Reprodução/TV BahiaA sede do TJ baiano:

Grampos devem impulsionar investigação de venda de sentenças

01.12.19 16:30

Investigadores da Operação Faroeste (foto), responsável por desarticular um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia, estão analisando as interceptações telefônicas realizadas durante a apuração. A expectativa é de que os grampos possam expandir as frentes de investigação para além dos casos envolvendo grileiros do oeste baiano.

Na sexta-feira, 29, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ-BA, foi presa por, entre outros motivos, aparecer em uma conversa telefônica interceptada em contato com funcionários da corte. A aproximação havia sido proibida pelo ministro Og Fernandes, titular da investigação no Superior Tribunal de Justiça.

Os investigadores acreditam que as conversas podem apontar para a atuação dos magistrados e advogados envolvidos no esquema em outros casos de venda de sentença. Por enquanto, estão na mira da Polícia Federal decisões supostamente negociadas por desembargadores e juízes relacionadas a uma disputa de terras no oeste baiano. Entretanto, já foram encontradas conversas com citações a outros processos. Entre eles, um em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se eles bloquearem pontos com mais conexões, isto é irrelevante, desde que todas as conexões sejam capazes de serem mapeadas e alvos de BUSCA e APREENSÃO.

  2. Portanto, só se pode ter acesso às conexões da REDE DE CORRUPÇÃO através dos pontos de conexão: os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA. Eles deveriam ser o ALVO-PRIORITÁRIO em função da quantidade e qualidade das conexões entre as diferentes esferas e setores do JUDICIÁRIO. Se os CORRUPTOS forem espertos, eles blindariam os pontos com maiores conexões, mas isto dificilmente impediria que pontos com menos conexões fossem alcançados.

  3. Eles são as estrelas, tanto figurativamente quanto topologicamente, pois em torno deles há uma série de raios ligando aos tribunais, tanto inferiores quanto superiores. Um destes ESCRITÓRIOS-ESTRELA parece já ter sido encontrado (o de Asfor Rocha), mas deve haver outros (https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d0/StarNetwork.svg/440px-StarNetwork.svg.png). No fim a REDE DE CORRUPÇÃO deveria ser uma MALHA (https://volersystems.com/wp-content/uploads/2017/10/MeshNetwork.jpg)

  4. Portanto, mesmo que eles fechem um caminho, haverá outros a serem seguidos, pois o VERDADEIRO ALVO não são exatamente os CORRUPTOS, mas as conexões entre eles. O que liga o TJ-BA a outros TJs? O que liga os TJs aos TREs e ao TRTs? O que liga os TJs, TREs, TRTs ao TST, STJ e STF? O que liga os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA ao TST, STJ, STF, TRTs, TREs, TJs ao mesmo tempo? Estas são as conexões mais importantes. Os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA mais importantes são os que estabelecem mais conexões.

  5. Quanto mais conexões puderem ser mapeadas, dentro e fora do JUDICIÁRIO, teoricamente mais próximo estaria de se demonstrar o CARÁTER SISTÊMICO da corrupção no âmbito deste. Não há vantagem maior do que se saber exatamente o REAL OBJETO da busca, enquanto o adversário ignora isto, pois "as mãos não podem acertar o que os olhos não veem". Mesmo que os CORRUPTOS achem que se blindaram, as conexões estão por todos os lugares e levam uma às outras.

  6. Nem mesmo os PREPOSTOS dos CORRUPTOS dentro dos ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA deveriam ser os ALVOS REAIS neste momento. Pois a partir do momento que se demonstrasse haver um FENÔMENO ENDÊMICO, automaticamente a parcela CORRUPTA do JUDICIÁRIO estará no olho do furação. Mas antes é necessário se demonstrar este caráter SISTÊMICO, ou seja, mirar no elemento que estabelece as conexões: os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA. Aliás, deste ângulo, abstraindo-se mais um pouco, o que realmente importa são as conexões.

