MarioSabino

Deus: use com moderação

15.11.18

Neste mundo materialista e ideologicamente patrulhado, você não precisa sentir vergonha de acreditar em Deus. Você também não deve se sentir mais inteligente se for ateu. Eu não sinto vergonha de acreditar em Deus. E também não me sinto mais inteligente por ser considerado ateu. Antes de me mandar para o inferno, leia até o final. Mas já começo a explicar: o Deus em que acredito é uma excelente ideia, desde que não nos matemos por causa dela. Uma ideia que resultou, entre mortos e feridos, na civilização.

Por civilização, e eu vou ficar apenas na ocidental, avistável desta nossa praia, entenda-se os tabus e códigos morais que permitiram que crescêssemos e nos multiplicássemos (já passou da hora, por sinal, de pararmos com reprodução tão maciça). Os templos gregos e romanos (Deus era vários deuses nessa época). As catedrais góticas, orações elevadas em pedra. As obras de Giotto, Piero della Francesca, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Caravaggio e El Greco – elas nos mostram como Deus foi criado à nossa imagem e semelhança. Os Réquiens de Bach filho e Mozart (finais grandiosos para a nossa vida mesquinha). Os versos divinos do “ Cântico dos Cânticos” bíblico e da “Comédia”, de Dante Alighieri. Os sistemas de pensamento que, ao buscar provar a existência de um Criador ou a Sua inexistência, avançaram na lógica, na matemática, na física, na química e na astronomia, mesmo com a oposição de quem se apropriou Dele.

Deus é, portanto, muito maior do que o amor que Magno Malta ou Cabo Daciolo nutrem pelos seus semelhantes.

Não sou autista porque resolvi escrever sobre Deus a esta altura do campeonato. Assim como os militares, Ele voltou a estar onipresente na política brasileira. O slogan de Jair Bolsonaro é “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, perfeito para a sua agenda conservadora. Até Fernando Haddad teve de trocar de Deus no segundo turno – e religiosamente partiu para cima do adversário chamando-o de Anticristo. Uma vez ungido pelas urnas, Bolsonaro viu-se criticado por ter agradecido a Deus no dia da sua vitória — e provavelmente foi o demônio a soprar no ouvido de alguns jornalistas que se tratava de “ameaça ao Estado laico”. O demônio, sempre um ótimo editor, proporcionou dois dias de colunas sobre o Hitler-Mussolini transformado em Savonarola-Torquemada tropical.

Deus também está por trás (ou melhor, acima) da declaração de Bolsonaro de que vai transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. Não há nenhum motivo estratégico ou ideológico para essa decisão, se é que ela será mesmo tomada. O presidente eleito, além de ter-se batizado no rio Jordão, quis agradar os apoiadores evangélicos que passaram a crer-se uma extensão do povo eleito. Deus tornou a manifestar-se, ainda, por meio do escolhido para ser o chanceler brasileiro. No seu blog, Ernesto Araújo apresenta-se como inimigo declarado do “globalismo pilotado pelo marxismo cultural, essencialmente um sistema anti-humano e anticristão”. Araújo acrescenta que “a fé em Cristo significa, hoje, lutar contra o globalismo, cujo objetivo último é romper a conexão entre Deus e o homem, tornado o homem escravo e Deus irrelevante. O projeto metapolítico significa, essencialmente, abrir-se para a presença de Deus na política e na história”.

Metapolítica é um conceito em voga no lado direito da Força. Como explica sucintamente Araújo no artigo “Trump e o Ocidente”, trata-se do “conjunto de ideias, cultura, filosofia, história e símbolos que agem tanto no nível racional quanto no nível emotivo da consciência”. Digamos que “metapolítica” está para o lado direito da Força, assim como “hegemonia”está para o lado esquerdo. Nesse artigo escrito para uma revista especializada em assuntos diplomáticos, Araújo vai do futebol americano a Martin Heidegger, o filósofo alemão que flertou com o nazismo, para afirmar que Trump “pode ainda salvar o Ocidente”. Eu não demonizo o presidente americano, como afirmei mais de uma vez. E entendo que haja uma reação à campanha diuturna que é feita contra ele dentro e fora dos Estados Unidos. Mas eu tentaria ouvir Melania Trump, pelo menos, antes de colocar o seu marido como salvador do Ocidente – ou dos valores ocidentais, porque é disso que se trata.

Não desviei de Deus para Trump. A conexão foi feita por Araújo, no seu artigo. Ele o conclui da seguinte forma:

“Somente um Deus poderia ainda salvar o Ocidente, um Deus operando pela nação – inclusive e talvez principalmente a nação americana. Heidegger jamais acreditou na América como portadora do facho do Ocidente, considerava os EUA um país tão materialista quanto a União Soviética e incapaz de autopercepção metafísica indispensável à geração de um ‘novo começo’, como ele dizia, essa refundação do Ocidente que repetiria em outros termos o primeiro começo gerado pelos antigos gregos. Talvez Heidegger mudasse de opinião após ouvir o discurso de Trump em Varsóvia (no qual ele chama por Deus), e observasse: Nur noch Trump kann das Abendland retten, somente Trump pode ainda salvar o Ocidente.”

Parágrafos antes, Araújo escreve que, queira-se ou não, o Brasil faz parte desse Ocidente e que o país “precisa de uma metapolítica externa, para que possamos situar-nos e atuar naquele plano cultural-espiritual em que, muito mais do que no plano do comércio ou da estratégia diplomático-militar, estão se definindo os destinos do mundo. Destinos que precisaríamos estudar, não só do ponto de vista da geopolítica, mas também de uma ‘teopolítica’”.

