Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Misturar produtos de limpeza não melhora a limpeza e pode causar risco à saúde; entenda

Combinações caseiras podem liberar gases tóxicos e irritar olhos, garganta e pulmões

Por Sofia Volpi
17/05/2026
Em Geral
0
Foto: Freepik

Foto: Freepik

Misturar produtos de limpeza em casa não aumenta, necessariamente, a eficácia da faxina e pode causar risco à saúde, principalmente em locais fechados, como banheiros, lavanderias e cozinhas. 

O alerta vale para combinações comuns, como água sanitária com vinagre, água sanitária com amônia, limpadores de vaso sanitário, desentupidores ou outros produtos ácidos.

Risco está nas reações químicas

Recomendado para você

  • Prejuízo bilionário correios seguem vermelhoPrejuízo bilionário: Correios seguem no vermelho e projetam aumento da dívida no fim de 2026
  • Sucesso de bilheteria, novo filme do Homem-Aranha já rendeu mais de R$ 500 milhões para Tom Holland
  • Brasileiros comprar casas descontoBrasileiros vão poder comprar casas com mais de 70% de desconto
  • Fechamento bancos diversas cidades mudaFechamento dos bancos em diversas cidades do país muda a rotina de milhões de brasileiros

O Departamento de Saúde do Estado de Washington, nos Estados Unidos, orienta que a água sanitária não deve ser misturada com amônia, ácidos ou outros limpadores. 

Segundo o órgão, a combinação de água sanitária com amônia pode produzir cloraminas, gases tóxicos capazes de causar tosse, náusea, falta de ar, olhos lacrimejantes, dor no peito, irritação na garganta e até acúmulo de líquido nos pulmões em casos graves.

Além disso, quando a água sanitária entra em contato com produtos ácidos, como vinagre, alguns limpa-vidros, removedores de ferrugem, limpadores de vaso sanitário e desentupidores, pode ocorrer liberação de gás cloro. 

A exposição a esse gás irrita olhos, nariz e garganta, provoca tosse e dificuldade para respirar, e, em concentrações elevadas, pode causar lesões graves.

Limpeza segura

O National Capital Poison Center, serviço de referência em intoxicações nos Estados Unidos, recomenda ler sempre as instruções do rótulo e nunca misturar produtos domésticos de limpeza. 

A entidade também orienta manter o ambiente ventilado, especialmente durante a limpeza de espaços pequenos.

Portanto, a regra mais segura é usar um produto por vez, na quantidade indicada pelo fabricante. Depois da aplicação, a superfície deve ser enxaguada quando o rótulo recomendar, antes de qualquer outro produto entrar em contato com a área.

Quando buscar ajuda

Se a mistura acidental causar ardência nos olhos, tosse, falta de ar, tontura, náusea ou irritação intensa, a pessoa deve sair do ambiente e buscar ar fresco. Em seguida, é importante procurar atendimento médico ou orientação toxicológica.

Também vale manter produtos fora do alcance de crianças e animais. Assim, a faxina fica mais segura sem depender de combinações improvisadas que podem transformar a limpeza em risco dentro de casa.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
Foto: Christian Rowan

Fenômeno natural está causando danos irreparáveis em rios e recursos naturais na África

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Apple credores gigante varejista entrou

Apple é um dos credores de gigante varejista que entrou com pedido de recuperação judicial

19/08/2026
Foto: José Cruz / Agência Brasil / Arquivo

Saiba quanto custará aos brasileiros a compra e a entrega de produtos vindos do Paraguai

19/08/2026
Saiba pedir nova carteira identidade

Saiba como pedir nova carteira de identidade sem sair de casa

19/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.