Mourão alerta para riscos de guerra comercial entre China e EUA
O presidente em exercício Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta segunda-feira, 9, que o mundo acompanha com apreensão a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, na cerimônia dos 15 anos do Conselho Empresarial Brasil-China, em São Paulo. Mourão avaliou que qualquer ganho que o Brasil tiver com a disputa tarifária entre os dois...

O presidente em exercício Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta segunda-feira, 9, que o mundo acompanha com apreensão a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, na cerimônia dos 15 anos do Conselho Empresarial Brasil-China, em São Paulo.
Mourão avaliou que qualquer ganho que o Brasil tiver com a disputa tarifária entre os dois países pode ficar comprometido com a desaceleração da economia mundial. "Ganhos de curto prazo para o Brasil, como a demanda por soja, podem ficar comprometidos pela redução global da atividade econômica", alertou.
O presidente em exercício afirmou que o Brasil quer ampliar a variedade de produtos que vende para a China. "O colosso asiático não deve ser visto apenas como destino fácil para exportação de commodities. A China amplia e diversifica sua presença política e econômica no exterior, apresentando-se como protagonista", discursou.
Mourão acrescentou que o Brasil tenta criar o "ambiente político propício" e um clima de confiança para diversificar as exportações para a China.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
GILMAR
2019-09-10 07:33:55Temos que ficar espertos com a China, exportamos só matéria prima e importamos produtos industrializados, sem perceber estamos voltando a ser colônia. Pode ser bom ao produtor de soja, vender para a China, mas qual é a vantagem se a exportação não agrega nenhuma industrialização?, ou o exemplo mais clássico, exportamos minério. de ferro e importamos vagão de trem.
Antonio
2019-09-09 23:57:51Que bom, agora temos um Barriquelo na política...
Thiago
2019-09-09 20:18:06Mourão é inteligente e respeito sua diplomacia. Sua fala é mais do mesmo dos anteriores. Que coloque em prática agora. Briga dos EUA e China não é tarifária/econômica e sim geopolítica. Pra ver quem vai mandar na bagaça toda. Trump está longe de ser o "imbecil" que desenham por aí. China está em plena desaceleração da economia e ninguém está divulgando isso. O que não vão deixar de consumir é comida, isso pode não ferrar tanto o Brasil. Bolha gigantesca na China.
Sandra
2019-09-09 20:09:16Esse é um vice de respeito!!!!
Zilma
2019-09-09 19:01:38Maria:::.. eu ia escrever a mesma frase que vc!. ainda bem que li os comentários antes...... .
Benedicto
2019-09-09 18:22:49Governar um país é muito mais que distribuir armas para todos e mostrar valentia pois a arma que se deve usar é a diplomacia, o diálogo com todos os países respeitando a individualidade de cada país. Diplomacia is money!!!!
MARIA
2019-09-09 17:18:30Isso é que é conversa de presidente!
Fábio
2019-09-09 17:13:46No discurso do Conselho Empresarial Brasil China , o Mourão puxou o saco da China , o nosso maior parceiro comercial . Mas a China não quer que o Brasil diversifique as exportações para a China . A China quer que o Brasil compre produtos industrializados e venda produtos agrícolas . E vai ser difícil mudar a relação . Os EUA estão tentando mudar a relação deles com a China , e a China resistindo . 🇧🇷
Jose
2019-09-09 17:01:22O pais sempre caminhou na contra mão do DESENVOLVIMENTO. E na MÃO da CORRUPÇÃO deslavada.
MarcoA
2019-09-09 13:51:30Falou o obvio mas mostrou como um presidente deve se portar, o fato de náo falar besteira, náo tomar partido de forma imbecil e se mostrar aberto a discussáo é um tapinha de luva de pelica no chefe de turno,,,,,o Brasil esta muito diminuido com essa turma e seus seguidores cegos