À medida que fui lendo o artigo de Araújo, o demônio editor foi enchendo os meus ouvidos sobre a “ameaça ao Estado laico”. Confesso que ele quase me convenceu quando deparei com a palavra “teopolítica”, mas já não caio mais nas armadilhas desse sujeitinho. Interpreto o artigo do futuro chanceler como um interessante exercício intelectual que se estende até o limite, na sua defesa de pontos caros ao conservadorismo. Exercícios intelectuais servem para isso também. Mas a estrada da realidade é curta. O Brasil não é Ocidente. No máximo, faz parte do que se costuma definir como “Ocidente Próximo”. Somos uma espécie de Síria do Ocidente — sem nenhum risco teocrático ou algo que o valha, seja para nós mesmos, seja para os outros, porque isso aqui, iô, iô, é o Brasil, iá, iá. A gente só exagerou na esculhambação que nos é inerente e precisa mudar a direção do desfile carnavalesco, para não cair no abismo. Os brasileiros colocaram Bolsonaro na presidência de República para isso. A chance de o país atuar diplomaticamente no “plano cultural-espiritual” é zero, porque não teremos nenhuma importância enquanto as exportações e importações brasileiras significarem apenas 1% do comércio mundial. Se Araújo conseguir anular o petismo no Itamaraty, aquele com opção preferencial por ditaduras latino-americanas, sem macaquear o trumpismo, já será o suficiente para agradecer a Deus. Estaremos em paz para prosseguir na nossa insignificância planetária.

Deus é uma excelente ideia, desde que não nos matemos por causa dela, retomo. É comum a discussão em torno da questão suscitada por Ivan Karamazov, personagem do romance de Dostoievsky, que foi resumida assim: “Se Deus não existe, então tudo é permitido?” A ideia da existência de Deus surgiu há cerca de 14.000 anos, como informa Karen Armstrong, em “Uma História de Deus”. Essa ideia dava conta do mundo invisível que nos cerca e, como já dito, foi determinante para estabelecer tabus e códigos morais essenciais para que o homem saísse do estado da Natureza para o da civilização. As religiões se apropriaram dela e personalizaram Deus. Primeiramente, sob a forma de deuses específicos para cada aspecto da vida; depois, sob a forma de um Deus único. A partir do século XVIII, sempre no Ocidente, iniciou-se a troca do Deus místico pela crença na razão científica – que beira a crendice em certos casos, como o do biólogo Richard Dawkins, convertido em apóstolo do ateísmo. Dostoievsky foi pego ainda em meio a essa troca. A questão de Ivan Karamazov é se os princípios básicos da civilização sobreviveriam sem que houvesse um Deus para punir os transgressores ou premiar os que seguissem a linha justa. É possível haver ética se não se acredita em Deus? É possível existir um motivo em si para se ter retidão?

Possível, é, como provam suecos (menos aqueles que venderam os caças para Lula) e dinamarqueses. São povos com mais de 80% de ateus e que figuram entre os menos corruptos e mais civilizados. “O humanismo é ele próprio uma religião sem Deus”, afirma Karen Armstrong. Mas, por aqui, foi necessário chamar um tosco capitão da reserva do Exército para dizer que não é possível haver ética sem Deus. Em algumas latitudes, Deus continuará a ser muito necessário. Eu acredito nisso. Principalmente para que não nos matemos uns aos outros por motivos humanos demasiado humanos. Deus: use com moderação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deus não é uma ideia, embora os homens construam ideias sobre Deus. Deus é um reconhecimento de uma existência através dos sinais presentes na experiência do homem, e na natureza em geral. O abismo entre o desejo deinfinito que possui em confronto com as limitações próprias e alheias. Sem Deus será possível ser (ou tentar ser) ético, honesto, bom. Só não será possível conhecer-se, ser si mesmo. O encontro com esta evidência aponta para uma surpresa , que é pura Felicidade. Graça de Deus.

  2. Excelente artigo> Ufa, um jornal inteligente que nos da de presente um artigo de tirar o folego! Vivo nos USA mas, como de longe tambem se ama eu continuo ligada ao Brasil. E penso, que estamos no amanhecer de um novo inicio da etica e seus valores. Parabens a todos os comentaristas de Cruzoe, todo lucidos e inteligentes. Foi a melhor coisa que fiz foi dar-me de presente uma assinatura da revista.

  3. Matou a pau, Sabino. Como sempre. Sou ateu, mas considero-me profundamente cristāo, porque o cristianismo é uma filosofia e nāo há necessidade de crer em um deus imaginário nem em um profeta salvador, para ser honesto, humano e reconhecer e repensar os próprios erros. Bom demais!!

  4. É preciso usar com moderação também símbolos nacionais como Hino Nacional, bandeira brasileira. Nos jogos de futebol entre times brasileiros toca-se o nosso Hino. Não vejo necessidade disso.

  5. Lamentável. Deus como "ideia" ou "criado" é o maior absurdo publicado por Crusoé. "Use com moderação". Deus não é objeto para ser usado, muito menos criação humana. Uso da minha liberdade constitucional para afirmar: 1. O texto é ridículo; 2. Se a humanidade vivesse os ensinos do evangelho, o mundo não seria o caos que é; 3. Só há um Deus verdadeiro, Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou, inclusive pelo Sabino, por mim, e por vc está lendo. Questão de fé? Sim. E isso é o mais racional.

    1. É a única atitude racional porque não elimina, a priori, a possibilidade de existência de um fator que impulsionou a civilização, e esteve sempre presente em nossa história. Um fator que é constitutivo de nossa própria humanidade.

    2. Eu não preciso praticar um religião, para ser uma pessoa de bom coração, humilde , que quer o bem dos outros e os ajuda e os ampara dentro do possível! Ser honesta , não matar, não trair, não debochar dos outros não é apenas coisa de religião, é de humanidade! É Deus pode ser visto e sentido de várias maneiras, mesmo que não se tenha uma receita de bolo, para te- lo no coração e conversar com ele!

    1. "A sabedoria faz o assassino"... kkk Esse aí para ser um jumento só falta ter olhos.... kkk

  6. 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  7. Perdeu a chance de fazer um artigo menos controverso. Existem temas ótimos esperando a sua experiência jornalística. Um pena.

