Flickr/Governado do Estado de São Paulo

Doria sofre derrota na definição do modelo de prévias do PSDB

15.06.21 15:56

A Executiva Nacional do PSDB impôs uma derrota a João Doria, nesta terça-feira, 15. Ao contrário do que desejava o governador de São Paulo, as regras para a realização das prévias que definirão o candidato da legenda à Presidência da República conferem peso maior aos votos de políticos com mandatos do que aos dos filiados, que responderão por somente 25% do colégio eleitoral.

Com quase metade dos filiados do PSDB ativos em São Paulo, Doria pleiteava um sistema isonômico. Aliados do governador chegaram a propor, sem sucesso, um destaque que modificava o texto original e estabelecia peso de 50% para votos de filiados e de 50% para os sufrágios de mandatários.

O modelo chancelado nesta terça-feira segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias. A aprovação ocorreu na presença dos pré-candidatos do partido ao Planalto. A lista inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Após o resultado, Doria confirmou que participará da disputa.

O PSDB afirma que o sistema aprovado mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa“.

O calendário tucano prevê a realização das prévias em 21 de novembro. Em caso de segundo turno, a escolha ocorrerá em 28 de novembro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não ganha mais nem para reeleicão em SP e quer ser candidato a Presidente? Devia se mancar. Sua rejeição Brasil é gigante. Até para broa o" Leite " azedou. Quem sabe na próxima uma coalhada?

  2. Dos quatro, somente o Tasso possui as qualidades necessárias para o cargo. Entretanto, ele não tem mais saúde para tal. O coração não aguentará.

  3. E o Estatuto do PSDB fala em: ..."longe do poder, ouvindo a voz das ruas". Hipocrisia pura! O que se há de fazer? Com Aécio e cia? Nada!!

  4. Doria está vendido . Não ganha mais política . Começou fazendo bem e fazendo seu paripe e como governador fracassou geral ,perdeu eleitorado inclusive eu . Não ganha mais eleições .

  5. O assunto é PSDB. Não entendi por quê de comentaristas colocarem Moro nesse balaio. Tratam -se de prévias para escolha do candidato do PSDB. Moro não é desse Partido e nem se sabe se será candidato à Presidência. Nem é filiado a nenhum partido. Espero que nem entre nessa fria de Presidência- não conseguiria governar. Poderia pleitear uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados. E lá defender suas pautas. E,indo bem, quem sabe, no futuro, já como político escolado, alçar voos mais altos.

    1. Moro tem capacidade sim . Não conseguirá governar porque tem muitos corruptos velhos tentando que o Brasil vá mal . Mas Moro poderá fazer muito pela corrupção e algo mas … combatendo a corrupção o Brasil seguirá bemmmm

  6. Dória é o melhor dos três, mas o imbatível mesmo é mesmo o temido Sérgio Moro. Bolsonaristas e Petistas arrepiam só de pensar nessa possibilidade. E o brilhante ex juiz com seu silêncio mostra o quanto é bom estrategista. Faz bem, essa turma não vale nenhuma preocupação.kkkk... Deixa arder que é bom!

  7. PSDB farinha do mesmo saco do PT, não engana ninguém, FHC, o sociólogo sociopata tá acordado com a ratazana Mor Lula ladrão.

    1. kkkkk...Esse é o maior desejo dos Bolsonaristas. Sonhar é livre e não paga imposto 😃

  8. O PSDB não cansa de errar. O Dória seria o único nome do PSDB que teria alguma chance na disputa Presidencial. Já não bastava o Fernando Henrique declarar antecipadamente o voto no Lula e agora o próprio partido quer queimar o Dória. Pelo andar da carruagem logo logo o PSDB vai virar um partido nanico!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO