Crusoé
17.05.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Edição Semana 347

    Dicionário para entender 2024

    "Janjapalooza", "marçalismo" e "Taxadd" aumentaram o repertório dos brasileiros

    avatar
    Duda Teixeira
    9 minutos de leitura 27.12.2024 03:30 comentários 3
    Cadeirada Datena Marçal TV Cultura
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A língua portuguesa teve de se desdobrar para dar conta de tanta novidade.

    Algumas palavras precisaram ser criadas do nada, como "Janjapalooza", "marçalismo" e "Taxadd".

    Outras já existiam, mas só ficaram famosas recentemente, como "Escala 6X1" e "arroz estatal".

    E há aquelas que ganharam novos significados, como "Cadeirada" e "tio Paulo".

    Por fim, algumas foram emprestadas de outras línguas, como "candlelight".

    Como já virou costume, Crusoé realiza anualmente um dicionário para rir um pouco e ajudar a compreender o ano que passou.

    Para ler as edições de 2022 e 2023, basta clicar no link desses anos.

    Agora, o resumo etimológico deste ano tão especial.

    Anistia

    Perdão ou redução das penas para os condenados na invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Para os bolsonaristas, foi a esperança de blindar o ex-presidente Jair Bolsonaro antes mesmo de uma denúncia por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

    Anti-woke

    Reação tardia ao identitarismo (ou woke, em inglês). O wokismo entende que pessoas que se identificam em termos de raça ou de gênero têm mais direitos que as outras. Importado dos Estados Unidos pela esquerda, o identitarismo é quem hoje define a agenda cultural brasileira. Em contraposição, o anti-woke clama por direitos iguais e por liberdade criativa. Em outubro, cineastas publicaram um manifesto anti-woke “pela liberdade de criação artística”.

    Arroz estatal

    Tentativa frustrada do governo Lula de fazer propaganda oficial nas embalagens de arroz importado, os quais concorreriam com o produto nacional. Estatismo cortado pela raiz.

    Atas eleitorais

    Milhares de papéis impressos pelas urnas da Venezuela com os resultados eleitorais em cada centro de votação. Desculpa esfarrapada usada pelo governo Lula para não admitir a fraude do ditador Nicolás Maduro e para não reconhecer o presidente eleito Edmundo González Urrutia.

    Cadeirada

    Golpe dado pelo apresentador de televisão José Luiz Datena no influenciador Pablo Marçal em debate entre candidatos para a prefeitura de São Paulo. Cosiderada pelo público como uma reação justificável às provocações de Marçal, o ato melhorou temporariamente a intenção de voto do apresentador, mas não impediu que ele terminasse o primeiro turno com apenas 1,84%. Foi o pior resultado do PSDB na capital paulista.

    Candlelight

    Concerto à luz de velas artificiais. Música para ser vista e fotografada. Se possível, também ouvida. Este ano, todo mundo falou com alguém que foi a um “candlelight”.

    Doge

    Meme de um cachorro japonês, que ganhou fama em 2013 pelo olhar desconfiado e porque sua dona escreveu uma legenda com inglês macarrônico e a palavra “doge”, em vez de “dog”. No final daquele ano, uma criptomoeda foi criada com a cara do animal e o nome Dogecoin. A palavra voltou à tona quando o bilionário Elon Musk anunciou a criação de um Departamento de Eficiência Governamental no governo Trump. O acrônimo em inglês ficou como Doge (Department of Government Efficiency).

    Dominância fiscal

    Situação em que a elevação dos juros pelo Banco Central deixa de ser eficiente para controlar a inflação. Economistas deram vários alertas sobre esse risco no final de 2024. O Brasil ainda não chegou lá, mas está nesse caminho.

    Escala 6X1

    Esquema em que uma pessoa trabalha seis dias na semana e folga um. Tentativa do PSOL de ganhar adeptos, depois de não emplacar um único prefeito nas eleições em 5.570 municípios do país. Em novembro, a deputada do partido, Erika Hilton, coletou o número suficiente de assinaturas em apoio a uma Proposta de Emenda Constitucional para acabar com a jornada 6X1. A ideia é adotar a escala 4X3: quatro dias de trabalho e três de descanso, sem perda de salário. Pequenos empresários seriam os mais afetados, por não terem como arcar com os custos extras, decorrentes da contratação de mais funcionários.

    IA

    Sigla para inteligência artificial. Ferramentas disponíveis em computadores e celulares que já são largamente utilizadas por milhões de brasileiros para serem mais produtivos. Segundo os ministros do STF, trata-se de um robô, de um algoritmo, do impulsionamento nas redes sociais ou de qualquer outra coisa que eles não façam a menor ideia.

    Janjapalooza

    Farra financiada com dinheiro de estatais para promover a primeira-dama Janja.

