA ESTRANGEIRA QUE ESTIVESSE GANHANDO PELA CLOROQUINA, ESTARIA CALANDO A VOZ E VEZ DOS BANDIDOS. SINTO PENA DE TOODOS OS QUE FAZEM E CONCORDAM COM ESSA FORMA DE DEMONIZAR O QUE É NOSSO GENTE QUE TEM COMPLEXO DE INFERIORIDADE. O NACIONAL NÃO PRESTA.

  3. AINDA BEM QUE ELE DISSE QUE TEMOS O DIREITO À VIDA, COISA QUE ELE NÃO RESPEITA. SÓ RESPEITA QUANDO DIZ RESPEITO AO SEU FAMIGERADO CLÃ.

  4. O direito de ir e vir só será exercido se houver vida! Perguntem a qualquer cidadão que perdeu um ente querido! Eles lhe darão a resposta!

  5. O presidente fã da cloroquina precisa ser urgentemente interditado e, de preferência com camisa de força. Não tem jeito não.

  6. Está mais que claro que o bolsonarismo é acima de tudo, um caso patológico. Ele odeia a China e se refere ao exército como "meu exército". O PC acabou com uma manifestação na Praça da Paz, com o seu exército. Ele levanta suspeitas infundadas com relação a origem do vírus e ñ apresenta nem provas, ou pelo menos uma linha de raciocínio factível. E é chover o molhado, se referir ao descalabro disso agora, neste contexto que vivemos. Enfim, Bozo critica a China, mas quer implantar o totalitarismo.

    1. Paulo, correta sua análise, o homem é despreparado e quer governar apenas apoiado numa ideologia de direita radical. Poderia ter liderado o país durante esta horrível Pandemia, mas preferiu brigar com os fatos e a ciência. Com isso não comprou vacinas ainda no ano passado e o número de mortes cresceu muito. Se fizer o que anuncia merece que o Alto Comando das Forças Amadas interfira e transfira o governo para o vice Mourão que está apto para conduzir o país até as próximas eleições de 2022.

  7. Só espero depois de tudo isso que o Governo JAMAIS fique com o 5G Chinês, fazendo como EUA, Canadá, U. Europeia, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido que NÃO aceitaram o 5G da China.

    1. Você não sabe oque está defendendo, você é ignorante de corpo e alma. oriente-se idiota, você está apaixonado por homem

    2. Pela sua irritação, acho que você está com medo que no bozo não chegue nem ao segundo turno!

  8. Se as Forças Armadas têm a missão constitucional de proteger o País, já passou da hora de enquadrar o Bolsonaro para cumprir seus deveres expressos na Constituição!

  9. Olha a hora que o obtuso capitão cloroquina escolhe para criar caso com a China. A vacinação capengando, o país precisando de vacinas e ele vai escutar iluminados como carlixo, dr trevas, bananinha e outros que devem estar latindo que a imunidade de rebanho foi atingida e que não precisamos de vacina! #forabolsonaro

    1. O ego dele é muito maior que a inteligência! Ele quer parecer esperto mas está, mais uma vez, dando um tiro no pé.

  10. O que é mais importante o direito de ir e vir ou o direito à vida? Todos os direitos tem limites! O direito de um acaba onde começa o direito do outro!

  11. Presidente patético! Enquanto isso, quase 2,5 anos de mandato e nada de ações concretas. Nenhuma novidade, pois nunca teve um projeto, uma proposta plausível, caiu de paraquedas na presidência às custas da ignorância do povo brasileiro em um momento delicado da política brasileira.

  12. Ele está a tempos testando até onde pode ir...sempre blefando, claro! Mas e se não estiver mais blefando? A gadolândia acredita que, como autorizou, ele agora vai fazer o que tem vontade! Quem viver, verá! Acredito que é só verborragia do língua presa.

  13. Bolsonaro fala muitas vezes absurdos é inegável, mas num ponto ele tem razão, este virus não é do acaso, um governo comunista pra continuar a manter-se no poder é capaz de coisas piores e neste caso o da China não foge a regra. Tudo leva a crer que o virus foi potencializado em laboratório pra usar em uma provavel guerra, e por razões até hoje inexplicáveis vazou por descuido ou propositalmente e causou um estrago no mundo inteiro. Quem ganhou com isto? Quem tem os insumos da vacina? Os EPIs?

    1. questão estratégica. O vírus provavelmente foi plantando na China para frear a economia da mesma, já os chineses usaram o vírus plantado em seu território para disseminá-lo pelo globo e, assim, ferrar com a economia mundial. Como eles foram os primeiros a ter contato com o vírus, usaram isso em favor próprio e hoje tem um retorno econômico antes do resto do globo. Claro, são só suposições, mas perfeitamente lógicas.

  14. Ninguém mais liga para o bocarrota. Se ele fizer um decreto, o STF bota ele no canto do castigo para espumar de raiva até se acalmar...

  15. E OS BRASILEIROS QUEREM DIREITO A VIDA ,AS VACINAS ,A EDUCAÇÃO E UM COMANDO ÉTICO AO PAÍS .MENOS NEGACIONISTAS ,MENOS CENTRÃO E MENOS FILHOTES

    1. Não se estresse, a eleição tá logo ali, veja se não repartem o erro de novo, vão ter vários canditados, não serão só Lula e Bozo ?

    2. E com urnas eletrônicas auditáveis senão será maracutaia !

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO