Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilPetrobras: trocas sucessivas na direção, campanha de desmoralização, plano de privatização relâmpago, ameaça de CPI e proposta de MP para facilitar a ingerência dos políticos

Mais um golpe contra o legado da Lava Jato

MP que altera a Lei das Estatais quer restaurar o poder dos partidos políticos sobre as empresas estatais, abalado depois do escândalo do petrolão
21.06.22 15:54

A MP que altera a Lei das Estatais pretende varrer para o lixo um dos últimos legados da Operação Lava Jato. A lei foi criada, em 2016,  como consequência direta dos descalabros descobertos na Petrobras. As diretorias da empresa haviam sido loteadas entre vários partidos políticos, que roubavam dinheiro público manipulando os contratos assinados sob sua influência. As novas regras conseguiram não apenas impedir essa prática, como ainda dificultaram ao governo fazer gato e sapato das estatais, apenas para satisfazer interesses politiqueiros.

É isso que Bolsonaro e o Congresso – o Centrão em particular – querem pôr abaixo. Eles pretendem subjugar mais uma vez as estatais, como fizeram até meados da última década. E não é surpresa nenhuma que os políticos que estão à frente da investida, como Arthur Lira, Ciro Nogueira e Ricardo Barros, sejam todos do PP, um dos partidos mais citados na Lava Jato.

O uso da crise dos combustíveis como pretexto para permitir que o governo e seus aliados voltem a ter ingerência na direção das estatais é de um cinismo espantoso. Querem fazer uma mudança estrutural na legislação que saneou a governança das empresas públicas por motivos que são absolutamente conjunturais. Os preços do petróleo não vão permanecer voláteis para sempre. Em algum momento, eles vão se estabilizar. Quando isso acontecer, deixarão de existir as causas para toda esta celeuma. Mas os políticos (e o Centrão em particular), em vez de retroceder, continuarão encastelados nos cargos que reconquistaram graças à providencial mudança nas leis que está sendo gestada.

Como se isso não bastasse, é mentira que a Lei das Estatais tenha tirado da União o poder de interferir nas empresas públicas – inclusive, por exemplo, estabelecendo novas regras para reajustes de gás, diesel e gasolina. O que mudou é a necessidade de explicitar os planos que vão ser implementados e ressarcir os prejuízos que a intervenção possa vir a causar. Isso incomoda. Não há nada que Brasília ame mais do que exercer o poder sem ter de prestar contas.

A MP que está no forno é um retrocesso. É um escárnio. É inaceitável. Vai passar?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Absurdo, a volta dos corruptos com apoio do Bolsonaro e Centrão, nesta eleição vamos tirar todos seus poderes votam em candidatos comprometidos com o Brasil.

  2. E de uma cretinice escancarada o que estes politiqueiros estão fazendo com nosso País tudo como forma de se perpetuarem no poder! Quem, neste governo se preocupa com os valores sem reajustes do Salario Mínimo? Só se preocupam em puxar brasa para seu assado!

  3. Não há possibilidade alguma como melhorarmos a curto, médio e tampouco a longo prazo com esse tipo de gestores públicos atuais.

    1. Verdade meu caro não tenha a menor dúvida que teremos qualquer que seja o ungido pelo povo nas urnas "indevassaveus" do VERBOSO cujo dono será o ditador XANDÃO já temos o derrotado ... o povo.

  4. Que orgulho tivemos da LAVA JATO!!!!! Agora está aí, nas mãos dos ladrões. Como conviver com Lula ou BOZO? Falam tanto em Deus, então também vou pedir à Deus que ilumine esses eleitores fanáticos bolsolulistas. Que não cometam o mesmo erro.

  5. Assim um país vai indo ao lixo ... um povo suicida na urnas "indevassáveis" do dr. Verboso elege algozes contra si mesmos e em outubro vem mais e piores que farão do país celeiro do mundo o país da "libreta" de 20 quilos em vez da bolsita Braziu afinal os chineses comropadm tudo e em dólar .. don't cry for me Argentiiiiiina ...

