As 6 mentiras de Putin no Dia da Vitória
Ditador afirmou que os russos estão unidos no apoio à "operação especial na Ucrânia" e disse que combate o antissemitismo

O ditador Vladimir Putin fez um discurso nesta sexta, 9, no Dia da Vitória, que marca a derrota dos nazistas para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.
O presidente Lula também esteve na parada militar e depois fez uma visitaao Kremlin (foto).
Em sua fala, Putin mentiu ao menos seis vezes.
Aqui umas seleção das suas invencionices.
1. Rússia unida na invasão da Ucrânia
"Toda a Rússia, a nossa sociedade e todas as pessoas apoiam os participantes na operação militar especial."
COMENTÁRIO: Os russos que se manifestaram contra a invasão da Ucrânia foram presos e multados. Manifestações nas ruas foram cruelmente reprimidas.
2. Operação militar especial
"Toda a Rússia, a nossa sociedade e todas as pessoas apoiam os participantes na operação militar especial."
COMENTÁRIO: Não existe uma operação militar especial, e sim uma guerra em curso.
3. Rússia unida no Dia da Vitória
"Hoje, estamos todos unidos pelos sentimentos de alegria e tristeza, orgulho e gratidão, e admiração pela geração que esmagou o nazismo e conquistou a liberdade e a paz para toda a humanidade à custa de milhões de vidas. Preservamos fielmente a memória daqueles eventos históricos e gloriosos. Como herdeiros dos vencedores, hoje celebramos o Dia da Vitória como o feriado mais importante para o país, que toda a nação, cada família, cada um de nós preza."
COMENTÁRIO: É falso dizer que o país se une na celebração do Dia da Vitória. Cerca de 27 milhões de russos morreram na Segunda Guerra Mundial. Desses, 8 milhões eram soldados soviéticos, sendo que muitos deles foram enviados contra a própria vontade pelo implacável ditador Josef Stalin.
4. Distorções da história
"Lembramos das lições da Segunda Guerra Mundial e jamais concordaremos com a distorção desses eventos ou tentativas de justificar os assassinos e caluniar os verdadeiros vencedores."
COMENTÁRIO: Quem mais distorce a história são os próprios russos. Eles omitem a opressão de Stalin ao povo russo e ignoram o pacto de não agressão assinado em 1939 entre a União Soviética e a Alemanha nazista.
5. Antissemitismo
"A Rússia foi e continuará sendo um obstáculo indestrutível ao nazismo, à russofobia e ao antissemitismo, e será um obstáculo à violência perpetrada pelos defensores dessas ideias agressivas e destrutivas."
COMENTÁRIO: Tanto a União Soviética como a Rússia de Putin são polos de antissemitismo. Declarações de autoridades russas frequentemente flertam com o antissemitismo mais arcaico. Na invasão da Ucrânia, o ministro de Relações Exteriores Sergey Lavrov disse que Adolf Hitler "tinha sangue judeu".
6. Valores humanistas
"Continuaremos a admirar nossos veteranos, seguindo o exemplo de seu amor incondicional pela pátria e seu compromisso com a defesa da nossa terra natal e dos valores do humanismo e da justiça. Daremos a essas tradições e a essa grande herança o maior lugar em nossos corações e as transmitiremos às gerações futuras."
COMENTÁRIO: Um regime que invade a Ucrânia e cria uma guerra sem qualquer razão não pode alegar ter valores humanistas.
Leia em Crusoé: Dia da Derrota
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Guilherme Rios Oliveira
2025-05-09 15:56:14Só pra constar, mas o Lula, nesta foto, parece muito com a figura do diabo!!! Parece ou não???