ReproduçãoCelso Amorim, durante última ida a Ucrânia em 2023

Celso Amorim vai mais uma vez à Rússia

19.04.24 16:10

Celso Amorim (foto), o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, embarcou nesta sexta-feira, 19, rumo a oito dias de peregrinação pela Europa. Entre os eventos que o enviado de Lula irá tratar, está uma “reunião internacional de altos funcionários responsáveis por questões de segurança”  em Moscou. Há a expectativa de que ele se encontre com o presidente russo, Vladimir Putin.

Antes disso, ele vai a Paris se reunir com uma autoridade francesa não revelada. Após deixar a Rússia, ele terá encontro com autoridades alemãs em Berlim.

É a segunda vez, desde que Lula tomou posse em janeiro do ano passado, que Amorim, de 81 anos, é escalado para uma viagem à Rússia. Na primeira, no ano passado, ele se encontrou com Putin em uma viagem que só se tornou conhecida após o seu retorno.

À época, Amorim disse que não havia “solução mágica” para resolver a guerra causada pela invasão russa ao território ucraniano. A fala, no entanto, motivou uma pressão para que o governo brasileiro levasse o seu representante para Kiev também.

Até certo ponto, Amorim enrolou o quanto pôde. Em uma entrevista à GloboNews, ele deu a desculpa na dificuldade de chegar até a Ucrânia. “Você conhece as rotas de avião? Acha que é fácil ir de Moscou a Kiev?”, questionou a repórter que fez a pergunta. “Cada vez que surge um convite, não é um convite para conversar, é um convite para ir lá, para ver a guerra. Nós sabemos que a guerra é uma coisa terrível.”

Depois de uma semana, Lula não teve escolha senão enviar Amorim para se encontrar em Kiev — incluindo aí, de fato, uma longa viagem de trem desde a fronteira com a Polônia. O representante brasileiro foi levado ao palco do massacre de Bucha, cometido por soldados russos.

Leia mais em Crusoé: Para Lula, Putin e Zelensky são “dois bicudos que vão ter de se entender”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O nanico Amorim é o embaixador perfeito para o país nanico sob ditadura de pôdres poderes acolitados contra a nação ... ah e preparemos os lombos que vem mais, muuuuuito mais.

  2. Olha onde essa trupe do Descondenado está se metendo? Realmente tem coisas que dificilmente entenderemos. Não custa lembrar da recente visita da Narizinho à China, e porque não lembrar da Dilma, hoje no comando o dinheiro dos BRICs. Ruim de discurso mas foi uma boa guerrilheira durante sua juventude. É preocupante.

  3. Amorim, tal qual seu chefe Lula, sempre pronto para paparicar e justificar os amigos. Ele, como seu chefe, só envergonha o povo brasileiro a cada viagem internacional!

Mais notícias
Assine agora
TOPO