  6. Será o cúmulo do absurdo se o congresso tiver a coragem de aprovar essa lei. Assim eles poderiam voltar e terminar o serviço que a Lava-Jato interrompeu. Vão nomear pessoas tipo Gedel, (aquele do apartamento abarrotado com R$52.000.000) para o comando de estatais. VIVA GILMAR, LEWANDOVSKI, ARAS, CIRO E ARTHUR, que têm prestado excelentes serviços para seus interesses.

    1. É o orgulho de ser nordestino. Ainda vestem a camisa estampada com a frase e a foto dos candidatos mais escrotos.Orgulgo de ser nordestino.

  7. Incrível a sanha dos políticos pela corrupção. Não conseguem sobreviver sem essa criminosa prática.Deturpam os verdadeiros valores humanos. Não encontram solução sem o jeito populista. O populismo defende tantos os pobres que os multiplicam. Passa o tempo é a mesmice de sempre. O país nasceu condenado ao fracasso.

  8. Bolsonaro, depois de acabar com a lava jato, soltar Lula e estar sendo o seu maior cabo eleitoral, vai preparar a Petrobrás para o luladrão poder voltar a roubar como nos "bons tempos". O capitão deve estar cobrando bem por tantos obséquios.

  9. É lamentável ver o retrocesso do feitos da lava jato tendo como avalista o atual governo, stf, o congresso, o senado. Dá náusea saber que vamos trocar, em breve, este governo por outro igual ou pior que o atual. o BRASIL merece.

  10. Li em algum lugar. A CPI da Petrobras é o governo investigando o governo por cumprir a política de preços definida pelo governo

  11. Os idiotas úteis que compõem esse governo, estão preparando a cama para o LULADRÃO deitar. Nomear o Presidente e aqueles diretores honestissimos

  12. É inesgotável o estoque de maneiras de continuar a assolar o país com bandalhas e desvios de finalidade que esses politiqueiros (e outros tantos interessados ocultos que os sustentam), ávidos por botar as mãos no tesouro, "inventam". Não querem resolver "crise" alguma, muito pelo contrário, as estimulam para nadar de braçadas em meio ao caos e se locupletarem, hoje e no futuro já planejado, seja ele qual for.

  13. Privatizar, privatizar, privatizar todas as estatais é preciso. Vejamos como o chefe de quadrilha do PT está se opondo! Então tenhamos certeza, é o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro. Petrolão, mensalão e outros roubos de estatais e seus fundos de pensão nunca mais. Luladrão nunca mais, viu Simone Tebet!

    1. Quando Lula saiu, não deu tempo de ele raspar o tacho. E se na época da LAVA JATO o MORO disse que a Petrobras estava quase quebrada, agora quebra de vez. Que decepção para o MORO e todos brasileiros honestos e trabalhadores deste Brasil

  14. Escárnio é pouco. É insuportável ver a ânsia do centrão ,aliados de Bolsonaro, confabulando para esfoliar os recursos públicos. Daí o medo do ex juiz Moro e da operação lava jato. Desalento .

  15. Desisti do Brasil! Não pela dádiva divina dessa exuberância natural, e sim pela qualidade de gente que conseguimos produzir ao longo de seu período pós cabralino! E não só com esses representantes, mas também com os representados que lá os colocam… Estamos em um buraco institucional cujas formas de poder exaurem as esperanças do seu povo! Isto não pode acabar bem!

    1. Qualquer semelhança deste nosso país com a cloaca máxima romana é mera coincidência. Desisti também.

    2. Concordo contigo. É deprimente observar a que ponto a nação chegou. Desrespeito generalizado , falta de pudor transformando-se em coisa elogiável. Rouba-se, mente-se em público sem o menor problema. Xinga-se não só na internet mas nos textos de jornais e nas falas presidenciais. O país chegou ao esgoto moral e intelectual.

    1. Que canalhice sem fim alguém dentro do Congresso tem que lutar por essa conquista da LAVA JATO que tem sido tão importante ao bom funcionamento das ESTATAIS sem interferência dos caciques partidários ACORDE CONGRESSO

Mais notícias
Assine agora
TOPO