Adriano Machado/Crusoé

A carta na manga para não investigar a Justiça

20.03.19 07:01

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), tem uma carta na manga para justificar sua provável decisão de arquivar o novo pedido de CPI dos tribunais superiores, a chamada CPI da Lava Toga.

Trata-se do artigo 146º do regimento interno da Casa. Ele diz que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes” à Câmara, aos Estados e “às atribuições do Poder Judiciário”.

Alcolumbre enviou o pedido da CPI para a consultoria técnica da Casa verificar se há fato determinante. Caso os defensores da comissão insistam que há fato, o artigo do regimento será acionado para sepultar de vez o colegiado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os criminosos fazem suas próprias leis para que jamais sejam pegos enquanto nos mandatos. A suprema corte o cargo é vitalicio, então.......

  2. A CPI não seria exatamente para investigar "as atribuições" do Judiciário, mas sim o não cumprimento de dispositivos constitucionais. Nenhum Regimento Interno ou lei é superior à Constituição. Questão de hierarquia das leis. Mais: no ART. 52, II, a Carta Magna comina ao Senado, processar e julgar ministros do STF por crime de responsabilidade. Tomado em conjunto com o § 3º do 58, é possível investigar cada ministro do Supremo, desde que fundamentadamente. Contra Gilmar Mendes sobram denúncias.

    1. ALCOLUMBRE é um covarde e traidor que tem sido uma terrível decepção. Lutamos tanto para tirar o RENAN , para colocar um canalha também . Pobre Brasil com políticos tão venais.

    2. Esse Alcolumbre é um crápula. Até hoje não entendi a do Onix apoiar esse investigado, tendo tantos outros mais competentes e comprometidos com a causa maior: o Brasil.

  3. É uma pena que no NOSSO país, tem "gente" que se acha acima da LEI. Decidem arrumar situações de importancia NACIONAL em função da sua conveniência .

  4. Já está dando pra perceber que a troca com o Renan foi o mesmo que seis por meia dúzia. As quadrilhas mostram seus tentáculos. Só ceifando !

  5. Nossa ....!!!!Assim fica difícil !!! Dá para desanimar Pra tudo tem uma brecha para que a justiça seja não feita .... to chorando

  6. É hora de lançar o Limpa Já impossível corrigir este país com às instituições completamente sem credibilidade Vamos limpar a casa Constituinte formada por profissionais ré reputação ilibada realmente Eleições para câmara e senado somente com ficha limpa E começaremos um País para nossos descendentes.Brasil Limpa Tudo

  7. Macabro. Como será a leitura para a sociedade destes eventos? Estariam indicando não caber satisfação? Não precisa atender a esperança de um contexto em que cidadão deveria ter paz de espírito?

  8. Somente o senador ou senadora que tem o RABO PRESO NÃO QUER A LAVA TOGA isso é confissão de culpa Portanto se não sair fecha o congresso e o STF É preciso limpar este país já.

  9. A "carta"deve ter saído da "manga" do Bandeira de Mello - que ajudou Renan e Lewandoviski a fatiarem as punições do Impeachment de Dilma Rousseff, preservando os direitos políticos dela inconstitucionalmente.

  10. Gilmar começou a contra atacar o JORGE KAJURU. Ao invés de não passar recibo, o "iluminado" já respondeu o tiroteio. Bem feito, vai sair queimado mais ainda do que já está. E ainda irá sobrar para seus 5 colegas.

    1. Toffoli e outros "iluminados", ao atacar a Lava-Jato e tentar blindar o STF contra a Lava-Toga, não levaram em conta que a imagem deles (6), e do próprio órgão, está queimada com 99,99% da população e há muitos políticos novos no Congresso com o mesmo sentimento. O barulho não irá parar, mesmo que Alcolumbre engavete nova CPI. A credibilidade do STF está arruinada, já faz tempo, e com grande contribuição de Gilmar e suas ofensas públicas e em cátedra oficial (falta de decoro). Tática errada.

  11. O STF atravessou o Rubicão institucional e está pondo em risco a integridade da nacional. É hora de recorrer ao artigo 142 e intervir no STF com urgencia. Fora isso, é enxugar gelo

  12. Esse vagabundo aí está nas mãos do STF. Tem processos contra ele lá. Sempre vai arrumar uma desculpa pra não se complicar. Este país está condenado.

