A boca grande de Paulo Guedes
Charles-Maurice de Talleyrand Périgord. Descarte o segundo sobrenome que parece rótulo de champanhe e fique com o primeiro. Talleyrand foi um prodígio da política francesa entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Nobre de origem, foi ordenado padre quando era papista, mesmo depois de ter sido expulso do seminário. Não...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Charles-Maurice de Talleyrand Périgord. Descarte o segundo sobrenome que parece rótulo de champanhe e fique com o primeiro. Talleyrand foi um prodígio da política francesa entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Nobre de origem, foi ordenado padre quando era papista, mesmo depois de ter sido expulso do seminário. Não resistia a mulheres cisgêneras maiores de idade, uma esparsa preferência eclesiástica. Consagrado bispo, Talleyrand agiu contra os interesses do papa, abandonou a Igreja e se viu excomungado. Conspirou contra um ministro de Luís XVI antes da Revolução Francesa. Ao lado dos revolucionários, exilou-se nos Estados Unidos depois da execução do rei que ajudara a depor — e voltou de lá ministro. Demitido por corrupção, aliou-se a Napoleão Bonaparte e o traiu. Ajudou a restaurar o Império, foi ministro de Luís XVIII e tramou para derrubar o irmão dele, Carlos X, e colocar no seu lugar Luís Filipe I, o “rei burguês”. O homem era mais adaptável do que Renan Calheiros. Um perigo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sirlei
2020-03-04 15:01:42Mário,você é um historiador por excelência,Paulo Guedes pegou pesado,mas fico animada quando da sua fala cita Foz do Iguaçu,terra que me acolheu a 44 anos, e é sem dúvida alguma a oitava maravilha do Mundo. Também acho,que brasileiros têm que conhecer primeiro a Pátria mãe gentil,depois o Tio Sam. O slogan de Maluf ,"rouba,mas faz" me sugere um pra Guedes," fala,mas faz" e isso é o que importa nesse Rio de água turbulentas. O PT nos deixou num barco sem remo, em mar de sargaços,vem um Paulo Gued
Uira
2020-03-03 21:50:41Fora isto, se não se há o PERIGO DE SE PERDER A CABEÇA, não há MOTIVO para não se EXPOR OS ENGANADORES pelo que eles são: ENGANADORES. O MESMO VALE para os ENGANADOS. Quem quer ENGANAR e quem quer ser ENGANADO, que faça isto à suas PRÓPRIA EXPENSAS, não às CUSTAS ALHEIA. Sempre HAVERÁ ENGANADORES e ENGANADOS, se eles têm esta NECESSIDADE SADOMASOQUISTA, que a MANTENHAM para si e entre si, SEM ENFIAR OS OUTROS NO MEIO.
Uira
2020-03-03 21:45:41Quando é assim, o SUJEITO DIFICILMENTE TEM JEITO, pq ele é INCAPAZ de se MOLDAR ao MEIO e às CONDIÇÕES VIGENTES. Ao invés de se ADAPTAR, ele terá uma ÂNSIA ATÁVICA de MOLDAR A REALIDADE a ele, não o CONTRÁRIO, se ADAPTAR a ela. É por isto que o INDIVÍDUO acaba se tornando TÓXICO. Nem sempre MALEABILIDADE é um DEFEITO, ela só passa a ser uma ANOMALIA quando se torna TÓXICA ao PRÓPRIO INDIVÍDUO e aos OUTROS AO REDOR dele.
Uira
2020-03-03 21:41:34Quando se AVALIA um ENGANADOR, duas MÉTRICAS deveriam ser LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO: a MALEABILIDADE e a TOXICIDADE dele. O que é PIOR, um Talleyrand ou um Gilmar Mendes? O que é PIOR, um Renan Calheiros ou um Gilmar Mendes? Aliás, se Gilmar SERVIR de SÍMILE para alguma coisa, nele há MUITO MAIS TOXICIDADE do que MALEABILIDADE. Gilmar é TÓXICO, ele não é MALEÁVEL. Pelo contrário, nota-se nele uma INCAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO e REGENERAÇÃO CRÔNICAS.
