Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasileiros podem ter acesso gratuito a injeção que previne o HIV até o fim do ano

Por Sofia Volpi
30/07/2026
Em Geral
0
Foto: Pexels

Foto: Pexels

O Sistema Único de Saúde (SUS) pode passar a oferecer, ainda este ano, uma nova forma de profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV aplicada por injeção. O medicamento escolhido pelo governo é o cabotegravir, capaz de impedir a replicação do vírus por um período prolongado, com aplicação a cada dois meses.

A escolha pelo cabotegravir, e não pelo lenacapavir, medicamento com proteção ainda mais duradoura, de seis meses, foi motivada por uma questão de preço. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mesmo com o Brasil se dispondo a pagar até dez vezes mais do que o valor oferecido a países como Indonésia e Tailândia, a indústria farmacêutica considerou o custo inviável para o sistema público brasileiro.

“Não vamos drenar o recurso dos impostos dos cidadãos brasileiros pelo interesse de lucro de uma empresa”, declarou o ministro, durante coletiva de imprensa que antecedeu a abertura da 26ª Conferência Internacional de Aids, no Rio de Janeiro.

Recomendado para você

  • Entenda porque a Apple baniu aplicativo de mensagem seus aparelhos
  • WhatsApp vai identificar e notificar usuários quando mensagens forem criadas por IA
  • Filmes da Disney estarão disponíveis no TikTok ainda em 2026
  • Vini Jr. toma atitude inesperada em meio a rumores de renovação ou não com o Real Madrid

Brasil ficou fora de acordo internacional de genéricos

Apesar de ter sido um dos países onde o lenacapavir foi testado, o Brasil não integra o acordo de licenciamento voluntário assinado pela farmacêutica Gilead, que autorizou seis empresas a produzirem versões genéricas do medicamento para distribuição em 120 países.

A decisão da farmacêutica foi criticada por outros participantes da conferência, incluindo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), já que o lenacapavir é considerado peça central para o controle global da epidemia.

Farmacêutica sinaliza parceria futura de produção local

Em nota, a Gilead afirmou compartilhar a urgência de ampliar o acesso ao lenacapavir na América Latina e no Caribe, mas reforçou que, para países fora do acordo voluntário, como o Brasil, segue buscando caminhos sustentáveis de acesso a longo prazo. A

farmacêutica também informou ter assinado memorando de entendimento com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para explorar oportunidades futuras de fabricação local do medicamento no país.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Sofia Volpi

Sofia Volpi

Comunicadora, jornalista em formação. Apaixonada por esportes e cultura.

Próximo post
Foto: Reprodução/Instagram (gianni_infantino)

Presidente da Fifa tenta “comprar” aprovação de confederações em projeto que vai vender a Copa do Mundo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Foto: Divulgação/Google

Novo agente de inteligência artificial do Google já está disponível para os brasileiros

09/08/2026
Foto: Reprodução/Instagram (leomessi)

Messi brasileiro? Antes de chegar a Argentina, família do craque morou no Brasil

09/08/2026
Foto: oasisamuel/Shutterstock

Nova ferramenta do WhatsApp vai separar mensagens de trabalho das pessoais

09/08/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.