Deputados criticam homenagem de Lupi a sindicato do irmão do Lula
O ex-ministro concedeu Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves por serviços prestados a aposentados à entidade do Frei Chico

Deputados federais criticaram a homenagem prestada pelo ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, quando estava à frente da pasta, e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, entidade que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, o irmão do presidente Lula.
Como revelou com exclusividade O Antagonista, os dois assinam a concessão da Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves por serviços prestados a aposentados. A honraria homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o "pai da Previdência Social" no Brasi e simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.
O Capitão Alberto Neto (PL-AM) afirmou que o gesto nada contribui para a solução dos problemas no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). “A Previdência deveria priorizar a solução dos problemas que atingem milhões de brasileiros. Ao invés disso, vemos mais um gesto de favorecimento que em nada contribui para a população”, declarou ele.
“Ironicamente, a honraria que deveria premiar quem fortalece a Previdência Pública acabou celebrando quem desrespeita nossos aposentados. Vivemos hoje a mais absoluta inversão de valores: premiar falcatruas e punir as vítimas”, acrescentou o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS).
“A ‘honraria’ que deveria reconhecer quem fortalece a Previdência virou piada de mau gosto. Em vez de proteger aposentados e pensionistas, optaram por enganá-los e arrancar o que era de direito deles. Premiar quem rouba dos mais vulneráveis não é homenagem, é escárnio”, alfinetou o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP)
Conforme revelou O Antagonista, a homenagem ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas foi publicada no Diário Oficial de 22 de maio de 2023. Além da entidade, também receberam a homenagem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a técnica do INSS Anne Nazaré Guedes.
Em depoimento prestado no início desta semana, o advogado Eli Cohen declarou à CPMI do INSS que o Sindnapi está "extremamente envolvido" na realização de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta que o Sindnapi ampliou em 564% os descontos realizados diretamente nos benefícios do INSS entre 2020 e 2024. O valor retido passou de 23,2 milhões de reais para 154,7 milhões de reais no período.
Apesar disso, nos pedidos de ressarcimento de aposentadorias, a Advocacia-Geral da União (AGU), que tem Jorge Messias como titular e um possível ministro-chefe da Casa Civil, deixou de fora o Sindinapi.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)