    1. Fábio "çábio"... ele já escreveu sobre um milhão de coisas antes de escrever isso aqui. Então refaça seu comentário asnático para "jamais escreva sobre isso, Sabino"

  8. Até para fazer os comentários quem não se apetece com a esquerda mostra o grau de diferença. Não tem a miséria na qual os comunistas alicerçam suas palavras para convencer o tíbio, como pano de fundo para seu discurso . Sabem porquê? O capitão mesmo citou em vários de seus discursos: "E CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ." Portanto, de fato, DEUS começa a ser conhecido, ainda que, COM MODERAÇÃO.

  9. Continuação. Somente o fato de se crer em Deus já nos faz diferentes dos comunistas, que o execram, desrespeitam, não permitem que n'Ele se creia e ainda fazem crer que as instituições que ensinam a Seu respeito sejam tidas com "ópio" do povo". As esquerdas, por onde tentam fincar suas malditas unhas têm, no diabo, sua principal aposta. Recentemente vimos a ex-presidente dizer que é (não seria) capaz de fazer com ele aliança para voltar ao poder. Como poderíamos ser uma grande nação?

    1. Pedro apóstolo dirigia uma e condenou gente à morte porque omitiu bens na hora de "doar tudo" à comunidade.... kkk

    2. Lourival vive em outro planeta. No ocidente, só em países católicos (incluindo católicos ortodoxos) o comunismo vicejou. No Brasil, a Igreja Católica criou a Pastoral da Terra, o MST (guerrilha católica), Comunidades Eclesiais de Base, CNBB, Teologia da Libertação, etc. Não se esqueça do Socialismo Cristão, de Thomas Morus e dos próprios ensinamentos do carpinteiro farsante a demonizar ricos. Está na Bíblia: as comunidades paleocristãs eram socialistas.

  10. A Bíblia - o Código de Conduta que Deus deu aos homens para que estes não ficassem ignorantes quanto aos Seus preceitos e Mandamentos - é bastante clara no sentido da assimilação da humanidade pela Divindidade, e qual a diferença entre a que A tem e a que A despreza. Diz assim:"BEM AVENTURADA É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR." Nessas palavras já se encontram as razões de ser, dos homens. Se é fato que se pode ter como aposta dessa bem aventurança que nos animou a votar no capitão, prefiro assim.

  11. Ótimo texto, só acho curioso como a crença na não existência de Deus já é Default entre os mais instruídos, quase um objetivo primário do sistema educacional Ocidental, o mais inteligentes e experientes (Como Mario Sabino) precisam achar argumentos para "conceder méritos" a Deus mas possivelmente não necessitem do mesmo cuidado para colocar sua Fé abstrações racionais e simplificações grosseiras em nome da ciência ou ideologia. Os menos experientes estão sendo privados desta Sabedoria.

  12. continuação 2 A multiforme sabedoria divina nos proporciona o 'ser' e o 'não ser' para que possamos, fazendo uso de nosso 'livre arbítrio', escolher que caminho seguir... Eu fiz minha opção: sou Teísta! Deus confiava em Jó... Deus pode confiar em mim... Quanto Deus pode confiar em você?

  13. continuação... Logo, Não acreditar em Deus é a parte divina do não Ser, para que outros possam Ser, a partir do conhecimento do Não ser... Não faria sentindo uma criação divina exigir que todos pensassem a mesma coisa... A própria natureza humana vive a adversidade A possibilidade da existência de ateus ou agnósticos permite que observemos, avaliemos e tomemos a decisão do que queremos ser... se essa face de Deus não existisse, não teríamos como optar em sermos Teístas ou Ateístas...

    1. Gostei da sua colocação! Me considero, a partir de agora Teísta também!

  14. Interessante como as pessoas se posicionam em sua espiritualidade, sem nem mesmo darem-se conta que estão "espiritualizando" 'Eu sou o Alfa e o Ômega... Eu sou o princípio e o fim... Eu sou o que está em cima e o que está embaixo... Eu faço a ferida, Eu curo a ferida... Eu sou o que sou...' Todas estas 'máximas' são muito conhecidas, mas poucos dão-se conta de que elas encerram uma grande verdade: Ele é Tudo... Isso também quer dizer que ser Ateu, é ser Ele, já que Ele é... e Ele também não é..

  15. Deus não artigo de uso humano para ser manipulado com moderação ou não. É transcendente, não se confunde com a criação. Aliás, só a intervenção divina explica como a situação política do país mudou de água apodrecida para vinho de primeira qualidade. O lulopetismo era poderio imenso, não havia nenhum partido ou coligação capaz de removê-lo do poder. Só a misericórdia do Deus vivo poderia movê-Lo a levantar homens do MP e da Justiça para enfrentar corajosamente essa grande organização criminosa.

  16. * Excelente texto. Destaco o trecho: "... não teremos nenhuma importância enquanto as exportações e importações brasileiras significarem apenas 1% do comércio mundial." Ou seja, é a economia, babaca, o que importa de forma preponderante. Uma economia que distribua riqueza pra todos. Se alguém espera resolver a situação no nosso país apenas urrando sem parar "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", não vai a lugar nenhum. É urgente tratar de resolver as principais promessas de campanha.

  17. Quase uma revisão bibliográfica para defender uma tese, pré concebida. Se fosse para defender o contrário o texto teria o mesmo formato. Poderia se argumentar inclusive que os animais e até mesmo as feras , também convivem em harmonia entre si e com seu ecossistema, mas somente o homem precisa de Deus para ter um código de ética. Admite-se como verdade que Deus surgiu a 14.000 anos atrás!!! Penso que é tudo uma questão de crer! O crer pode apenas ser vivenciado, experimentado e é inexplicável.

  18. Eu achei o texto do Mario Sabino simplesmente extraordinário. Como ateu que sou e humanista também. Que beleza de argumentação, que clareza nas interpretações. Como se não bastasse é anti-petista também. Pra ser uma unanimidade, só falta ele ser palmeirense.