  13. Ficar aqui lamentando ou xingando estes políticos vagabundos não vai adiantar nada, a única solução para colocar o Brasil na linha é o povo cercar o Congresso, o STF, o STJ , STE e tirar esta cambada debaixo de porrada, se ficarmos no conforto do lar apenas criticando pela internet esta cambada vai deitar e rolar e quando acordarmos já estaremos pior que a Venezuela. Pensem nisto.

  14. Assim graças ao congresso e ao judiciário o país vai rumo ao abismo econômico;com tantos militares no governo acho que é uma jogada de risco para a democracia

    1. O STF atravessou o Rubicão institucional e está pondo em risco a integridade da nacional. É hora de recorrer ao artigo 142 e intervir no STF com urgencia. Fora isso, é enxugar gelo

  15. Tudo leva a crer que há um acerto entre os Políticos e o STF. Eu te ajudo, você me ajuda. Não é à toa que o Congresso irá postergar a Reforma de Sérgio Moro (com aceite do governo), desidratando-a no tempo e evitando que ela alcance os políticos com brevidade. Empurrar com a barriga. A Lava-Jato está sob ataque; a Lava-Toga será abortada.

    1. O STF atravessou o Rubicão institucional e está pondo em risco a integridade da nacional. É hora de recorrer ao artigo 142 e intervir no STF com urgencia. Fora isso, é enxugar gelo

  16. Esse cara de besta nada tem!! Já entrou comprometido com o "MECANISMO". COMO É DIFÍCIL EXPULSAR A MÁFIA DE DENTRO DOS PODERES!!!

  17. Esse Alcolumbre não engana ninguém. Aliás, seria sonhar muito alto que um congresso, repleto de integrantes com o rabo preso, se dispusesse a investigar o judiciário. A Lava-toga vai para o fundo da gaveta, o anseio da população brasileira mais uma vez, morre na praia.

    1. Se roubarmos uma "galinha", vamos ser investigados. Por que, os homens do Judiciário não podem ser investigados?! Somos tds iguais, perante a Constituição Brasileira, a Lei é para tds....Vamos sair desse "retrocesso" medieval....Os tempos de hj. são outros minha gente.... FIM DA DITADURA DA TOGA JÁ.....

  18. O negócio é pressionar o Senado, na próxima manifestação temos que cobrar desse bundão do Alcolumbre uma posição firme! 7 de abril vamos todos pras ruas!

    1. Será que algum deputado ou senador não deve? A imagem que tenho do legislativo é de uma caixa de batatas podres - você pode até colocar uma batata sadia, mas logo será envolvida pela podridão. Triste realidade!

  19. Exatamente como, onde e quanto podemos pressionar para sair essa investigação? Precisa sair uma primeira CPI do Judiciário!

  20. Vejo como importantíssimo o debate sério nestes comentários, bem como nas redes sociais, com críticas às instituições políticas. Isso é exercer democracia. Notem que o Senador JORGE KAJURU acaba de comprar uma briga com o STF e merece nosso apoio. Democracia é tudo !!! Eis um dos meus lemas máximos.

  21. Acho que nós temos que nos movimentar contra o STF e STJ (tribunais superiores que têm protegidos corruptos) e contra o Senado (e seu atual presidente, o qual parece outro Renan Calhorda) e irmos para ruas pedir não uma só uma CPI, mas o impeachment de Levandoeski, Gilmar, Marco Aurélio, tófolli e outros, além de uma ampla reforma constitucional, na qual haja pelo menos o voto distrital puro (com recall).

  22. Acho que nós temos que nos movimentar contra o STF e STJ (tribunais superiores que têm protegidos corruptos) e contra o Senado (e seu atual presidente, o qual parece outro Renan Calhorda) e irmos para ruas pedir não uma só uma CPI, mas o impeachment de Levandoeski, Gilmar, Marco Aurélio, Tófolli e outros, além de uma ampla reforma constitucional, na qual haja pelo menos o voto distrital puro (com recall).

  23. Em 1999 houve uma CPI sobre o judiciário no Senado com Rames Tebet e Paulo Souto. Investigaram o judiciário e o regimento do Senado não mudou. Pesquise.

  24. Não me surpreende. O povo se ilude e se sugestiona. Daí a pouco cai na real e fica cheio dos "oh". Não tem solução mágica. Pra tudo tem regras, regimentos, leis. E no Brasil tem tantas, mas tantas, que nem os presidentes das instituições conseguem conhecê-las. Criam dificuldades para obter facilidades. Tudo para garantir a democracia. Pior é que não garante. Só complica. Uma lei seria suficiente: - O seu direito vai até onde começa o do outro. O resto é penduricalho pra fazer barulho.

