A novela do BTG: delegado diz a Toffoli que perícia não afronta STF
Em ofício encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), o delegado da Polícia Federal em Curitiba Filipe Hile Pace afirmou que a perícia nos materiais apreendidos na sede do banco BTG Pactual e na residência do banqueiro André Esteves não afronta, “sob ótica alguma”, uma decisão do decano do STF, ministro Celso...
Em ofício encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), o delegado da Polícia Federal em Curitiba Filipe Hile Pace afirmou que a perícia nos materiais apreendidos na sede do banco BTG Pactual e na residência do banqueiro André Esteves não afronta, “sob ótica alguma”, uma decisão do decano do STF, ministro Celso de Mello, que mandou suspender parte da inspeção no material apreendido.
“A manutenção e o processamento de tais conteúdos não nos parece afrontar, sob ótica alguma, a decisão de sua excelência, o ministro Celso de Mello”, afirmou o delegado no documento encaminhado no último dia 4 de fevereiro a pedido do presidente do STF. No documento, ele ainda reitera que há motivo para se retomar a perícia sem que isso desrespeite a decisão da corte. Como mostrou Crusoé, em dezembro, Toffoli mandou suspender a perícia nos materiais encontrados nas buscas realizadas na sede do banco.
Pace é o responsável pelo inquérito da Operação Pentiti, a 64 ª fase da Lava Jato, que investiga as suspeitas de irregularidades na venda de ativos da Petrobras na África para o BTG. A decisão de Toffoli foi a segunda que levou à suspensão da perícia da PF nos materiais apreendidos. O relator original do pedido de suspensão é o ministro Celso de Mello, que em outubro do ano passado havia determinado a paralisação dos procedimentos pela primeira vez. Como o delegado Pace decidiu retomar parte da perícia em dezembro, a defesa de Esteves voltou ao STF. Coube ao presidente da corte decidir sobre o tema durante o plantão do Judiciário, período em que os demais ministros estão de férias.
No centro da discussão está o argumento da defesa de Esteves, acolhido em parte pelo STF, de que a PF pode ter encontrado nas buscas material relativo a outra investigação envolvendo o banqueiro, esta por suspeita de compra de medidas provisórias, que não estaria sob a jurisdição de Curitiba. O delegado Pace, porém, afirma que durante as buscas a própria equipe do banco indicou aos investigadores os materiais e arquivos que teriam relação com os negócios do banco com a Petrobras.
No ofício a Toffoli, Pace reiterou seu argumento: “Os materiais extraídos na sede do BTG Pactual diziam respeito a funcionários que trabalharam nos projetos investigados na Operação Pentiti”. “Ademais, não é de conhecimento desta autoridade policial, e tampouco existem, ao que parece, suspeitas de que tais funcionários também sejam investigados juntos com André Santos Esteves e Eduardo Cosentino da Cunha a respeito de ilicitudes criminais em medidas provisórias de interesse do banqueiro”, prosseguiu o delegado, que por causa da decisão de Toffoli mandou suspender imediatamente as perícias.
Como Celso de Mello está de licença médica e só deve retornar à corte em março, a expectativa é de que o tema só seja analisado depois da volta do decano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-08 22:53:32Não só isto. Considerando TODOS os ESQUEMAS e SABOTAGENS dos CORRUPTOS, André Esteves é PROVAVELMENTE a MAIOR OPORTUNIDADE de se EXPOR e REVELAR para os CIDADÃOS o MODUS OPERANDI dos CORRUPTOS. Contra FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, se há uma MINA DE OURO, o que se faz com ela? Não é EXPLORAR?
Uira
2020-03-08 22:32:53Seria POSSÍVEL se APERTAR os CORRUPTOS NO LIMITE SEM PRENDÊ-LOS, pois enquanto estiverem SOLTOS, farão de TUDO para ESCAPAR DA CADEIA. Se a HIPÓTESE de que Teori foi ASSASSINADO pela mesma REDE que teria ENCOMENDADO a MORTE de Bolsonaro, aí não é DESESPERO, é SUICÍDIO. Vai ter CORRUPTO se SUICIDANDO, pq um MONSTRO prefere TIRAR A PRÓPRIA VIDA do que ENCARAR A PRÓPRIA MONSTRUOSIDADE. Mas mesmo SEM Teori e Bolsonaro, Esteves ainda é um TORNIQUETE PERFEITO.
Uira
2020-03-08 22:29:22QUEM ENCOMENDA A MORTE DE UM MINISTRO DO STF NÃO ENCOMENDA A MORTE DE UM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA? A LÓGICA por si só APONTA para uma ÚNICA DIREÇÃO, ela pode até ser REFUTADA e FALHA, mas as COISAS ESTRANHAS que OCORREM no Brasil INDICAM que isto NEM SERIA MUITO, os CORRUPTOS são CAPAZES de FAZER MUITO PIOR, se NÃO FAZEM ou NÃO FIZERAM é pq não tiveram OPORTUNIDADE. Se André Esteves é o CARA, disto depreende-se que ele é um TORNIQUETE PERFEITO.