    1. Todo mundo tem mãe, alguns tem esposa, alguns tem filhos. Ninguém acha errado o presidente agradecer aos pais, a esposa, aos filhos, aos professores, aos amigos. Acham errado agradecer a Deus. Mas é a mesma coisa. É uma relação que a pessoa tem. Deus é como mãe: todos tem mas alguns não conhecem. Não conhecem a generosidade que os deixa existir. Mas qualquer ateu pode entender que tudo que o homem sabe é muito, muitíssimo menor, do que tudo o que desconhece.

  19. cont. E se não formos às causas do comportamento humano ficaremos fazendo proselitismo acadêmico-intelectual ou simplesmente uma verdadeira salada de frutas. L. E. Simonassi

  20. Apesar da sua definição de " Deus como uma excelente ideia" seria preciso definir o que é uma IDEIA. No seu texto vai de norte a sul e leste a oeste falando de quase tudo que faz com que os homens (mulheres) - seria melhor falar em pessoas- se comportam. Seria muito interessante conhecer (saber) por que as pessoas se comportam. Em Ciência e comportamento humano de B.F. Skinner (parece que este autor é detestado por Mainardi) há alguns indícios das causas do comportamento. E se não formos às ...

  21. Esse argumento de que suecos e dinamarqueses provam que é possível uma ética sem Deus é muito usado, porém precipitado. Essa que observamos é a primeira geração de suecos ateus; mas eles foram educados eticamente por seus pais e avós cristãos. Esperemos duas ou três gerações e vejamos se a Dinamarca que conhecemos ainda existirá. Se essas nações tiverem sobrevivido, e ainda com os índices de desenvolvimento e moralidade pública de hoje, aí sim será possível dizer que ética sem Deus é possível.

    1. achei muito pertinente sua ideia de esperarmos por mais duas ou três gerações de suecos criados por pais,avós ateus. Gostaria de viver para ver....

  22. O problema maior é o fanatismo, algumas crenças e seitas gostam de usar pessoas com baixo conhecimento cultural e com certa deficiência mental para propagar suas ideias, aqui mesmo no Brasil já aconteceram incidentes em que alguns "crentes" invadiram igrejas católicas e depredaram imagens, agrediram pessoas que cultuam as religiões afro, não vou generalizar, mas alguns "pastores" pregam abertamente este tipo de violência.

  23. Acho fundamental que se traga o assunto da Origem, do Superior, do Eterno, do Infinito, do Bem, da Compreensão, da Lei, para a vida nossa de cada dia e todos têm o direito e a liberdade de se expressarem sem críticas. Fantástico, aprovado na sua iniciativa.

  24. Sabino é ótimo jornalista, tem bom senso, é sério mas não tem profundidade intelectual (nem os próprios intelectuais têm no Brasil) Não leu nem conhece nada de Heidegger mas fica citando à moda paulista, de 2a 3a mão. Para com isso. Confio mais no seu bom senso escrito por extenso do q nessas fundamentações invocando espíritos. Não existe Espírito Santo de orelha, meu caro.

    1. Quem citou Heidegger foi o futuro chanceler, certamente um grande intelectual, eu me contentei com Karen Armstrong.

  25. Ergamo-nos portanto já sem medo; O galo faz erguer quem está deitado: Increpa brandamente os sonolentos E rudemente acusa os renegados.

  26. Fantástico !! Excelente !! O artigo é inteligente e bem conectivo ao monento que vivemos. parabéns Rabino. uhhhh . Arrasou! O antagonista ta "lacrando" kkkk. Beijos Sabino. Sandra Portella de Salvador-Bahia

  27. Deus!!! Na verdade... Use sem moderação! com essa corrente cristã, que deu até margem ao seu título esperava argumentos que envolvesse ambos os lados, mas vi apenas raciocínio mono!!!

  28. Esse é o preço de expressar seu ponto de vista , vocês com certeza sabiam que não ia ser fácil levar uma revista dessas adiante falando o que pensam , me parece que houve mais comentários contra do que a favor nesse artigo , de qualquer maneira assinei essa revista exatamente por isso porque em outras mídias já deu no saco , já cansou , não tenho tido tempo nem saco pra ler ,ver e ouvir muita coisa , nesse caso aqui nem Deus nem o Diabo se sentiram agredidos , tá tudo certo.

  29. Prezado, só você disse que não é possível haver ética sem Deus. Ninguém disse isso... além de vc (?) Você é excelente jornalista, todavia, da próxima, fale uma língua da qual saiba ao menos umas parcas palavras, ainda que escolhidas ao acaso para imaginarem que entende do assunto. E da próxima, entenda que o porco Hitler é próximo do burro Mussolini, mas Savonarola nada tem a ver com Torquemada... Nessa, você torturou Jerônimo.

    1. Maria (Tholette?) Vejo que você entende de matéria orgânica em decomposição...

    2. E brilhantemente comentado pela Mãria (com sotaque português)

  30. Muito bom! Obrigado. Mas, as louvações já encheram demais. Para o "ateu" aqui, esta ficou travada. Outras virão, haja paciência!

  31. Mário Sabino, pessoalmente compartilho da mesma visão que tens e descreves sobre deuses e religiões. Contudo, acho que elas servem para dar sentido e direção a povos que aí contrário do sueco, ainda estão longo de atingir um grau de racionalidade, minimamente aceitável.

  32. Toda minha vida escutei: ..."como é possível fazer guerra e matar por causa de religião?... " Portanto, a maioria de guerras foi em nome de Deus. Por isso concordo com Sabino, com fé ou sem fé, use com moderação.

  33. Por favor, verifiquem o scroll das páginas. É “annoying” o fato de que a página muda para a área de comentários quando se faz um mínimo arraste para um dos lados.

    1. Pensei que meu celular é que tinha problema! Realmente a navegação da Crusoe é pouco amigável, qualquer toque na tela e já pula pra baixo, volta pra pagina anterior....também sinto falta de um Fale conosco, justamente para apontar essas falhas!

  34. Você me surpreende sempre, Mário. Consegue fazer jornalismo de primeira linha, críticas sutis com um texto intelectual junto a humor bem brasileiro. É um prazer ler toda semana o que vc escreve.