    1. Por isso digo ser muito mais produtivo pressionar pela votação do pacote anti crime do Moro. Quanto tempo levará o impeachment de cada ministro do STF? Quanto desgaste para resultados duvidosos! Há um pacote a ser votado, jogado para escanteio.

  25. Quer dizer então que usurpar competência, conceder HC's "à torto e a direito", praticar atos que atentam contra a LOMAN, receber patrocínios privados de empresas com interesses em casos no STF, e mais uma infinidade de ilegalidades, são atribuições do Poder Judiciário? Esse Davi é mais do mesmo de sempre. A hora dele vai chegar!!!!!

    1. Crime, segundo o Tófolli e de toda esta caterva de corruptos, é achar que o stf é corrupto e favorecedor da corrupção. Para os que assim pensam, ameaça de prisão e Lei da Mordaça.

  26. Renan Canalheiros faria diferente? David RENAN ALCOLUMBRE, o TELEGUIADO de RENAN, pelo programa-robô BANDEIRA DE MELO. O gordinho ( cria do Sarney, amigo e comparsa de falcatruas de Renan) manteve o mesmo secretário da mesa diretora do senado. Renan tem uma linha direta com Alcolumbre. O que o Bandeira de Melo tiver dúvida, pergunta para o Renan. Só trocou a mosca!

  27. Se tivéssemos um senado e um STF mais competente econômico e humilde como em outros países. Eles não tem privilégios e trabalham com honra e respeito. Aqui agem como a nossa nobreza colonial como sanguessugas com privilégios, alto custo, exploração, interesses, ineficiência e corrupção como o passado.

  28. Desse ai não se espera nada, o STF vai manter ele na coleira, pois tem dois processos, pronto para ele.....Se andar fora da linha toma. Não existe saida para o Brasil por meios Administrativos. Aqui vai ter de ocorre algo diferente.

  29. Triste final da até então virtuosa e gloriosa, história do David X Golias (Renan), em que o tal Alcolumbre virou um HERÓI?!... Mal passado o deslumbre, no vislumbre do atual PEGA de Toffoli X David, vai dar um desfecho inglório e peripatético?!... Eis que o tal Juiz togado, de forma birrenta, pueril e patética, BATEU O PÉ! E o David? Vai se mijar todinho?

  30. O Alcoolumbre está com medo do seu passado. O discurso de moralidade somente valeu até atingir o objetivo, a Presidência. Foi o "CENADO" que sabatinou e aprovou todos os membros do STF, estando assim umbilicalmente ligados. As decisões anti democráticas, ideológicas e voltadas para os correligionários continuarão, a menos que o povo decrete O DIA DO BASTA.

  31. Segundo ojurista Dalmo Dallari, podemos fechar o senado federal que não fará falta nenhuma e ainda teremos uma grande economia de 2,6 bilhões de reais por ano!!!! E não teremos que conviver com essa elite de quatro para o judiciário e é o fim dos tempos das capitanias hereditárias!!!

  32. E se acontecer? Ele pode arquivar a seu desejo particular? Tem que expor o custo do judiciário 2018 detalhado para o Brasil inteiro saber o que os onze custam aos cofres públicos e uma planilha com as ações deles que interferiram na lava Jato.

  33. O Regimento Interno deveria ser alterado então. O STF é inatingível?? Como ficará?? O Presidente do STF foi lá no Congresso e fatiou a saída da Dilma. Agora não podem fazer uma CPI para investigar o STF?

  34. Não são todos do STF que são picaretas, mas três deles todo mundo já sabe. Assim também , Davi Alcalumbre, não seja mais dos picaretas do congresso

  35. Cabe aqui uma lição: o problema do Brasil não é econômico; o país é rico em recursos e população. A causa maior de sua economia desestruturada é política. Além disso, se houvesse efetiva JUSTIÇA no país, a causa política deixaria de ser problema. Se o STF cumprisse seu papel legal tudo seria diferente. Restou um compadrio patrimonialista entre tais "elites", em que eles se protegem mutuamente. Uma ação entre amigos. Um Brasil Colonial ainda.

