Governador recorre ao STF contra líderes do PCC em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a permanência das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital, como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), na Penitenciária Federal de Brasília. No pedido protocolado no STF na quarta-feira, 12, Ibaneis também se manifestou contra o decreto do presidente...
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a permanência das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital, como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), na Penitenciária Federal de Brasília.
No pedido protocolado no STF na quarta-feira, 12, Ibaneis também se manifestou contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro que autoriza o uso das Forças Armadas na unidade prisional, que fica a cerca de 15 quilômetros da Praça dos Três Poderes. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas, na Garantia da Lei e da Ordem, para reforçar a segurança na área externa do presídio, inaugurado em 2018.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o objetivo era evitar fugas. "O governo tá sempre adiante dos criminosos e a ideia ali é prevenir qualquer espécie de tentativa de um eventual resgate."
Ibaneis alega que a capital da República não pode abrigar presos ligados ao crime organizado por causa da presença de autoridades nacionais e estrangeiras. Ele ressalta que a presença das lideranças do PCC possibilita a instalação de uma célula da facção em Brasília.
Condenado a 330 anos de cadeia por diversos crimes, Marcola foi trazido para o DF em março de 2019. A medida provocou reação do governo local, especialmente após a revelação de um suposto plano de fuga do chefão do PCC.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal já se manifestou contra a presença das lideranças do PCC em Brasília por também ver riscos às autoridades.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2020-02-16 08:00:35As "autoridades" não podem ter nenhum risco... a população em geral que se exploda!!!
Petronio
2020-02-13 18:07:29Concordo com "çua isolênça " , afinal em Brasília só podem ficar os criminosos de colarinho , certo ?!
Nelson
2020-02-13 17:26:35Esse sujeito, apesar do título de governador, não passa mero subgerente de um burgo que abriga a capital do país que poderia viver até muito melhor se não tivesse que gastar fortunas com ociosos que brincam de legislar e go
Luiz
2020-02-13 17:19:39Governador de um só mandato.
Sidney
2020-02-13 16:56:28Kkkkkk! Bem vindo ao lar, Marcola! Brasília te ama!
Ana
2020-02-13 15:31:59Por que isso? Marcola achou, enfim, seu lar! O estado com mais bandidos e corruptos por metro quadrado. Ele está onde deveria estar. Moro sempre tem razão.
Getulio
2020-02-13 15:23:57Como gosta de se exibir! Um pelicano ao redor do pescoço não lhe daria visibilidade? Que escolha triste a dos meus amigos candangos! Poderia ser pior? Não se sabe. Alguns dos ex-governadores do DF tiveram de se explicar à Justiça, ultra leniente com políticos, por sinal. Ter tropas por perto inibe delinquentes -- atuais e potenciais. É, pois, natural que se sinta o temor de ser colhido com a boca no trombone. Ou que se adote aquele ditado: tudo bem, mas não na minha vizinhança. Votem, por favor!
Eduardo
2020-02-13 14:51:50Onde tem mais gente importante tem país polícia, mais segurança. É exatamente lá que os piores criminosos devem ficar.
Osmar
2020-02-13 14:16:05Esta anta do ibaneis não quer concorrência com a quadrilha dele? Existe uma quadrilha mais organizada do que a que ele pertence? A concorrência em Brasília está brava rsrs
Rosi
2020-02-13 14:15:43Em que autoridades se diferenciam quanto à necessidade de mais segurança do que qualquer outro cidadão? Esses políticos têm que sair do pedestal. Eles trabalham para todos os cidadãos que pagam seus altos salários.