  35. Nao acredito em Deus e nao sou comunista. O Deus que muitos acreditam, serve mesmo e' para perdoar pessoas sem carater das sem-vergonhices que cometem a rodo, em suas vidas. Acho que em vez dessa baboseira de Deus, espiritualidade, etc, etc, deveriamos seguir apenas uma maxima: faca aos outros aquilo que queres que seja feito a ti. Precisa de mais alguma coisa?

    1. Essa parte faça aos outros o que queres que façam a ti são palavras de Jesus Cristo. Portanto se olhar ateu de fato não existe

  36. Sr. Mario. Qual a razão para não instalar a Embaixada do Brasil na Capital de Israel? Porque os árabes não querem? Que vassalagem é essa? Chega de submissão a esses cortadores de cabeças; explosivos ambulantes; opressores de mulheres, e por aí vai. Os Jebuseus e os Tamoios não mais existem, não há nada a devolver.

  37. Sabe Mário, li Blaise Pascal, um cientista da matemática que decidiu provar a existência de Deus. Isolou-se de tudo e de todos, e finalmente antes de morrer, muito cedo por sinal, ele concluiu que nada se perde se acreditarmos em Deus. Li Blaise Pascal e descobri o segredo de manter uma boa amizade, Deus existe, Jesus não é uma lenda. E Bolsonaro, bem, acho que realmente ele é guiado por uma força divina.Nunca soube de ninguém no mundo igual ao Bolsonaro.

  38. Penso que problema de muitos é a ingratidão, o homem tudo recebeu, sozinho é incapaz de se levantar da cama, incapaz de pensar. Pombas, Jesus disse sem mim nada podeis... Nos recebemos tudo o que somos, sem condicionamento algum, para que demonstrássemos apenas gratidão. O orgulho não deixa o Homem pensar direito, quando a gente tem um filho recém nascido nos braços e ainda assim somos incapazes de orar e procurar por Deus que nos deu tal presente, só prova ingratidão e isso que valerá lá no fim

  39. Bah, desde que virei ateu, ficou bem mais fácil enxergar a imbecilidade do bicho-homem. Matam e morrem milhões e milhões em nome de um(ns) suposto(s) deus(es), que, se existir mesmo, deve dar gargalhadas (ou morrer de desgosto) sobre o que se faz em nome dele. Melhor é trabalhar, que quem tem que pagar meus boletos sou eu. E não um deus qualquer.

  40. Não posso deixar de compartilhar este com meus alunos de epistemologia, pois o conhecimento filosófico esclarece muito a situação politica de hj! obrigada Mario!

  41. Um artigo que oscila momentos, mas destaco o que de mais importante ficou: o Brasil é um imenso desfile carnavalesco. Precisávamos apenas não continuar seguindo o desfile rumo ao abismo. Ajustando essa direção, nosso povo já se dará por satisfeito e retornará ao bundalêlê.

  42. O que importa é trocarmos o materialismo pelo espiritualismo. Deus existe e está dentro de seu coração. Seu EU maior. O dia em que trocarem o amor pelo poder pelo poder do amor, então a Terra toda terá a paz. Verdade, Justiça, Liberdade e Paz!

    1. Sim. Um comunista diria: Quando implantarem verdadeiramente os ensinamentos de Marx, todos trabalharem uns pelos outros, sem propriedade privada, sem ganância, seremos todos prósperos e felizes. kkkkkk Só que isso jamais acontecerá. De igual modo, o "dar a outra face" e o "amar o inimigo" é bom para gerar pecadores. Porque com isso é impossível contar, na prática. Aí os absolvidores, os administradores do pecado, entrarão em ação. Para os comunistas, a polícia secreta, os gulags, etc.

    1. Avanço da medicina. Se Tancredo tivesse sido salvo pelos médicos, teria sido Deus. Se Bolsonaro tivesse morrido, é porque foi a vontade de Deus. Muito fácil e parvo dizer isso depois que aconteceu. Satanás foi mais eficiente com Haddad. Impediu que ele fosse esfaqueado... kkkkk Deus, como a PF, foi incompetente e depois teve que contar com a medicina dos homens para consertar a M* que fez... kkkk

  43. O artigo é bom em alguns momentos. Em outros há uma divagação desnecessária. Mas, ao final gostei da ratificação de que não é a ideologia do novo Chanceler q vai alterar algo. Conter e acabar com o PTismo no seu pedaço já será bastante bom. Essa questão sobre Deus é muito, mas muuuuuito pessoal. Vamos ao que interessa..

  44. Houve tempo, se é que se lhe pode chamar “tempo”, em que Deus habitava só. Não existia o céu, a terra, os anjos; não havia nada, nem ninguém.Este “tempo” pertenceu a uma eternidade insondável, na qual Deus esteve só: completo, suficiente, satisfeito em Si mesmo e de nada necessitando. Ou seja: Deus é honrado e desonrado pelos homens; não em Seu Ser essencial, mas em Seu caráter oficial Saudações, Mário Sabino!

  45. Gosfei muito do artigo. Sempre inteligente E irônico (no bom sentido). Que pena que nem todos os leitores tiveram a capacidade de compreender. Obrigada por nos trazer textos tão. Nos todas as semanas.

  46. E quem jogou a Big Biribinha 4 bilhões de anos atrás, Anta? Uma coisa é certa: nós somos TODOS pequenos, limitados, falhos, TODOS NÓS. Mário Ateu atrás do armário, vá ler um pouco de Edmund Burke, vá. A Declaração de Independência dos EUA também serve.

    1. Calma, por que isto tudo? Está apenas dando sua opinião.

  47. Se crer em Deus é questão de fé, porque não posso provar que Ele existe, então não crer em Deus também é uma questão de fé, porque o ateu também não tem como provar que Deus não existe. Portanto, é tudo uma questão de fé. Agora, se você acha idiota se alguém disser que um Boeing 747 tenha surgido por acaso, mas acha que algo infinitamente mais complexo como por exemplo as interações entre os corpos celestes tenha surgido como obra do acaso, então eu sugiro: pense melhor.

