A resiliência do parlamentarismo britânico
O Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson (foto), conquistou 365 cadeiras no Parlamento nas eleições de quinta-feira, 12, cerca de 56% do total. É um feito e tanto, em um momento em que partidos de países com sistemas parlamentaristas têm tido dificuldade para formar governos de maioria. Israel convocou na semana passada uma eleição para março do...
O Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson (foto), conquistou 365 cadeiras no Parlamento nas eleições de quinta-feira, 12, cerca de 56% do total. É um feito e tanto, em um momento em que partidos de países com sistemas parlamentaristas têm tido dificuldade para formar governos de maioria. Israel convocou na semana passada uma eleição para março do ano que vem. Será o terceiro pleito em menos de doze meses. A Espanha teve quatro eleições em quatro anos.
No Reino Unido, contudo, os dois principais partidos, o Conservador e o Trabalhista, deverão somar, juntos, 87% das cadeiras. Em 2017, eles conseguiram 82%.
"As maiorias parlamentares são mais prováveis no Reino Unido porque o sistema foi construído com esse objetivo. Um partido normalmente consegue a maioria, a qual frequentemente é obtida às custas de partidos menores que não conseguem ganhar assentos no Parlamento", diz Christopher Stafford, da Universidade Nottingham. Como somente um parlamentar é eleito em cada distrito, partidos menores têm dificuldade de emplacar seus candidatos. Além disso, o sistema inglês dá muita importância ao partido de oposição, que é reconhecido e forma até um gabinete paralelo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Gilnei
2019-12-16 16:55:36Na prática, é o bipartidarismo. Os mecanismos são para evitar o que acontece nos lugares onde os "nanicos" devem ser cooptados (corrupção) para a governabilidade.
Paulo
2019-12-15 14:46:00Cada vez mais fica claro que o mundo cansou desse papo de controle estatal, de alguns trabalhando para dar boa vida para vagabundos. Os líderes globalista ficam desesperados ao perceberem que estão perdendo o controle.
Peter
2019-12-15 14:38:52Como nos EE UU, o sistema majoritário tem como tendência marginalizar partidos pequenos, pois os votos do não vencedor simplesmente vão ao ralo.
João Carlos
2019-12-14 19:41:02A velha democracia inglesa demonstrando o seu valor mais uma vez !
Mauro
2019-12-14 16:17:35Um sistema concebido para garantir a estabilidade do Reino, seja qual fôr o partido governante. Quanto ao segundo partido, líder de oposição, forma um Gabinete Sombra (Shadow Cabinet), pronto a assumir espelhando cargos com funções equivalentes e políticas alternativas. Lembrando que a Inglaterra é reconhecida como "the mother of parliaments".