Uira
2020-03-08 22:24:33Se Zavascki já fosse um CORRUPTO, a LAVAJATO estaria FERRADA, ele não precisaria de SEDUÇÃO, COOPTAÇÃO, ALICIAMENTO, PROPINA, SUBORNO, seus COLEGAS o conheceriam. E aí está o PROBLEMA, se Teori não era CORRUPTO, os CORRUPTOS SABIAM disto, pois ele não era do BANDO. Se Teori não era CORRUPTO, o que restaria fazer com ele? Não seria MATÁ-LO? Se Filgueiras era CONHECIDO dos CORRUPTOS ou TINHA RELAÇÕES com eles, então eles CERTAMENTE SABIAM que Teori e ele VIAJARIAM para Paraty.
Uira
2020-03-08 22:21:02Não se CONVENCE um CORRUPTO, pois isto é PERDA DE TEMPO, já que basta SEDUZI-LOS com os PRAZERES DA VIDA, ALICIA-OS, COOPTA, CORROMPE com VANTAGENS e PROPINAS. Se Teori se deixasse LEVAR por Filgueiras, é pq ele era CORRUPTO, mesmo que isto ainda não tivesse se MANIFESTADO, mas se fosse assim, a CORRUPÇÃO dele já teria se MANIFESTADO muito antes, quanto MAIS VELHO o SUJEITO, mais difícil de MUDAR, para o BEM e para o MAL.
Uira
2020-03-08 22:16:58Supondo que Filgueiras fosse um RATO que ANTERIORMENTE tinha se VALIDO dos "ATALHOS" do JUDICIÁRIO e Teori fosse HONESTO, o que será que Filgueiras poderia ter dito a Teori, supondo que a AMIZADE entre eles fosse SINCERA? Se Teori fosse HONESTO, qual a CHANCE de ele se SUJAR por um AMIGO ou TENTAR CONVENCER este AMIGO a ENTREGAR o que ele SABIA? Pq se Teori fosse HONESTO, a CHANCE de Filgueiras DOBRÁ-LO seriam MÍNIMAS, mesmo que ele fosse MUITO HÁBIL.
Uira
2020-03-08 22:12:51(https://www.diariodocentrodomundo.com.br/fazenda-de-filgueiras-o-amigo-de-teori-esta-no-nome-de-homem-morto-a-marretadas-em-paraty-por-joaquim-de-carvalho/) (https://www.diariodocentrodomundo.com.br/teori-votou-a-favor-de-indenizacao-milionaria-da-dersa-que-favoreceu-filgueiras-dono-do-emiliano-por-joaquim-de-carvalho/) (nesta última REPORTAGEM, inclusive, um usuário LEVANTA A LEBRE e ainda diz que a DECISÃO foi dada em 2004 (não checado). (CRIA VERGONHA NA CARA DCM)
Uira
2020-03-08 22:10:14(https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2017-01-23/btg-filgueiras.html) E, apesar da PARCIALIDADE do DCM, vinculando Zavascki a um CASO relacionado a Filgueiras quando ele ainda era MINISTRO DO STJ (tendo sido nomeado em 2012 para o STF), apesar de REPORTAGEM indicar que a RELAÇÃO entre os DOIS ficou MAIS FORTE a partir de 2012 (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/01/1851411-teori-conheceu-empresario-em-2012-quando-sua-mulher-se-tratava-em-sp.shtml), Filgueiras não seria CONFIÁVEL.
Uira
2020-03-08 22:06:09André Esteves é o CARA, isto pq nem chegamos no ASSUNTO da SETE BRASIL, que ao que TUDO INDICA é uma MINA DE OURO. A VERDADE é que o BTG deveria ter sua FALÊNCIA DECRETADA ou SOFRER UMA INTERVENÇÃO DO BC, estas são as ÚNICAS MEDIDAS DECENTES a se FAZER com uma INSTITUIÇÃO que, se não fosse a CORRUPÇÃO, talvez nem EXISTISSE. Mas, peraí, a ESTÓRIA não para por aí, Filgueiras, EMPRESÁRIO "AMIGÃO" de Teori Zavascki que morreu com ele em um VOO, tinha uma CONEXÃO com o BTG.
Uira
2020-03-08 21:09:12Se na DELAÇÃO de Fernando Baiano constava que André Esteves teria pago PROPINA na compra de ativos da Petrobrás na África, pq Sérgio Moro nunca conseguiu PEGÁ-LO? E o que o faz TÃO DIFERENTE de Marcelo Odebrecht, pois não é RAZOÁVEL que a ODEBRECHT não tivesse RAMIFICAÇÕES no JUDICIÁRIO? Não nos esqueçamos da GRAVAÇÃO do filho de Nestor Cerveró, onde NÃO FALTA NADA, tem de tudo, PROPINA MENSAL, PLANO DE FUGA, INSINUAÇÃO de que MINISTROS DO STF poderiam ser "CONVENCIDOS".