    1. Não é uma questão de pensar melhor, como você mesmo disse é uma questão de fé e acho importante respeitá-la, até porque vem numa mensagem sem ódio, muito pelo contrário.

  48. Mário O artigo é muito muito bom. Mas curiosamente para mim ele parece (de longe, é verdade) com a personagem do Machado de Assis, a Capitu, ela traiu ou não o Bentinho? Comparando: Você acredita ou não em Deus?

    1. Ele não acredita. mas considera que a "idéia" de Deus é bem vinda para evitar que as pessoas saiampor aí Se matando. O problema é que a idéia de Deus tb faz com que as pessoas saiam por aí se matando😀

  49. Marx disse: o que eu escrevo é a verdade. Ah, então é verdade... kkk O mesmo vale para passagens bíblicas a defender as escrituras... argumento circular não falseável Portanto apenas mais uma fé em meio a milhares de outras fezes mundo afora, milênios afora. Todas religiões se pretendem verdadeiras e únicas. Então são todas falsas menos uma. E mais provavelmente todas falsas.

  50. Quem continua falando em um Deus único é o povo judeu, embora o Genesis se refira a Elohim, uma pluralidade. E também o povo árabe, com Alah. O que se observa, no Ocidente, é que não existe um único templo dedicado ao Deus Criador. O homem passou a cultuar-se a si mesmo, elegendo um homem como sendo o Deus e a mãe desse homem como sendo a mãe de Deus. Aliás, uma mãe de Deus multiplicada por milhares, cada uma delas a “Santa Mãe do Criador”. L’amour de soi.

  51. Estou em casa tentando ler a Crusoé enquanto um pastor histérico entra pela minha janela como Lúcifer transportado por seus pontentes berros e microfone,certamente tenta introduzir o deus dele tímpanos estourados abaixo dos seus fiéis,mas acaba deixando seu vizinho agnóstico aqui de saco cheio. Deus deveria ser um assunto particular.

  52. "A Bíblia é a palavra de Deus" Assinado: algum escritor da Bíblia. kkk Muita burrice citar Bíblia para defender existência de Deus. Seria como eu citar um texto grego para defender a existência de Zeus...

  53. Bach, dito sozinho, refere-se a Johann Sebastian. Ele não compôs Requiem - algo muito católico para ele. Há um Requiem de Johann Christian Bach, seu filho caçula.

  54. Os países nórdicos trazem o seu padrão ético de uma forte herança luterana. Sua análise é totalmente falsa, uma brincadeira de mau gosto, um sofisma sórdido.

    1. Desde Criança, minha família, evangélica , me dizia q os Países como Suécia tinha mais da metade de sua população protestante , e por isso eram prósperos , o que os tornava diferentes e se destacavam em sua moral, ética e prosperidade. Foi de lá que vieram missionários e implantaram e fundaram no Brasil a maior Igreja protestante no Brasil: a Assembléia de Deus . Então , hoje pode ter muitos ateus , mas sua essência sócio-cultural e religiosa protestante faz desses países o q são hoje .

  55. Mario Sabino, acredito no Deus que transmite e edita as suas ideias em artigos brilhantes como esse. Um abraço com grande admiração, quase devoção.

  56. Deus continua sendo ideia e doutrina,pa da aqueles que não o conhecem. O Jesus histórico não é negado nem pelos ateus qto a divindade só pode ser atestada por aqueles que fizeram uma experiência pes soal São Francisco é um dessas testemun has,entre tantos, qto a ter uma conduta correta todos trazemos a lei do criador inscrita em nosso ser, mas somos livres pra escolher e se tivermos a felicidade de vivermos em países onde as leis são res peitadas o bom exemplo passa a ser refe rencia.

  57. Deus é muito mais do que tudo isso, é o Criador dos Universos, o Único que sempre existiu, ou alguém imagina que Algo pudesse ser criado do Nada?

    1. O universo sempre ter existido é tão absurdo quanto deus ter sempre existido. melhor parar no universo. senão daqui a pouco inventarei o supra-deus, que criou deus e de fato sempre existiu. kkk

  58. O que seria "Use Deus moderadamente"? Deixa eu ver se entendi: A demonstração da fé alheia agora é passível de questionamento,de críticas e de se medir para que não transborde o as pessoas têm por razoável? Pra quem tem o Deus como Senhor de sua vida, como o chanceler, não existe isso de "Use Deus moderadamente" e muito menos "Use Deus". Nós somos usados por Deus e não o contrário.Quem não entende isso não entendeu nada do Cristianismo. Num país laico,o chanceler pode livremente falar de sua fé.

    1. Sim. Fale o que quiser, mas não molde o mundo pela sua forma de visão sobre Deus, sobre o que chamou de globalismo e o metapolítico.

  59. Importante dizer que o ateísmo de alguns países é apenas parte evitar cobrança de dízimo nas folha de pagamento... não se iludam...

  60. Considero-me conservador e cristão. Tal entendimento, entretanto, não me faz ficar cego para as leis naturais. Fé e ciência não se anulam, humildemente penso assim. Só acho que é covardia tentar criar deuses "pessoais", somente para se amoldar à lógica de cada um. No tocante à conclusão do seu artigo, concordo em parte. O problema, a meu ver, não é o uso "moderado" de Deus. É o seu uso em vão, ou pior, o seu uso de forma hipócrita.

  61. Não sem razão, o próprio Deus determinou que não se invoque o nome dEle em vão. Traduzindo: momentos “laicos” são legítimos e necessários na vida social. A César... o que é de César. No mais, Deus não é uma ideia: é uma pessoa mesmo, independentemente do que pensam as demais pessoas.

    1. Lula é uma ideia. kkk Deus é um meme que varia de acordo com os povos e com o tempo. já foi mais severo e vingativo. hoje é um ser panteísta meio budista, bonzinho e que ama todo mundo. amanhã será apenas mitologia judaica. kkk hoje é consenso que Odin não existe apenas porque não há vikings a reclamar sua existência...