    1. Com certeza que o problema do Brasil é político. A corrupção está em todos os segmentos da sociedade, mas na esfera política (e judiciária) ela tem a proteção da carapaça do cargo (e das togas). O Moro, em suas magistrais sentenças, deixou bem claro isto, ao apontar as consequências da corrupção. E limpar a política dessa corja de corruptos e ladrões é tarefa que demorará. Isso se o povo acordar e não votar em novos corruptos, trocando seis por meia dúzia.

    2. Concordo são os políticos que atrapalham. Eles são sensíveis só ao dinheiro tinham que ser mais franciscanos eles se acham intocáveis. Onze que custam uma fortuna no STF mais os do congresso caríssimos para que? onerosa, ineficiente e grotesca que além de tudo tem poder sobre nós.

  36. Davi, não votei em você porque não sou do seu estado( Amapá), mas lhe digo você não mereceria meu voto, pois, você me parece ou já é pilantra. E lhe pergunto a quem socorrer para tirar os achacadores e apoiadores de corruptos vivendo dentro só STF, ao que me parece não condizente com as leis para serem postas em prática. outrossim, a própria corporação não irá condenar seus pares. E você vai ser sacana nesta hora? Cuidado, o próximo pode ser você a ser ridicularizado.

  37. Não vejo interesse nas atribuições do judiciário, mas nos atributos tortos e desvios de slguns integrantes do STF, notadamente Gilmar Nendes, Toffoli e Levandowisky.

  38. O “rabo preso” do legislativo está deixando o judiciário mandar e desmandar no Brasil. Que poder legislativo é esse que fica “fica de quatro” para o judiciário e não cumpre o que deveria fazer! Assim não há razão para se ter tantos custos com “marionetes”!

  39. Na verdade, não precisa de carta, basta um bilhete com ameaças de condenação por malfeitos do bandido. É bandido ameaçando bandido.

  40. E quando as atribuições de um poder estão sendo desvirtuadas e denegridas, como é que se faz para corrigir esse grande desvio ?

    1. GiGi, no caso do STF, ele não é controlável, está acima dos demais poderes na realidade. Trata-se de uma hipertrofia que vem acontecendo nos últimos anos. O órgão que deveria limitar tal poder é o Senado, porém, muitos políticos estão com seus rabos presos em investigações. Jamais aprovarão qualquer impeachment. E mais, essa distorção tende a piorar e levar o país à uma séria crise. Dentro do STF existem ministros contra os protagonistas (são uns 6 lá dentro que estão causando tudo isso).

  41. É não será facil vencer a corrupção no Brasil quando toda classe politica é corrupta e parece que o presidente do Senado é da turma

  42. Não se trata de Matéria Pertinente ao Poder Judiciário, trata-se da reiterada quebra de decoro de um ministro do STF. Se o Senado aprova indicações para aquela Corte, pode também refutá-las e impedir continuidades. Ocorre que Alcolumbre tem duas investigações no STF. Quem deve, teme...

  43. Ué! Mas aí nunca se pode fazer nada ? O Judiciário interfere o tempo todo nos poderes legislativo e executivo e nao pode ser objeto de investigação??? Então temos hierarquia entre poderes . O Poder Judiciário é o poder absoluto . Vamos então trabalhar para extinguir o Poder Legislativo já que só nos dá despesas e aborrecimentos !! Manteremos o Executivo pq alguém tem que tocar o dia -a-dia do Brasil . Vamos começar a campanha !!

  44. PQP! Torci tanto para que Alcolumbre fosse eleito presidente do senado...e resultou que trocamos 6 por meia dúzia. Eu tenho é nojo destes delinquentes imprestáveis.

  45. Já foi usado esse argumento quando foi assinado o primeiro pedido, aquele que não vingou. Ba-le-la. Não se trata (a CPI) de atribuições do judiciário, correto?

  46. Todo esse diversionismo visa tirar o foco da aprovação das reformas. Enquanto plantam uma ou duas crises por dia, o povo se desgasta com ações que não levarão a nada, ao invés de se engajar na aprovação da Nova Previdência. Atendem assim, às ordens expressas do meliante mor que de dentro da carceragem ordenou que melassem a reforma.

    1. João. Pode ser até que o PT já era. Mas acorda você, pois barba de morto também cresce. E o PT nunca esteve só no esquema de corrupção. Olhe para o Congresso e veja quantos você pode apontar como isentos de corrupção ou que estejam em compadrio com os corruptos. E, cuidado! Pode queimar os dedos ao apontar ingenuamente para quem você considera honesto. Acorda, filho! A quadrilha é bem maior que o PT.

