Empresas do ‘rei do ônibus’ paulista na mira da Receita Federal

01.12.19 15:10

Ao menos três empresas de José Ruas Vaz, conhecido como o “rei do ônibus” de São Paulo, entraram na mira do Ministério Público Federal, após serem alvos de representações para fins penais enviadas pela Receita Federal. As viações citadas pelo Fisco são a São Luiz, Bola Branca e Bristol. Todas ligadas ao Grupo Ruas.

As investigações estavam travadas desde a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de suspender inquéritos com compartilhamento de dados financeiros sem autorização prévia. Com a decisão do Plenário do STF que derrubou a liminar, as apurações foram liberadas.

A Receita detectou omissão ou inserção de declaração falsa, supressão de contribuição social previdenciária, declaração falsa às autoridades fazendárias e e omissão sobre rendas e bens na gestão das empresas.

A família Ruas é dona de uma das maiores frotas de ônibus do país. Em São Paulo, as empresas do Grupo Ruas detêm quase metade das linhas públicas concedidas pela Prefeitura da capital.

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  1. Sendo assim, invariavelmente a CORRUPÇÃO SISTÊMICA no âmbito do MERCADO envolverão o ESTADO, com uma conjunção entre AGENTES CORRUPTOS de ambos para reduzir significativamente ou eliminar por completo a CONCORRÊNCIA.

  2. PS. Apesar de ser parte da SUPERESTRUTURA, a corrupção no âmbito do MERCADO só se torna prejudicial em NÍVEL SISTÊMICO quando ela reduz significativamente ou elimina por completo a CONCORRÊNCIA, já que no longo prazo a INEFICIÊNCIA natural decorrente da corrupção afeta a CREDIBILIDADE e a COMPETITIVIDADE (pois é ilógico que o MAIS EFICIENTE tenha INCENTIVOS para recorrer à corrupção, apesar de não ser impossível, mas é o MENOS EFICIENTE que tem mais incentivos para se corromper).

  3. Esta estória de que a corrupção é a GRAXA que movimenta o SISTEMA e A RODA DA ECONOMIA tem que acabar. Corrupção é uma doença IMUNODEFICIENTE, ela mata não por efeito direto, mas pela INCAPACIDADE DO ORGANISMO SOCIAL DE COMBATER AS DOENÇAS SOCIAIS que atacam a SUPERESTRUTURA (sobretudo GOVERNO e ESTADO) e próprio TECIDO SOCIAL (cidadãos que são achacados pela violência e falta de serviços públicos em virtude da DEBILIDADE da SUPERESTRUTURA).

  4. Se os OPERADORES DO DIREITO e JUDICIÁRIO paulistas estiverem envolvidos, melhor, assim aproveita-se Rio e SP para matar-se dois coelhos com uma cajadada. Mas é importante ressaltar o VALOR DO CARÁTER SISTÊMICO da corrupção no SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS e o PESO DIRETO desta no bolso doS usuárioS, sobretudo o MAIS POBRES. Se depois disto ainda houver gente com coragem de defender corrupção neste país, é por pura INSANIDADE e FALTA DE VERGONHA na cara.

  5. Para que tal efeito seja mais amplo e duradouro, se faz oportuno que qq investigações não se restrinjam somente a Rio e SP, mas no mínimo ao SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS de todas as capitais brasileiras. Mesmo que exista em SP o mesmo tipo de relação que há no Rio envolvendo gente do JUDICIÁRIO, o ponto fulcral neste caso deveria ser o ALASTRAMENTO da corrupção dentro do SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS em virtude do seu VALOR CONSCIENTIZATÓRIO.

  6. Se o seu BANDIDO DE ESTIMAÇÃO tem direito de roubar, pq os outros não têm? Se um pode, então todos podem? Afinal, na hora de deixar o CORRUPTO preso, não é esta a lógica, se um BANDIDO não foi preso, então BANDIDO DE ESTIMAÇÃO nenhum pode ir para a cadeia. Claro, há que se comprovar a corrupção e as relações espúrias, mas há que se aproveitar a oportunidade extra fornecida pelo SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS quanto à CONSCIENTIZAÇÃO do cidadão.