    Jogo do Tigrinho

    Caça-níquel com personagens fofinhos na internet. Armadilha em que brasileiros incautos botaram o dinheiro do Bolsa Família ou o valor reservado para as mensalidades universitárias.

    Lava-Dirceu

    Campanha feita pelo PT, pelo Centrão, pelo STF e pelo STJ para permitir que o arquiteto do mensalão e do petrolão, José Dirceu, volte para a política.

    Megalicitação

    Concorrência de cartas marcadas feita pela Secretaria de Comunicação, Secom, para ajudar agências amigas do governo petista. Processo foi suspenso após denúncia do repórter Wilson Lima, de O Antagonista, em Brasília.

    Me mimei

    Mimar a si próprio. Autopresentear-se. Expressão usada pela influenciadora digital Virginia Fonseca que caiu no gosto do povo.

    Oreschnik

    "Árvore de avelã", em russo. Míssil hipersônico de médio alcance capaz de alterar a trajetória em pleno voo e transportar ogivas nucleares. Este ano, o ditador russo Vladimir Putin anunciou uma linha de produção do seu novo brinquedo.

    Lixo

    Termo usado por membros do Partido Democrata como sinônimo de trumpista e deplorável. Em outubro, foi utilizado pelo presidente americano Joe Biden para se referir aos eleitores do republicano: “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele”.

    Marçalismo

    Arte de chamar a atenção atraindo eleitores de Jair Bolsonaro.

    "Não prossiga"

    Ordem dada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2022 para Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para que ele não seguisse falando sobre uma infiltração da Agência Brasileira de Inteligência nas campanhas eleitorais “dos dois lados”. Bolsonaro o interrompeu: "General, peço para que não fale, não prossiga na sua observação. Se a gente começa a falar para não vazar, vai vazar".

    Pistache. Inteligência artificial/Grok

    Pistache

    O sabor do ano. A Páscoa teve ovos com recheio de pistache. O Natal, panetones com essa iguaria. Também foram lançados churros, milkshakes, brownies, cookies e barrinhas de whey protein. Uma rede de fast-food vendeu casquinha de sorvete com calda de pistache. Restaurantes organizaram o seu "Festival do Pistache". Foi um dos principais objetos de desejo do brasileiro, ao lado do Ozempic.

    Rataria

    Militares abaixo da linha da ética que sustentavam a tese de fraude nas eleições de 2022. Em diálogos interceptados pela Polícia Federal, o coronel Reginaldo Vieria de Abreu mandou uma mensagem para o general Mario Fernandes, solicitando uma reunião. “Kid Preto, o presidente, ele tem que fazer uma reunião Petit comité. O pessoal ia fazer uma reunião esta semana, o comandante do exército, aí chegou Paulo Guedes (ministro da Fazenda), chegou o pessoal da TCU, da AGU, aí não pode, tem esse pessoal, é… Esse pessoal acima da linha da ética não pode estar nessa reunião, tem que ser Petit comité, pô. Tem que ser a rataria, ele e a rataria”, escreveu Vieria de Abreu.

    Ozempic

    Um dos principais objetos de desejo dos brasileiros, ao lado do pistache. Os dois, aliás, podem ser consumidos juntos. Em outubro, o prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, propôs, na campanha, oferecer Ozempic na rede pública: “Não vai ter mais gordinho no Rio de Janeiro”. Farmácias foram assaltadas em todo o Brasil por bandidos procurando caixinhas de Ozempic. Cada uma custa mais de mil reais.

    Queimadas do amor

    Incêndios florestais durante o governo petista causados pelo aquecimento global. É um fenômeno totalmente diferente das queimadas que ocorreram no governo de Jair Bolsonaro, que foram causadas pelo ódio do presidente e dos seus eleitores.

    SAF

    Sigla para Sociedade Anônima do Futebol. Versão moderna dos “clube-empresas”. A final da Libertadores, disputada em Buenos Aires, foi entre duas SAFs: Botafogo e Atlético Mineiro. O clube carioca ganhou essa competição regional e o campeonato brasileiro.

    "Se nós continuarmos"

    Expectativa do general Walter Braga Netto de seguir no poder mesmo após a eleição de Lula, em 2022. Quatro dias antes da posse do petista, o militar respondeu a um amigo de nome Cordeiro que pedia ajuda com o currículo de uma amiga. “Cordeiro, se continuarmos poderia enviar para a Se Geral. Fora isso vai ser foda”, escreveu Braga Netto.

    Tio Paulo

    Apelido dado ao motorista de ônibus Paulo Roberto Braga, que foi levado morto por sua sobrinha para pedir empréstimo em uma agência bancária, em Bangu, no Rio de Janeiro. O termo foi usado em diversos memes para falar de políticos incapazes de realizar seus deveres por causa da idade avançada.

    Taxadd

    Neologismo com as palavras “taxa” e “Haddad”. Homenagem jocosa ao ministro da Fazenda Fernando Haddad, que passou o ano todo tentando aumentar impostos.