  62. Parabéns pela matéria! Aparentemente tenho uma relação mais profunda com Deus e me agrada a ideia de envolvê-lo na nossa politica interna e nas nossas relações internacionais.

  63. Desculpe Sabino, mas o texto parece covardia de criticar por subentendidos as ideias e a escolha de E. Araújo, novo chanceler brasileiro. Sabemos que vc é de direita, não esconde isso, mas tem que ter a clareza de criticar os de direita com igual clareza. Significa: aqueles, de direita ou de esquerda, que querem moldar os fatos as suas ideias. Leiam o blog do novo chanceler e compreendam a total falta de bom senso do homem sobre o "globolismo", Deus, cultura e meta-político.

  64. Muito bom Mario. Nunca tinha visto uma definição lógica sobre Deus. Sempre Deus por "...motivos humanos demasiado humanos".

    1. Muito pertinente analisar o uso ou a exploração que se está de Deus.

  65. Pelo andar da carruagem voltaremos à Idade Média. Só falta escolher o Richelieu caboclo na CNBB. Talvez um pouco melhor, copiando Israel e Irã, farinhas de sacos religiosos distintos. Pelo visto o novo chanceler vai vender santinhos, rosários e catecismos no exterior. É do que entende melhor. Commodities, bens de maior valor agregado, etc, são grandes demais para ele. Falta o viés religioso. Mas pode mudar, porque basta jogar um pouco de água benta nos produtos exportados que tudo se resolve.

  66. Mais JUNG e menos FREUD; mais Heráclito, menos Aristóteles. O Santo Graal (expressão também usada pelo futuro Chanceler, em ‘Trump e o Ocidente’) talvez esteja nisso, convergindo ao paradoxo da limitação e do extravasamento por Deus. O Brasil é dos mais paradoxais. Nesse aspecto não se nega a sua relevância!

  67. SEM COMENTÁRIO. TEXTO PERFEITO. PARABENS. JÁ VIVI BASTANTE TENHO 79 ANOS DE IDADE PERTO DO DESENCARNE. TENHO ESPERANÇA HOJE DE VER UM BRASIL MELHOR COMO DOS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA.SOU UM DELEGADO DE POLÍCIA APOSENTADO.VIVI O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DESDE O DIA 31 DE MARÇO DE 1964. OS FATOS NÂO OCORRERAM COMO OS COMUNISTAS NARRAM. ENFIM PARABENS MÁRIO ¨SABIDO

  68. “Só sei que nada sei”. É assim que me sinto após a leitura de seus brilhantes textos, Mário Sabino! Você motiva o leitor atento a buscar informações na literatura clássica da religião, da política e de muito mais. Obrigada por sua honestidade intelectual! Elisa Cristina

  69. Estamos todos falando, refletindo, meditando sobre Deus!! Um conceito que não se impõe! Deus e Iivre arbítrio, um conjunto indivisível! O Criador compreende a criatura sempre!

    1. Jesus é necessário no coração dos homens? Jesus é condenador. se antes dele bastava ser bom para ser salvo, e agora tem que ser bom e aceitá-lo como deus e mediador, então ele é apenas um atravessador. um condenador de bons que não creem nele. mas se ele não condenar bons que não creem nele, então ele é INÚTIL! kkk

    2. Mário! Deus é necessário no coração dos homens em qualquer latitude. O homem precisa aprender a reverenciar algo maior! enquanto isso não for aceito viveremos somente aspectos de humanidade! Existe Divindade dentro do ser humano !

  70. Excetuando o erro crasso de dizer que o Brasil não é Ocidente (sim, ele sempre foi e continuará a ser Ocidente), artigo razoável.

    1. Concordo com o Sabino, não é Ocidente, tá mais pra Oriente, um bazar de mil e uma coisas de todas as origens! É isso que somos, acredite!!

  71. Graças a Deus, por aqui temos pensadores como você - Mario - que, além de pensar com a própria cabeça, sabem escrever com propriedade, humor e elegância.

  72. Um demônio sabido desse deve ser ateu. E isso não pode ser considerado uma acusação mas mera constatação, pois não parece intelectualizado crer ser desonroso não crer. Se eu não fosse crente, vislumbrado, passaria a ser devoto do diabo do editor. Meus ingênuos irmãos expressam suas convicções na frente de sua ética, para eles não é ético esconder suas convicções, acabam perdendo os aplausos naturalmente concedidos a quem apresenta uma ética oposta a do PT e a do PCC.

  73. Excelente, Sabino. Penso exatamente assim. Sou umprofundo estudioso de grandes religiões mundiais e defendo a tese da Metareigião, gostei quendo você mencionou a Metapolitica. Dentro do meu conhecimento que tenho sobre Deus tendo como fonte os livros, que chamo de Celestiais.

  74. Muito bom! Acho curioso que haja tantas críticas negativas dos leitores neste e em outro artigos da Crusoé. Na verdade eu os parabenizo por deixar este espaço aberto para a opinião direta e sem filtro dos leitores, algo que muitos canais de comunicação deixaram de fazer (de fato algumas discussões partiam para a baixaria). Eu aprendo tanto com as notícias quanto com os comentários, que me ensinam diariamente sobre a diversidade e natureza humanas. Keep up the good work!

  75. VOCÊ NÃO SABE O QUE É SER AUTISTA? HORRORIZADA COM SUA IGNORÂNCIA! SÓ USE ESSE TERMO "AUTISTA" DENTRO DO CONTEXTO CORRETO E COM A SERIEDADE QUE MERECE.

    1. Mario, por favor peço que doravante use o termo autista de forma mais adequada e elegante, assim combinará mais com você. Obrigado

    1. Qualquer uso não moderado da RELIGIÃO leva a destruições. Deus não tem nada a ver com isso, As religiões têm a ver com Deus, mas Deus, nada tem a ver com elas, é o que aprendi após muito estudo sobre o tema,

  76. Qd ouço a palavra religião o que me vem ao pensamento é radicalismo, cegueira, ignorância, mortandade, desumanidade. A religião é uma m...