Uira
2020-03-03 21:37:19Não faz PRATICAMENTE DOIS ANOS que Marielle Franco foi MORTA por SABE-SE LÁ O QUÊ? Todavia, isto não se APLICA a Paulo Guedes, primeiro pq ele está em POSIÇÃO onde está MENOS EXPOSTO a ser PUNIDO por DIZER A VERDADE. Segundo, pq as VERDADES que ele disse até agora DIFICILMENTE são SENTENÇA DE MORTE. Apesar que hj tivemos o EXEMPLO de ENGANADORES APELANDO para a VIOLÊNCIA, DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO e AMEAÇA À INTEGRIDADE ALHEIA para IMPEDIR que o FAZ ME RIR parasse de EMANAR.
Uira
2020-03-03 21:32:03Pelo menos não deveria ser assim, pois TEORICAMENTE estamos em uma DEMOCRACIA, apesar de que NÃO FALTAM CASOS em nossa "DEMOCRACIA" de GENTE MORTA pq OUSOU DIZER a VERDADE. Outro dia não houve um JORNALISTA MORTO, em tese, a MANDO DO PCC? Em OPERAÇÃO no TJ-BA não houve um DENUNCIANTE que foi MORTO por SUPOSTA QUEIMA DE ARQUIVO e logo depois o EXECUTOR dele tb não teria sido MORTO em OUTRA SUPOSTA QUEIMA DE ARQUIVO? Dizer a VERDADE no Brasil ainda pode ser PERIGOSO.
Uira
2020-03-03 21:27:42Ou seja, a MEIA-VERDADE de Abraão e SUA ESPOSA geraram a IRA de DEUS que RECAIU sobre Faraó, não sobre Abraão, que foi o "ENGANADOR" da ESTÓRIA (e olha que ao que CONSTA, Faraó nem TOCAR nela TOCOU, pq isto CERTAMENTE teria significado a MORTE dele). Portanto, se Talleyrand não era um EXEMPLO a ser SEGUIDO, ele deveria no MÍNIMO ser JULGADO À LUZ do CONTEXTO HISTÓRICO. Contudo, o MESMO VALE para hj, não estamos mais em um ÉPOCA onde as PESSOAS perdem a CABEÇA por DIZER A VERDADE.
Uira
2020-03-03 21:23:07Na Bíblia consta que Sara, mulher de Abraão, era sua MEIA-IRMÃ. Este, ao entrar no Egito, diante da BELEZA de sua MULHER, pediu a ela que dissesse que era IRMÃ dele. Tecnicamente poderia se dizer que NÃO ERA UMA MENTIRA, pois eles eram MEIO-IRMÃOS, mas para EFEITOS PRÁTICOS era uma MENTIRA, pois com o CASAMENTO passou a PREVALECER a RELAÇÃO ESPOSO/ESPOSA. Tanto que Faraó tomou Sara para sua casa e Deus, em decorrência disto FERIU a CASA de Faraó com PRAGAS.
Uira
2020-03-03 21:17:11Mas pq os ENGANADORES ficam OFENDIDOS? Pq eles estão sendo EXPOSTOS como tais. E os ENGANADOS, pq ficam OFENDIDOS? Pq eles estão sendo EXPOSTOS como tais. Ninguém quer APARECER nem como ENGANADOR nem como ENGANADO, é assim que a "HARMONIA" e a "ESTABILIDADE" podem ser CONSTRUÍDAS. Se há algo que pode AMENIZAR a SITUAÇÃO de Talleyrand é que ele viveu em uma ÉPOCA onde a VERDADE poderia FACILMENTE CUSTAR-LHE a CABEÇA, diante disto, realmente melhor TOMAR CUIDADO com as PALAVRAS.
Uira
2020-03-03 21:04:39No nosso MUNDO POLITICAMENTE CORRETO, SACANAGEM não é FAZER OS OUTROS de TROUXA, mas CHAMÁ-LOS de TROUXA, é uma ESPÉCIE de ETIQUETA DOS ESPERTALHÕES, ENGANAR e PASSAR OS TROUXAS PARA TRÁS pode, o que NÃO PODE é EXPOR a TROUXISSE do TROUXA, aí é OFENSA. É por isto que a FALA de Paulo Guedes é TÃO OFENSIVA, ele está VIOLANDO A ETIQUETA dos ENGANADORES, pois está CHAMANDO os TROUXAS de TROUXA, o que é uma OFENSA INOMINÁVEL. Ele consegue o IMPOSSÍVEL: OFENDER os ENGANADORES e os ENGANADOS.