MPF vai apurar exclusão de dados em divulgação do Ministério da Saúde
O Ministério Público Federal, o MPF, instaurou um procedimento extrajudicial para apurar porque o Ministério da Saúde deixou de publicar em seu portal sobre a pandemia o acumulado de mortes causadas pela Covid-19. Desde a sexta-feira, 5, o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgação dos dados. Além de postergar a divulgação para às...
O Ministério Público Federal, o MPF, instaurou um procedimento extrajudicial para apurar porque o Ministério da Saúde deixou de publicar em seu portal sobre a pandemia o acumulado de mortes causadas pela Covid-19.
Desde a sexta-feira, 5, o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgação dos dados. Além de postergar a divulgação para às 22h, o portal da pasta deixou de divulgar os número de mortes acumuladas, àquelas ocorridas em datas anteriores mas confirmadas nas últimas 24 horas.
O procedimento aberto pelo MPF estipula que o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, terá 72 horas para enviar “informações detalhadas” sobre a exclusão dos dados.
Segundo o MPF, o Ministério da Saúde terá de fornecer “a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel bem como do inteiro teor do procedimento administrativo que resultou na adoção desse ato”.
Uma das justificativas para abrir o procedimento, diz o MPF, é a Constituição Federal que prevê a transparência como regra e a Lei de Acesso à Informação, a LAI, que coloca o sigilo como exceção e aponta a necessidade de empresa da “transparência ativa” no poder público.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)