    Tristeza

    Estado afetivo caracterizado pela falta de alegria. Melancolia. Quando invocado pelo ministro do STF Dias Toffoli, significa compulsão por anular condenações e multas de políticos e empresas corruptas.

    "Use a criatividade"

    Orientação dada por um membro do gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes para um técnico do Tribunal Superior Eleitoral, solicitando que o colega desse um jeito para levantar informações comprometedoras de “revistas golpistas para desmonetizar nas redes”. Como o técnico respondeu que só tinha encontrado “publicações jornalísticas”, a resposta do funcionário de Moraes foi: “Use a sua criatividade rsrsrs”. A expressão passou a ser usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para criticar outras decisões de Moraes.

    X

    Espaço de debate público em que os brasileiros podem expressar livremente suas opiniões, criticar as autoridades e apontar os abusos do Judiciário. Para os ministros do STF, trata-se de uma ameaça ao Estado Democrático de Direito e à liberdade de expressão. Antigo Twitter.

    Diários

    "Nada vai acontecer até Trump estar à mesa com Putin"

    Crusoé Visualizar

    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Duda Teixeira Visualizar

    Deputado quer fim de sigilo de informações do Palácio do Planalto

    Crusoé Visualizar

    PDT - de Lupi e Queiroz - avalia apoiar CPMI do roubo das aposentadorias

    Wilson Lima Visualizar

    O único acordo em Istambul

    Crusoé Visualizar

    Procurador do TPI se afasta temporariamente do cargo

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A boa-nova da IA

    A boa-nova da IA

    Visualizar notícia
    A liberdade de escolher o próprio risco

    A liberdade de escolher o próprio risco

    Visualizar notícia
    AGU não é advogada da Janja

    AGU não é advogada da Janja

    Visualizar notícia
    Biblioteca imaginária

    Biblioteca imaginária

    Visualizar notícia
    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Visualizar notícia
    De terno e sem fuzil

    De terno e sem fuzil

    Visualizar notícia
    Deputado quer fim de sigilo de informações do Palácio do Planalto

    Deputado quer fim de sigilo de informações do Palácio do Planalto

    Visualizar notícia
    Dia da Derrota

    Dia da Derrota

    Visualizar notícia
    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Visualizar notícia
    Letargia parlamentar

    Letargia parlamentar

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    2024

    Janjapalooza

    jogo do tigrinho

    José Luiz Datena

    Pablo Marçal

    Taxadd

    < Notícia Anterior

    A lógica do cisne catalão

    20.12.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Israel e Arábia Saudita

    03.01.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Duda Teixeira

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (3)

    Sandra

    2024-12-27 18:30:29

    Avelar, as trapalhadas no nosso país me lembram muito o FEBEAPA, de Stanislaw Ponte Preta; se ele ainda fosse vivo já estaria sendo processado e preso.


    Gabriel Mateus Machado Fucks

    2024-12-27 08:01:32

    A política brasileira é muito tosca mesmo. Feliz ano novo a toda equipe do antagonista!!!


    Avelar Menezes Gomes

    2024-12-27 06:17:40

    Como diz o Macaco Simão , esse é o país da piada pronta . Quer coisa mais canhestra do que esse golpe de estado planejado em 22 e revelado em 24? E a enésima tentativa do Lula de se cacifar para o Nobel da Paz? Se ainda existissem hoje, daria um bom enredo para Os Trapalhões


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (3)

    Sandra

    2024-12-27 18:30:29

    Avelar, as trapalhadas no nosso país me lembram muito o FEBEAPA, de Stanislaw Ponte Preta; se ele ainda fosse vivo já estaria sendo processado e preso.


    Gabriel Mateus Machado Fucks

    2024-12-27 08:01:32

    A política brasileira é muito tosca mesmo. Feliz ano novo a toda equipe do antagonista!!!


    Avelar Menezes Gomes

    2024-12-27 06:17:40

    Como diz o Macaco Simão , esse é o país da piada pronta . Quer coisa mais canhestra do que esse golpe de estado planejado em 22 e revelado em 24? E a enésima tentativa do Lula de se cacifar para o Nobel da Paz? Se ainda existissem hoje, daria um bom enredo para Os Trapalhões



    Notícias relacionadas

    A boa-nova da IA

    A boa-nova da IA

    Duda Teixeira
    16.05.2025 03:30 10 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Literatura de protesto em muro

    Literatura de protesto em muro

    Rodolfo Borges
    16.05.2025 03:30 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Quanto menos Legislativo, melhor para o Executivo

    Quanto menos Legislativo, melhor para o Executivo

    Leonardo Barreto
    16.05.2025 03:30 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    De terno e sem fuzil

    De terno e sem fuzil

    João Pedro Farah
    16.05.2025 03:30 6 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso