Câmara vota hoje projeto de ajuda aos estados, diz Maia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou que o plenário da casa vota nesta quarta-feira, 8, um plano emergencial de auxílio aos estados e municípios em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê a recomposição do ICMS e do ISS pelos próximos três meses. O custo aos cofres federais será de cerca...

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou que o plenário da casa vota nesta quarta-feira, 8, um plano emergencial de auxílio aos estados e municípios em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta prevê a recomposição do ICMS e do ISS pelos próximos três meses. O custo aos cofres federais será de cerca de 35 bilhões de reais, conforme o parlamentar. “Tem estado que, se não fizermos nada, em 40 dias não terá mais condição de pagar salários”, justificou.
O projeto trata-se de uma alternativa ao Plano Mansueto, cuja avaliação ficará para o segundo semestre. “O Plano Mansueto tinha um objetivo: organizar de forma estrutural as contas públicas dos estados que passavam por dificuldades. Hoje, vivemos uma nova realidade. Todos os estados estão passando por dificuldades”, observou.
O novo texto ainda autoriza os estados a contraírem empréstimos com a União até o limite de 8% da receita corrente líquida, a RCL. “Isso vai dar aproximadamente 50 bilhões de reais. Em momentos de outros governos, o espaço que o Tesouro abriu era na ordem de 65 bilhões de reais a 70 bilhões de reais. Então estamos abaixo desse espaço”, explicou Maia.
De acordo com o deputado, a proposta ainda proíbe a concessão de aumentos salariais enquanto durar o decreto de calamidade pública — ou seja, até 31 de dezembro de 2020 — e suspende as dívidas dos estados.
Na avaliação de Maia, a proposição é consensual. “O parlamento ouviu a todos: governo, governadores, muitos economistas. Tenho certeza que o texto que está sendo votado é muito razoável. Tenho certeza que dentro da cabeça de muitos técnicos do próprio governo é um texto muito bom. É muito melhor que comprometer o futuro com uma votação incerta do Plano Mansueto”, avaliou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
EDVALDO
2020-04-09 14:04:53Sujeitinho safado. Some do brasil Maia. Você é um cancer que esta destruindo nossa nação.
Hildegundes
2020-04-08 19:27:40Não gostaria de ser leviano, mas não posso deixar de pensar que tudo que vem do Rodrigo Maia cheira a falcatrua e tentativa de puxar o tapete do Bolsonaro. Demagogo e dissimulado é um ser nojento!
Fabio
2020-04-08 18:49:26Poucos comentários..... Estaremos de olho nas votações. O congresso comandado por esses dois profissionais é um perigo constante.....
Caetano
2020-04-08 17:29:04Só não se desgastem muito!!! Estou preocupado com tanto trabalho. Descanse um pouco. O ano está apenas começando!! Não trabalhe tanto!!!
Sérgio
2020-04-08 16:27:36Oportunista de ocasião, Botafogo, sonha com o passado, menospreza o presente e seus cacoetes o impedem de vislumbrar o futuro, aliás Algolúgubre.
Solon
2020-04-08 16:25:19Esse MAIA não vale o q come.
Raimundo
2020-04-08 15:50:05Esse Nhonho vai quebrar o Brasil junto com os governadores e prefeitos e coçar a culpa no PR. Já tem muito governador e prefeito fazendo contratações com dispensa de licitação, de empresas fantasmas. Era tudo que queriam ora colocar suas mãos sujas no dinheiro público.
Armando
2020-04-08 15:48:13Realmente, o Maia quer continuar sendo o Botafogo de sempre, o pseudo primeiro ministro. É imprecionante como o fdp não percebe como prejudica o país. Aliás, segundo os delatores ele já deveria estar na cadeia, lugar de corrupto. Sai pra lá Satanás. Armando.
Paulo Trindade
2020-04-08 15:32:40Partindo desse Nhonho, politiqueiro oportunista, filho de quem é, não surpreende. Quer aparecer como bom moço, o que nunca foi. Quer arrancar recursos do Governo Federal para repassar para esses (des)governadores incompetentes e corruptos, dificultando Bolsonaro e equipe econômica de apresentarem bons resultados. É um bom filho do pai dele, outro corrupto. Sua hora vai chegar Botafogo...
Lacordaire
2020-04-08 15:26:18O que é preciso observar com muito cuidado é o comportamento administrativo/financeiro, principalmente dos estados em situação falimentar, bem assim como, a todos que receberem este benefício. Não se deve admitir falcatruas costumeiras, razão pela qual, todos estamos sofrendo suas consequências.