Lula ou Bolsonaro: quem é um perigo para a democracia?
Minha primeira régua como eleitor é bastante simples: não voto em quem fala errado e não lê livros. Os livros que julgo certos, bem entendido, o que não significa que você tenha de concordar com eles. Por exemplo, se noto que um sujeito nunca ouviu falar de Retrato do Brasil, de Paulo Prado, eu o...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Minha primeira régua como eleitor é bastante simples: não voto em quem fala errado e não lê livros. Os livros que julgo certos, bem entendido, o que não significa que você tenha de concordar com eles. Por exemplo, se noto que um sujeito nunca ouviu falar de Retrato do Brasil, de Paulo Prado, eu o risco do meu caderninho (como tantas outras da sociologia nacional, a obra requer uma leitura sem anacronismos: mostra como certa elite enxergava o país, o que penso ser muito didático para entender como chegamos aqui). Exagero retórico, obviamente, posso deixar passar essa. A leitura dos livros certos, no entanto, é um critério que sempre evitou que eu votasse em Lula e evitará que vote em Jair Bolsonaro ou em qualquer outro candidato que está no páreo. Na verdade, é um critério que me levou a votar em muito pouca gente desde a década de 1980, quando comecei a minha via-crúcis de eleitor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto Strazzabosco
2019-11-09 19:04:17Profético, Mário. Mas eu votei em Bolsonaro, votaria mais mil vezes, só para evitar a hecatombe que seria a volta do PT ao governo - como vc mesmo escreveu.
Andréa
2018-09-27 08:56:46Mário você escreve o que não consigo verbalizar,vou ler mais rsrs.... Parabéns e obrigada.
Placimario
2018-09-13 12:42:39Concordo com sua posições, Mario. E vale a pena lembrar que Hitler também era um homem dado a muitas leituras. Mas o que ele lia? Acho que as ideias bebidas em leitura são determinantes na formação da cultura e do caráter. Abs.
Luiz
2018-08-30 16:43:46DEUS, FAMÍLIA e BRASIL.
Elizabeth
2018-08-29 17:25:41Ótimo artigo!
José
2018-08-28 19:12:28Conteúdo polemico, mas questionável um dos pontos: não votas em nenhum, então porque não se candidate a Presidente e vote em ti mesmo, afinal este é o processo, embora não acredite nesse sistema, ou seja, votação direta, afinal, com a maioria dos eleitores analfabeto politicamente, o resultado é termos pessoas eleita do nível Lula; Dilma e, por ai vai, então temos que nos apegar em alguém comprovadamente honesto, já que é uma grande esperança, e é nesse sentido que Bossonaro é a esperança.
Marcos
2018-08-23 15:27:00Texto muito bom e sóbrio. Um dia, elegeremos um Amôedo (ou qualquer outro de sua estirpe). Até lá, convém manter a democracia para podermos sonhar com tal dia.
Ronaldo
2018-08-22 16:50:25Concordo que Bolsonaro não é o ideal, mas não temos ninguém melhor para romper com esse ciclo que o Brasil vive, sendo assim temos que votar no melhor que temos para hoje e não ficar esperando o iluminado. Votar em quem não possui condições deste rompimento é ajudar a manutenção da roubalheira.
Geraldo
2018-08-22 15:57:24Mário Sabino... abra, com urgência, esse texto (na íntegra) para as redes sociais... facebook etc.... Eu mesmo edito um jornal (impresso, acredite) quinzenal numa pequena cidade do interior paulista (Pardinho) e gostaria muito de publicar esse texto na próxima edição.
Sirleii
2018-08-21 17:59:25Mário Sabino te gosto um monte,so se esqueceu de citar no seu texto a "HONESTIDADE" de Bolsonaro,aliás,que o faz ganhar meu voto.Ah! adoro ler.