Inteligência artificial é "aliada" para 69% dos brasileiros
Pesquisa feita pela RealTime Big Data a pedido da revista Crusoé apontou que 62% dos brasileiros já usam alguma ferramenta de IA

Uma pesquisa feita pela RealTime Big Data a pedido da revista Crusoé apontou que 62% dos brasileiros já usam inteligência artificial (IA).
O assunto é tema da reportagem de capa da edição 367 de Crusoé (Leia aqui: A boa-nova da IA).
Entre 1.200 entrevistados pela RealTime Big Data, 69% consideram a inteligência artificial como uma "aliada".
Apenas 17% veem essa tecnologia como "uma ameaça".
A pesquisa também perguntou aos que usam a IA se eles entendem que a tecnologia melhora a produtividade.
Cerca de 84% responderam afirmativamente.
Outros 16% disseram que a IA não melhora a produtividade.
Inteligência humana é melhor?
A disseminação da inteligência artificial no Brasil ocorre apesar das declarações do presidente Lula contrárias às novas tecnologias.
No dia 8 de março do ano passado, no Dia das Mulheres, Lula afirmou: “Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Porque não usamos a inteligência humana que temos aqui?".
Em 4 de abril, o petista voltou ao tema: “Todo país do mundo pode precisar de inteligência artificial. Agora um país que tem um povo da qualidade do povo brasileiro, um povo que é capaz de contar piada da pior desgraça, que sofre com futebol, Carnaval, com a fome, esse povo que consegue sobreviver ganhando muitas vezes um salário mínimo, não precisa de inteligência artificial porque é suficientemente inteligente para dar a resposta que nós precisamos”.
O papa Leão XIV, que acaba de assumir a Igreja Católica, tem se mostrado ressabiado com a IA e já falou de possíveis efeitos para a "dignidade humana".
"A Igreja oferece a todos a riqueza de sua doutrina social para responder a outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”, disse o papa.
Leia em Crusoé: A boa-nova da IA
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)