  7. E provavelmente não existe melhor oportunidade de se demonstrar este efeito nocivo do que concessões públicas do SETOR DE TRANSPORTES PÚBLICOS. É algo necessário, mas desagradável e que o cidadão é obrigado a utilizar todo dia. Não há oportunidade melhor de se dar um tapa na cara do cidadão, sobretudo os mais pobres, e chamá-lo de TROUXA. Quem CONSCIENTEMENTE e VOLUNTARIAMENTE defende CORRUPTO é um TROUXA e como tal não deveria nem ter direito de reclamar de qq coisa.

  8. Para combater a corrupção não basta provar que os CORRUPTOS roubaram, mas demonstrar cabalmente qual o efeito nocivo que a ROUBALHEIRA deles têm na vida do cidadão, sobretudo aqueles nos estratos inferiores de renda. O cidadão arca com a corrupção quando vai abastecer o carro, quando pega um ônibus ou metrô, quando tem que pagar seguro do veículo ou plano de saúde, quando fica na fila do hospital, quando seu filho não recebe educação de qualidade, quando é assaltado ou ameaçado.

  9. A corrupção é um verdadeiro sistema oligárquico e exploratório, pois é mais do que óbvio que aqueles que se beneficiam dela, seja indiretamente (tal como os PARASITAS do SETOR PÚBLICO que defendem CORRUPTOS em troca de PIXULEKO no contracheque) ou diretamente, são exatamente os indivíduos que se situam nos estratos superiores de renda (seja via salários elevados, seja via RENDA e/ou LUCROS obtidos parcialmente ou integralmente via corrupção).

  10. Será que a conta não chegaria a pelo menos um SALÁRIO MÍNIMO deixado por ano exatamente pelos mais pobres, que são os que menos se beneficiam da corrupção e mais sofrem com ela, já que os outros se instalam na máquina, sonegam impostos, fraudam licitações, cometem todo o tipo de crime possível que tem que ser bancado exatamente pelos mais pobres. Dividindo-se os VALORES BRUTOS perdidos em virtude da corrupção pela PIB correspondente aos 80% mais pobres, quanto não daria por cabeça.

  11. Este é um cálculo por baixo, pq os mais afetados são exatamente os mais pobres, pois são eles que não possuem veículo e precisam pegar mais conduções. Além do mais, imagine se fosse descontado o valor extra do diesel que as empresas de ônibus tinha que arcar em decorrência da corrupção na Petrobras? Além de que isto é só uma única coisa, adicione na conta escolas, hospitais, estradas, prédios públicos, contratos com terceirizados. Quanto um TROUXA deixa por ano no bolso dos CORRUPTOS?

  12. Em 2013 não foi por causa de 20 centavos que as pessoas saíram às ruas? Portanto, em se constatando que as duas maiores cidades do país SUPERFATURAVAM suas passagens de ônibus, não será mais do que 20 centavos? E quem pagou este valor? Não foram os TROUXAS, sobretudo, aqueles que não suportam CORRUPTOS, já que os demais acham que compensa ser surrupiado. Um indivíduo que deixe pelo menos 40 centavos por dia (ida e volta), fazendo 200 viagens no ano, não terá deixado R$ 80 pro SISTEMA?

  13. É óbvio que esta não era uma preocupação dos OPERADORES do ESQUEMA CORRUPTO, mas em um SISTEMA CONCORRENCIAL qq concentração de mercado já se constitui em violação da lisura de um processo licitatório. Ou seja, não trata-se só de investigar possível corrupção nas concessões, mas tb de se investigar a formação de cartel em detrimento do usuário do transporte pública. Portanto, o preço das passagens em SP pode ter sido "SUPERFATURADO" via dois fatores anticompetitivos.