    2. Tem toda razão, Dorotéia. Essa corja vai criar toda espécie de obstáculos, briguinhas, casinhos e futricas, para atrapalhar o andamento das reformas. E até os que se dizem isentos de corrupção estão se deixando levar pela enganação.

  47. O STF constantemente interpreta a CF da maneira que lhe convém, vide assassinarem-na no impedimento de Dilma permitindo que ela continuasse com direitos políticos. Infelizmente não foi eleito alguém muito melhor que o Renan, mas sim, um novo Renan que tem seus interesses em não atender aos anseios dos homens de bem do Brasil. Aí fica procurando vírgulas para cag... mole para nós e outros 29 senadores.

  48. A carta na manga do Alcolumbre nada mais é do que seu próprio rabo preso em dois inquéritos no STF. Ele afaga de um lado para o Supremo o afagar do outro. Nada mais explícito do que uma mão lavando a outra. Quero é ver o povo saindo da letargia indo para as ruas no dia 07 de abril. Isso eu quero ver!

  49. Isso é só o começo pras criancinhas mimadas que acham que as redes sociais transformaram todo o mundo em papai e mamãe, que basta bater o pézinho e gritar que se consegue o que deseja.

  50. Infelizmente, mais uma decepção, continuamos na velha política. Eles se protegem a sociedade ficará sempre a mercê de um Judiciário corrompido e políticos envolvidos em falcatruas.

    1. Se nós não nos rebelarmos continuaremos a ser fantoches nas mãos destes colarinhos brancos e capas pretas criminosos.

    2. Se assim fosse a Mulher-Mandioca tinha terminado seu desgoverno e hoje seríamos a Venezuela.

    3. Discurso de um conformado ou de um conivente ? Não serei como você.

  51. Se Alcolumbre impedir a CPI, nós o povo o impediremos de prosseguir na política, pois não merecerá mais a nossa confiança!

  52. até limpar, ou melhor criar uma estrutura onde os três poderes trabalharão para o bem comum, irão se consumir algumas décadas. Não será da noite pro dia que essa turma do reino dos três poderes, todos interligados por interesses escusos irão capitular , e se for acontecendo, será por descuido , pois os que vem chegando com raras excessões irão quereranter o "status quo", cite se exemplos como o ministro do STF cujo discurso mudou após a nomeação, o careca Alexandre de Moraes.

    1. como assim? quando passou de 70 para 75 anos valeu para os atuais e agora, se voltar de 75 para 70 não vale? só na Banania mesmo...

    2. Ocorre que o Tofolli já deu entrevista dizendo que eventual revogação da PEC da bengala, somente afetaria os novos membros da corte, mas não atuais.

  53. Esse banana chamado Alcolumbre é mais do mesmo!!! Outro que joga contra o Brasil!!! Azar o seu Sr Alcolumbre nós não esqueceremos essa sua atitude covarde!!!

    1. Antônio, é algo mais, mesmo. O cara está envolvido em corrupção e ir de encontro ao stf é se condenar. Só existe uma alternativa: invadir as ruas. No Peru o povo conseguiu derrubar o stf e aqui nós já derrubamos 2 presidentes. Esses corruptos do stf não têm sequer 1 voto do povo; portanto, teoricamente, é mais fácil derruba-los do que foi derrubar Collor e Dilma. Tudo depende de nós.

    2. Torcemos por ele na eleição para presidente do Senado e ele não consegue entender que o povo brasileiro não admite traição. Será frouxidão ou algo mais?

  54. Alcolumbre está se mostrando um frouxo. Obviamente a CPI não invade a competência do STF. São claros os fatos apontados. Então Senador, não amarele, ora!

    1. Isso e cria do cacique do Maranhao, vai mostrar a que veio!

  55. Não precisa de CPI. Apenas impeachment de Gilmar Mendes, Dias toffoli e Lewandowski é suficiente. O decano já se aposenta. Com 4 bons nomes já teremos um STF que realmente cumpra o seu papel.

    1. Há também a possibilidade de revogar-se a PEC da Bengala. Nos livraríamos de 4 de uma vz só

    1. Embora as CPI's na sua maioria acabam em pizza ,mesmo assim se faz necessário. Espero que o jovem político presidente do senado não venha com práticas de velhos políticos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO