Celso Amorim vai mais uma vez à Rússia
Celso Amorim (foto), o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, embarcou nesta sexta-feira, 19, rumo a oito dias de peregrinação pela Europa. Entre os eventos que o enviado de Lula irá tratar, está uma "reunião internacional de altos funcionários responsáveis por questões de segurança" em Moscou. Há a expectativa de que ele...
Celso Amorim (foto), o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, embarcou nesta sexta-feira, 19, rumo a oito dias de peregrinação pela Europa. Entre os eventos que o enviado de Lula irá tratar, está uma "reunião internacional de altos funcionários responsáveis por questões de segurança" em Moscou. Há a expectativa de que ele se encontre com o presidente russo, Vladimir Putin.
Antes disso, ele vai a Paris se reunir com uma autoridade francesa não revelada. Após deixar a Rússia, ele terá encontro com autoridades alemãs em Berlim.
É a segunda vez, desde que Lula tomou posse em janeiro do ano passado, que Amorim, de 81 anos, é escalado para uma viagem à Rússia. Na primeira, no ano passado, ele se encontrou com Putin em uma viagem que só se tornou conhecida após o seu retorno.
À época, Amorim disse que não havia "solução mágica" para resolver a guerra causada pela invasão russa ao território ucraniano. A fala, no entanto, motivou uma pressão para que o governo brasileiro levasse o seu representante para Kiev também.
Até certo ponto, Amorim enrolou o quanto pôde. Em uma entrevista à GloboNews, ele deu a desculpa na dificuldade de chegar até a Ucrânia. "Você conhece as rotas de avião? Acha que é fácil ir de Moscou a Kiev?", questionou a repórter que fez a pergunta. "Cada vez que surge um convite, não é um convite para conversar, é um convite para ir lá, para ver a guerra. Nós sabemos que a guerra é uma coisa terrível."
Depois de uma semana, Lula não teve escolha senão enviar Amorim para se encontrar em Kiev — incluindo aí, de fato, uma longa viagem de trem desde a fronteira com a Polônia. O representante brasileiro foi levado ao palco do massacre de Bucha, cometido por soldados russos.
Leia mais em Crusoé: Para Lula, Putin e Zelensky são “dois bicudos que vão ter de se entender”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2024-04-21 09:49:46O nanico Amorim é o embaixador perfeito para o país nanico sob ditadura de pôdres poderes acolitados contra a nação ... ah e preparemos os lombos que vem mais, muuuuuito mais.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-04-20 16:25:25Olha onde essa trupe do Descondenado está se metendo? Realmente tem coisas que dificilmente entenderemos. Não custa lembrar da recente visita da Narizinho à China, e porque não lembrar da Dilma, hoje no comando o dinheiro dos BRICs. Ruim de discurso mas foi uma boa guerrilheira durante sua juventude. É preocupante.
100413CAIO02
2024-04-19 16:44:44Amorim, tal qual seu chefe Lula, sempre pronto para paparicar e justificar os amigos. Ele, como seu chefe, só envergonha o povo brasileiro a cada viagem internacional!