Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Com monumento que supera o Big Ben e o Cristo Redentor, cidade brasileira é premiada pela ONU e referência em arborização

Maringá tem catedral de 124 metros e integra rede internacional de cidades arborizadas

Por Sofia Volpi
17/05/2026
Em Geral
0
Foto: Reprodução/catedralmaringa

Foto: Reprodução/catedralmaringa

Maringá, no norte do Paraná, reúne dois elementos que ajudam a explicar sua fama nacional: a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, com 124 metros de altura, e uma política de arborização urbana reconhecida internacionalmente. 

A cidade aparece entre os municípios brasileiros ligados ao programa Tree Cities of the World, iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Arbor Day Foundation.

Foto: Reprodução/catedralmaringa

Recomendado para você

  • Site lista melhores box brasileiroSite lista melhores TV Box do mercado brasileiro
  • Órbita terra está cheia satélitesÓrbita da Terra está cheia de satélites e chegando ao seu limite de capacidade
  • Gta rodar qualquer computador saibaGTA 6 vai rodar em qualquer computador? Saiba as configurações necessárias
  • Trinta fabricar vender chicletes estáHá trinta anos, fabricar e vender chicletes está proibido neste país

Catedral é símbolo da cidade

A Catedral de Maringá tem 114 metros de estrutura e mais 10 metros de cruz, totalizando 124 metros. Segundo material de turismo da Prefeitura de Maringá, o monumento aparece entre os maiores templos religiosos em altura e se tornou um dos principais símbolos da cidade.

A altura supera referências conhecidas, como o Big Ben, em Londres, com cerca de 96 metros, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros incluindo o pedestal. A comparação ajuda a dimensionar o impacto visual da catedral no centro urbano.

Reconhecimento pela arborização

Além do monumento, Maringá se destaca pela presença de árvores em ruas, avenidas e espaços públicos. O programa Tree Cities of the World reconhece cidades que mantêm gestão ativa de arborização, com critérios como responsabilidade definida pelo cuidado das árvores, legislação, avaliação dos recursos arbóreos, orçamento e ações anuais de conscientização.

A FAO informou que 283 comunidades de 26 países foram reconhecidas em 2025. O programa busca estimular cidades a usarem florestas urbanas como ferramenta de qualidade de vida, sustentabilidade e adaptação climática.

Planejamento urbano

A arborização faz parte da identidade de Maringá desde o projeto urbano original. A cidade ficou conhecida por avenidas largas, canteiros centrais e áreas verdes distribuídas pelo território.

Para moradores e visitantes, esse conjunto aparece em parques, praças, sombreamento das vias e roteiros turísticos. 

Com isso, Maringá combina patrimônio arquitetônico, planejamento urbano e reconhecimento ambiental em uma imagem de cidade verde no interior do Paraná.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
Foto: Freepik

Misturar produtos de limpeza não melhora a limpeza e pode causar risco à saúde; entenda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

O novo iPhone dobrável da Apple.

Foto: Divulgação / Apple

Novo iPhone dobrável não contará com recurso famoso nos aparelhos da Apple

06/09/2026
Capa oficial do GTA VI.

Foto: Divulgação / Rockstar Games

Efeito GTA 6: modelo top de linha da PlayStation esgota após revelação de trailer do jogo

06/09/2026
Reprodução/BBC

China investe mais de R$ 100 milhões para vencer EUA em corrida robótica

06/09/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.