  77. Pareceu-me uma ótima redação. Não teço elogios por ser ela,demais para a minha formação intelectual prof alfabetizadora com curso de Pedagogia.

    1. Também foi demais para minha formação intelectual! Mas que o cara é bom, não tenho dúvidas hahahaha!

  78. Perfeito e brilhante, Mário, mas os histéricos do outro lado da força, o dito hegemônico, não vão gostar de seu artigo: seria engraçado se começassem com terrorismo histérico, imagina, íamos dar boas gargalhadas, afinal, o Brasil não precisa mais de humoristas, já tem essa gente!

  79. Basta escolher uma Câmara de Vereadores de qualquer cidade do interior (ou de várias capitais também). Quando a falta de preparo e/ou de conteúdo e ética ameaça transparecer, alguém evoca o nome de Deus, o consenso se estabelece e nada evolui. Tomara que Deus deixe de ser escudo para maluquices e bobagens como as propaladas pelo Sr. Ernesto.

  80. Lavou minha alma! Deus não é propriedade de religião nenhuma, ainda que elas tenham se apropriado dele e os únicos escolhidos por Ele são os que se conduzem na vida permeados pela ética , pela honestidade e acima de tudo pelo respeito ao próximo.E o mais importante : Deus , sendo "quem/o que é" obviamente a tudo vê, enxerga muito além das limitações e das bandeiras humanas das aparências e da hipocrisia!

  81. O problema é este Deus moral que nunca morre e é fonte de muitas sociopatias. Se Deus morrer ficamos sem fundamentos, inclusive na politica. Voltemos a Espinosa e a Nietzsche.

    1. Pois é, Pedro. E eu ainda não descobri com que coisa é essa que ela está preocupado...🙈

  82. Olha só, a verdade das verdades. Fácil chutar cachorro morto, não é, seu Sabino, corruptela de quem tudo sabe. Não há dúvidas de que o Brasil é insignificante para o mundo ocidental. Concordo. Continue batendo, mas se estás nessa posição de visibilidade, procure ver onde podes ajudar e não apenas afundar. Seremos melhores se houver apoio de quem torce por um País melhor, ou vc não se enquadra nesse objetivo? Abs.

  83. Congratulations 🎊🎉🍾 Mr. Sabino, wonderful writing, good for my soul. I’m your fan🙏👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  84. Brilhante texto Mário...e eu, acreditando em Deus, espero MESMO que Ele nos abençõe! Ainda sobre a questão: o q aconteceu com o censo q a China estava realuzando no ano passado para saber qtos Cristãos existiam no país? Algo novo? E Putin dando aval para a prática Cristã?...Estados laicos? Os nórdicos...e quem mais???

  85. ... ... Um pedido, Mario: não use seu Ativo Intelectual com Moderação. ... ... Não deixe de externa-lo sem Moderação.

  86. Enquanto não trouxerem Alah para a conversa continuarei sentindo-me em segurança. Tomara que o embaixador Ernesto Araujo esqueça-se de externar seus credos contra o Oriente!

  87. Eu não li o artigo do novo chanceler sobre T, mas pelas suas falas, tenho a impressão de que trata-se apenas de um crítico do multiculturalismo e do relativismo cultural, que desbancam naquela mesma sentença fatal, " então, tudo é permitido". Em lugar disso, o chanceler apresenta-se como um ocidentalista que parece encontrar no Deus judaico-cristão um resgate de uma civilização que em sua perspectiva apresenta-se erodida pelo relativismo. Essa perspectiva me parece bem interessante.

    1. É teleológica mesmo, de telos, finalista. São conceitos diferentes.

    2. ou será que o sujeito pensa assim, Deus age apenas na vida privada, falar em Deus na política não pega bem... e o Estado Laico? O pensamento do chanceler me parece portanto coerente, se levarmos em conta que se trata de um alguém que acredita em um Deus que age no mundo, esse não é o meu caso, mas não deixo de ver coerência para aqueles que creem.

    3. Esqueci de uma coisa: o chanceler tem uma visão teleológica sobre a história e a política. Imagino que para aqueles que acreditam em Deus, a gde maioria da população do país, essa visão tenha lógica, ou será que o sujeito pensa assim, Deus age apenas

    4. Em suma, não me parece que se trata de um lunático como boa parte da imprensa quer fazer crer.

  88. Mario, gosto da maioria de teus textos, esse também me agradou, porém hoje você se esmerou no palavreado e citações... me lembrou um pastor falecido, graças a Deus, que adorava falar difícil e muitos não entendiam e até dormiam, no teu caso, o google nos ajuda a elucidar o palavreado :D Concordo com a moderação do uso de Deus e que o Mesmo não seja motivo para nos matar e discordo quanto a mudança da embaixada de Israel para Jerusalém, sua capital. Ah! Não precisa ir para o inferno ;D

    1. A ideia do texto é justamente essa. Deus vai servir pra gente não se matar e tornar à barbárie, mas é preciso usar com moderação. Insistir nessa mudança da embaixada só pra agradar a ala religiosa e sofrer um baque econômico por causa de retaliações de nossos parceiros comerciais (de longa data) árabes, é usar Deus demais. Em política externa é preciso ser mais pragmático e menos ideológico. Estados Unidos não vai nos salvar.

    2. Concordo. Confesso que abandonei a leitura na metade do texto. Meus conhecimentos são insuficientes para alcançar metade das citações.

  89. Concordo com você. Que se use Deus com moderação. Senão não sobrará tempo nem cabeça para acompanharmos a politica e as suas malandragens. Temos que estar atentos, vigilantes para garantirmos o nosso arroz com feijão e a satisfação de outras necessidades. Sou uma dinamarquesa, pois, pois?

    1. Absolutamente espetacular . Que maravilha de texto. O que dizer??? Parabéns !!! Parabéns !!! Parabéns !!!

    2. É isso aí! Acredite em Deus se quiser, mas não bota fé que o Espírito Santo,sozinho, vai elevar o Brasil para

Mais notícias
Assine agora
TOPO