  14. É natural que um método bem-sucedido e lucrativo seja repetido em outras regiões que compartilham as mesmas características, não só em SP. Aliás, como é possível que um único GRUPO DE TRANSPORTES tenha sido capaz de deter praticamente 50% das linhas concedidas em um mercado cuja receita facilmente passa da casa dos bilhões? Aliás, visando proteger o SISTEMA DE TRANSPORTES, é salutar que não haja concentração no SETOR para evitar contaminação em decorrência de quebras e falências.

  15. Afinal, em um sistema que desacredita a concorrência e estimula o DESENVOLVIMENTISMO, é mais do que lógico que somente os GRANDES BRASILEIROS que se preocupam "muito" com o país podem ser agraciados com recursos públicos. Se no SETOR DE TRANSPORTES carioca, que certamente é menor em termos de receita do que em SP, já se sabe de todas os esquemas que envolviam as empresas de transporte, pq em SP seria diferente, ainda mais considerando-se tudo o que já se sabe?

  16. Dentro da SUPERESTRUTURA revestida pelo TECIDO SOCIAL constituído por aqueles que podem ser chamados de brasileiros, é praticamente impossível que qq indivíduo, pobre, renda média ou rico, desenvolva qq atividade de caráter empresarial sem se envolver em algum tipo de ilícito e/ou fraude. Isto se torna mais verdade ainda quando se considera que tal indivíduo possa ter qq tipo de relação com o setor público. Aí se torna mais difícil ainda tal possibilidade.

  17. Enquanto imperar a Lei de Gerson na consciência dos grandes e inescruppulosos empresários, e se este não forem rigorososamente punidos, a corrupção e a sonegação fiscal nuna chegará ao bom termo.

  18. Fica claro, portanto, o estrago que o IMPERADOR dos DIAS atuais estava fazendo com o nosso país e com os cofres públicos, com a famigerada suspensão das fiscalizações da Receita Federal e atuações processuais necessárias do Ministério Público Federal. Ainda bem que fomos salvos pela RAZÃO dos nobres Ministros que derrubaram o "mostro".

  19. Os donos de frota de ônibus sonegam e muito não pagam os direitos dos funcionários de tempo em tempos mudam o nome das empresas.Donos de ônibus pertencem a uma mafia.

  20. Quero ver à partir do próximo ano, quando o MPF adentrar as indústrias farmacêuticas e conluios. Em bancos o Paulo Guedes já sinaliza dando limites aos altos juros cobrados, já q principalmente Bradesco e Itaú teimam em ñ ouvir. Eu cá dei ultimato no meu AMEX, até q esses bancos cancelem seus comerciais na globolixo.

  21. Que bom! O MPF de São Paulo também resolveu ir atrás dos ônibus, pegando carona na sua turma do Rio de Janeiro. Tomara que essa mania se alastre para as demais capitais desse Brasil. Só assim os usuários de ônibus pagarão um preço justo para se locomoverem e não os preços escorchantes cobrados ultimamente.

  22. Dará em nada....no STF tem ministro especialista e dedicado a cuidar de casos "Reis de Ônibus". Se apadrinhou casamento da filha, aí então esquece!!

    1. O Gilmar Mendes é apadrinhado com no Rei do ônibus no Rio. Possivelmente o Rei do ônibus em São Paulo será apadrinhado do Lenvadovski

    2. LuisR, só fazendo uma retificação, o Gilmar Mendes cuida de casos de outro "Rei de ônibus" no Rio de Janeiro, que é o Jacob Barata. O Gilmar é padrinho da Baratinha.

  23. Esses daí tem de tudo para serem os reis dos lotações. Onde os lotações andam? Nas ruas, então...Agora é rua com eles. No Rio o "rei dos ônibus" de lá é compadre do Gilmar Mendes. Se o Ruas aí não tiver um compadrio desses no STF, ele estará em maus lençóis. Dinheiro para comprar a quadrilha de lá, ele deve ter de sobra.

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