Mais uma vez, OMS suspende testes com hidroxicloroquina contra Covid-19
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 17, a suspensão dos ensaios clínicos com o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A decisão ocorre no âmbito do programa Solidarity, iniciativa criada para investigar a eficácia de medicamentos contra a Covid-19. De acordo com a médica Ana Maria Henao Restrepo, do programa de...
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 17, a suspensão dos ensaios clínicos com o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A decisão ocorre no âmbito do programa Solidarity, iniciativa criada para investigar a eficácia de medicamentos contra a Covid-19.
De acordo com a médica Ana Maria Henao Restrepo, do programa de emergências em saúde da agência, estudos internos e externos, como o Recovery, de pesquisadores do Reino Unido, indicam que a hidroxicloroquina não reduz o índice de mortalidade de pacientes internados.
"Com base nessas análises e na revisão de estudos publicados, os Grupos Executivos do Solidarity e Recovery se reuniram em duas ocasiões. Hoje, conversamos com todos os pesquisadores do ensaio. Após a deliberação, decidimos interromper os estudos randomizados com hidroxicloroquina", disse, ressaltando que a medida não se trata de uma política ou recomendação da OMS.
Os ensaios clínicos com o remédio foram suspensos pela primeira vez em 25 de maio, após a publicação de um estudo na revista científica The Lancet. Feita com dados de 96 mil pessoas internadas, a pesquisa indicou que a cloroquina e a hidroxicloroquina, além de não se mostrarem eficientes contra a Covid-19, causam risco de arritmia cardíaca nos pacientes hospitalizados e ampliam as chances de morte.
Uma semana depois, a OMS revisou os dados de mortalidade disponíveis e entendeu não haver motivos para mudar o protocolo previsto inicialmente, retomando os testes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)