  7. O VERDADEIRO ALVO tem que ser sempre o JUDICIÁRIO, pois o TJ-BA é no máximo uma peça do quebra-cabeça. Portanto, neste momento os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA e os PREPOSTOS são os elementos mais importantes no PROCESSO DE MONTAGEM, pois são eles que fazem os vínculos entre as diferentes esferas e setores do judiciário. Veja, os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO devem achar que eles são os ALVOS, mas os INVESTIGADORES devem ter a consciência de que o VERDADEIRO ALVO são os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA.

  8. Uma vez que os CORRUPTOS neste momento estão se movimentando para tentar melar tudo, então ao invés de perder tempo tentando romper a couraça deles, melhor fazê-los correr de um lado para o outro, para que assim fiquem desorientados. Aliás, o fator desorientação deve ser considerado como arma para que os CORRUPTOS gerem mais provas contra si mesmos, sobretudo se houver pontos de conexão envolvendo advogados que fazem a ligação entre os diferentes ramos e instâncias do JUDICIÁRIO.

  9. Neste momento o mais importante deveria ser focar nos FATORES SISTÊMICOS presentes nas investigações envolvendo o TJ-BA. No Brasil a regra é que CORRUPTOS com conexões mais cedo ou mais tarde consigam escapar. Eles neste momento devem estar se movimentando para fazer esta regra valer. Sendo assim, o melhor neste momento seria seguir o caminho da menor resistência, ao invés de concentrar em indivíduos, mirar nas possíveis ramificações decorrentes do material probatório.

  10. Qual é a finalidade deste falatório todo ? Se um dia, algum deles(as) for condenado(a), serão "punidos" com aposentadoria compulsória ganhando os régios salários integralmente !!! E rindo da cara de nós, os idiotas pagadores de imposto...

  11. É apenas a metástase de um tumor maligno na espinha dorsal da nação que foi descoberto. Enquanto não se chegar ao tumor, a mãe de todas as corrupções, para extirpá-la, mais metástases surgirão.

  12. Isso vai se espalhar pelo Brasil, nossa justiça vende e compra um verdadeiro ação de negócios, certa vez ganhei uma causa da Nextel de 2 mil reais em primeira instância, a Nextel recorreu e perdi tudo, e aí ?

    1. Já eu ganhei uma ação contra uma empresa bem grande. A Justiça no Brasil tem seus problemas, mas existe, e parece que está melhorando. Não vamos perder a fé!

  13. E LÁ VEM A LAVATOGA!!! E vem que vem, naturalmente. E tão somente por “Gravidade”, tipo água morro abaixo, já que nem pela gritante gravidade (rs) do enxovalhamento do nosso Judiciario, os babacas do Congresso não tomam posição para honrar a pátria e aprovar logo (e integralmente) o Pacote do Moro. Já pensou este herói da nação na Presidência do Brasil? Só começou ontem a fazer política e já dá show de bola em muito político profissional macaco velho porrrraí, pô!

  14. Insisto! A confraria OAB fica MUDA quando aparecem os confrades "adevogados" em conluio com a BANDIDAGEM país afora por que? Há uma penca de "justiceiros" presos por assalto aos cofres públicos e não é mesmo? Afinal, onde está a máxima de que "sem advogado" não tem justiça"? Defendam pelo menos os verdadeiros e honestos advogados. Vamos lá! Acordem!

    1. José você é baiano,parece que está querendo justificar ?

  15. O judiciario brasileiro virou isso, como os politicos, turma de ladroes buscanddo o bem estar proprio, particular e so. Vergonha.

  16. Esse negócio de Judiciário e outros podres poderes deste imenso Brasil, está mais parecido com aquele dito popular: "Isso aqui está igual a fezes, quanto mais mexe, mais fede". Devemos parar por aqui, para acabar com a fedentina, ou não?

    1. São os INTOCÁVEIS.. precisam fazer uma faxina urgente..

  17. Tem que passar pente fino no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, venda de sentenças é coisa corriqueira, sempre intermediada por advogados.

Mais notícias
Assine agora
TOPO