Empresas do 'rei do ônibus' paulista na mira da Receita Federal
Ao menos três empresas de José Ruas Vaz, conhecido como o "rei do ônibus" de São Paulo, entraram na mira do Ministério Público Federal, após serem alvos de representações para fins penais enviadas pela Receita Federal. As viações citadas pelo Fisco são a São Luiz, Bola Branca e Bristol. Todas ligadas ao Grupo Ruas. As...
Ao menos três empresas de José Ruas Vaz, conhecido como o "rei do ônibus" de São Paulo, entraram na mira do Ministério Público Federal, após serem alvos de representações para fins penais enviadas pela Receita Federal. As viações citadas pelo Fisco são a São Luiz, Bola Branca e Bristol. Todas ligadas ao Grupo Ruas.
As investigações estavam travadas desde a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de suspender inquéritos com compartilhamento de dados financeiros sem autorização prévia. Com a decisão do Plenário do STF que derrubou a liminar, as apurações foram liberadas.
A Receita detectou omissão ou inserção de declaração falsa, supressão de contribuição social previdenciária, declaração falsa às autoridades fazendárias e e omissão sobre rendas e bens na gestão das empresas.
A família Ruas é dona de uma das maiores frotas de ônibus do país. Em São Paulo, as empresas do Grupo Ruas detêm quase metade das linhas públicas concedidas pela Prefeitura da capital.
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Comentários (10)
Uira
2019-12-10 21:40:41Sendo assim, invariavelmente a CORRUPÇÃO SISTÊMICA no âmbito do MERCADO envolverão o ESTADO, com uma conjunção entre AGENTES CORRUPTOS de ambos para reduzir significativamente ou eliminar por completo a CONCORRÊNCIA.
Uira
2019-12-10 21:37:25PS. Apesar de ser parte da SUPERESTRUTURA, a corrupção no âmbito do MERCADO só se torna prejudicial em NÍVEL SISTÊMICO quando ela reduz significativamente ou elimina por completo a CONCORRÊNCIA, já que no longo prazo a INEFICIÊNCIA natural decorrente da corrupção afeta a CREDIBILIDADE e a COMPETITIVIDADE (pois é ilógico que o MAIS EFICIENTE tenha INCENTIVOS para recorrer à corrupção, apesar de não ser impossível, mas é o MENOS EFICIENTE que tem mais incentivos para se corromper).
Uira
2019-12-10 21:20:54Esta estória de que a corrupção é a GRAXA que movimenta o SISTEMA e A RODA DA ECONOMIA tem que acabar. Corrupção é uma doença IMUNODEFICIENTE, ela mata não por efeito direto, mas pela INCAPACIDADE DO ORGANISMO SOCIAL DE COMBATER AS DOENÇAS SOCIAIS que atacam a SUPERESTRUTURA (sobretudo GOVERNO e ESTADO) e próprio TECIDO SOCIAL (cidadãos que são achacados pela violência e falta de serviços públicos em virtude da DEBILIDADE da SUPERESTRUTURA).
Uira
2019-12-10 21:15:00Se os OPERADORES DO DIREITO e JUDICIÁRIO paulistas estiverem envolvidos, melhor, assim aproveita-se Rio e SP para matar-se dois coelhos com uma cajadada. Mas é importante ressaltar o VALOR DO CARÁTER SISTÊMICO da corrupção no SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS e o PESO DIRETO desta no bolso doS usuárioS, sobretudo o MAIS POBRES. Se depois disto ainda houver gente com coragem de defender corrupção neste país, é por pura INSANIDADE e FALTA DE VERGONHA na cara.
Uira
2019-12-10 21:12:14Para que tal efeito seja mais amplo e duradouro, se faz oportuno que qq investigações não se restrinjam somente a Rio e SP, mas no mínimo ao SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS de todas as capitais brasileiras. Mesmo que exista em SP o mesmo tipo de relação que há no Rio envolvendo gente do JUDICIÁRIO, o ponto fulcral neste caso deveria ser o ALASTRAMENTO da corrupção dentro do SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS em virtude do seu VALOR CONSCIENTIZATÓRIO.
Uira
2019-12-10 21:09:01Se o seu BANDIDO DE ESTIMAÇÃO tem direito de roubar, pq os outros não têm? Se um pode, então todos podem? Afinal, na hora de deixar o CORRUPTO preso, não é esta a lógica, se um BANDIDO não foi preso, então BANDIDO DE ESTIMAÇÃO nenhum pode ir para a cadeia. Claro, há que se comprovar a corrupção e as relações espúrias, mas há que se aproveitar a oportunidade extra fornecida pelo SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS quanto à CONSCIENTIZAÇÃO do cidadão.
Uira
2019-12-10 21:06:43E provavelmente não existe melhor oportunidade de se demonstrar este efeito nocivo do que concessões públicas do SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS. É algo necessário, mas desagradável e que o cidadão é obrigado a utilizar todo dia. Não há oportunidade melhor de se dar um tapa na cara do cidadão, sobretudo os mais pobres, e chamá-lo de TROUXA. Quem CONSCIENTEMENTE e VOLUNTARIAMENTE defende CORRUPTO é um TROUXA e como tal não deveria nem ter direito de reclamar de qq coisa.
Uira
2019-12-10 21:03:52Para combater a corrupção não basta provar que os CORRUPTOS roubaram, mas demonstrar cabalmente qual o efeito nocivo que a ROUBALHEIRA deles têm na vida do cidadão, sobretudo aqueles nos estratos inferiores de renda. O cidadão arca com a corrupção quando vai abastecer o carro, quando pega um ônibus ou metrô, quando tem que pagar seguro do veículo ou plano de saúde, quando fica na fila do hospital, quando seu filho não recebe educação de qualidade, quando é assaltado ou ameaçado.
Uira
2019-12-10 21:00:23A corrupção é um verdadeiro sistema oligárquico e exploratório, pois é mais do que óbvio que aqueles que se beneficiam dela, seja indiretamente (tal como os PARASITAS do SETOR PÚBLICO que defendem CORRUPTOS em troca de PIXULEKO no contracheque) ou diretamente, são exatamente os indivíduos que se situam nos estratos superiores de renda (seja via salários elevados, seja via RENDA e/ou LUCROS obtidos parcialmente ou integralmente via corrupção).
Uira
2019-12-10 20:57:33Será que a conta não chegaria a pelo menos um SALÁRIO MÍNIMO deixado por ano exatamente pelos mais pobres, que são os que menos se beneficiam da corrupção e mais sofrem com ela, já que os outros se instalam na máquina, sonegam impostos, fraudam licitações, cometem todo o tipo de crime possível que tem que ser bancado exatamente pelos mais pobres. Dividindo-se os VALORES BRUTOS perdidos em virtude da corrupção pela PIB correspondente aos 80% mais pobres, quanto não daria por cabeça.