Alan Santos/PR

A avaliação do embaixador da União Europeia sobre o discurso de Bolsonaro

22.04.21 17:42

O discurso de Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta quinta-feira, 22, agradou o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez (foto), um dos envolvidos nas negociações comerciais entre o bloco europeu e o Mercosul.

“Temos que dar devido o valor às palavras de um presidente em uma área onde muito de seus discursos anteriores não iam nessa mesma direção. Agora ouvimos o Brasil que nós queremos ouvir. Hoje temos que dizer ‘bom, pelo menos chegamos até esse ponto”, diz o diplomata, em entrevista a Crusoé.

No entanto, o gesto não dissipou o ceticismo. “Temos que ver os resultados disso no terreno”, ponderaQuestionado sobre o pedido de recursos feito pelo Brasil para apoiar suas medidas de preservação ambiental, Ybáñez reitera que os europeus querem “primeiro os resultados, depois a cooperação”.

O embaixador lembrou que a sociedade civil e o Congresso também pressionaram Bolsonaro a dar uma mensagem clara do compromisso brasileiro com o meio ambiente. Nas últimas semanas, ele se reuniu com a senadora Kátia Abreu, do Progressistas, presidente da Comissão de Relações Exteriores, e o senador Jaques Wagner, do PT, presidente da Comissão de Meio Ambiente.

“Estamos trabalhando com muitas forças políticas na mesma linha, que tenho a certeza que isso foi o que fez com que, ao final, tenhamos esse discurso do presidente Bolsonaro. Não foram somente os países, como os Estados Unidos,  os membros da União Europeia e outros parceiros que têm levado essas mensagens ao Brasil”, afirmou.

Na visão de Ybáñez, a sinalização política do Planalto pode colaborar para destravar as negociações em Bruxelas sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul. Isso porque os europeus disseram ao Brasil que querem assinar uma “declaração complementar” sobre as metas ambientais do acordo, mas os países do bloco ainda não chegaram a um consenso sobre o que pretendem exigir dos sul-americanos.

“Vai ajudar [a destravar]. Uma vez que o presidente Bolsonaro colocou esses compromissos concretos, quando nós chegarmos com as nossas ideias [para a declaração complementar], achamos que vamos ter uma boa receptividade para elas”, diz o embaixador.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ei, Cruzoé/antagonista, não percam o alvo que é fazer jornalismo de verdade. Acho que vcs precisam voltar as origens e deixar de exagerar e procurar pêlos em ovo. Bolsonaro é tosco, mas tem qualidades que tbm devem ser identificadas e informadas.

    1. Nossa! Quanta educação. Esse tal Jose merece um prêmio pela educação e ética. Imagino como seja na casa dele. E os pais dele, então. Dá arrepios saber q gente assim existe.

    2. Kkkkkkkkkk. Se fosse só tosco tudo bem. O Bozo é genocida. Vou ouviu? Genocida! Bozistas são seres bestiais!

  2. “Quem não te conhece que te compre” , como diziam os antigos . Sem chance . O minto com seu salles tenebroso , continuarão sua sanha devastadora . Dando aquela ajudinha na venda da madeira amontoada... como nunca se viu .

  3. Europa dar palpite sobre Brasil ?? que piada. Brasil gera energia com 85% de Fontes Renováveis. Europa 44%. EUA 20,7% (IEA 2020). Estão usando carro elétrico e carregando as baterias com energia gerada de carvão e petróleo. A vergonha. Polônia então, é da U.E. e tem só 19% de Renováveis. Carvão é 69% da energia da Polônia e o Embaixador vem palpitar sobre Brasil. Que vá fechar a Usina d Carvão da Polônia, a maior de toda a Europa. Estou esperando.

    1. É assim mesmo, Onofre. Os brasileiros vira-latas adoram se curvar a europeus, sejam quem for. Nem mesmo procuram saber quem é ou o q fala. São colonizados totalmente. Ainda bem q o Presidente e o atual Itamaraty não são assim. Deveriam mesmo perguntar a esse tal Embaixador qdo é que fecharão as Usinas de Carvão que poluem, matam, sujam e estão na U. Europeia na Polônia. Eles preferem falar do Brasil por que aqui os bobinhos dão valor para o q eles falam. Esses vira latas.

  4. Por que não exigir reciprocidade? Como diria Eneas Carneiro, se europeu estivesse preocupado com florestas, replantava as suas. Gostaria de ver.

    1. Zezinho é um ridículo, ignorante, cheio de ódio. Crusoé deveria banir comentários dele.

    2. Esse Jose tem uma educação de fazer inveja a qq Orangotango. É de um delicadeza para expor seus pontos de vista, incrível. Respeita a opinião dos demais. Um lixo total. E pensar q gente assim existe. Imagino na casa dele, como é o papo. E os pais dele, então. Tá louco.

    3. Muar zurrou de novo. Deve estar passando mal por ter comido colonião estragado que o Bozo enviou. Zurra Joãozinho, zurra. Esta é a tua sina!

    4. Por que muges tanto assim Jose? Chega já é demais...parece letra de música mas encaixa perfeitamente para o Zezinho boçal.

    5. Joãzinho zurrando de dor quando exposto a realidade, não é verdade? Por que zurras, Joãozinho? Explique para a gente. Por que você nega a realidade? Vaio dormir, xerimbabo de genocida!

    6. Jose adora Maduro e maduros, deve ter poster do Che na sala, como os jovens de 68. Defender política ambiental europeia, ninguém consegue nem lá. Veja o discurso da líder do Partido Verde alemão. Mas Professor Zezinho precisa aprender mais. Deve ser monoglota, sorry.

    7. Professor Zezinho,vai pentear macaco e dar bom-dia a cavalo que você aprende mais sobre Brasil ,ou muda pra Venezuela pra lamber as partes moles (como você sempre dis) do Maduro!!

    8. Cesar: Consulte aqui para saber o que eles estão fazendo: https://en.wikipedia.org/wiki/European_countries_by_forest_area

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO