“O objetivo é ser visto”, diz comandante da GLO em portos
As Forças Armadas começaram a atuar na última segunda-feira, 6, em portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo, executando a operação de Garantia da Lei e da Ordem, GLO, decretada por Lula sob o pretexto de combater o crime organizado. A reportagem de capa de Crusoé nesta semana mostra que os militares...
As Forças Armadas começaram a atuar na última segunda-feira, 6, em portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo, executando a operação de Garantia da Lei e da Ordem, GLO, decretada por Lula sob o pretexto de combater o crime organizado. A reportagem de capa de Crusoé nesta semana mostra que os militares não tiveram muito o que fazer, apesar dos vários registros em imagens da operação.
O comandante da GLO, vice-almirante Renato Rangel Ferreira, disse à reportagem que o objetivo é exatamente "ser visto". "A gente quer que a população e as forças adversas, como os criminosos, nos vejam. Assim comunicamos segurança. A população vai se acostumar, e esperamos que o nível de violência baixe”, comentou.
Ao detalhar a operação, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reconheceu que os militares vão apenas auxiliar a Polícia Federal num trabalho que já é feito. “Vamos abrir o contêiner, mas para isso a Receita Federal ou a Polícia Federal estarão do nosso lado. Queremos que seja assim. Não queremos roubar o protagonismo de ninguém, apenas apoiar entes que sofrem com limitação de pessoas ou de recursos materiais”, reforçou Ferreira.
Apesar de prometer combate ao crime organizado, a operação de GLO não contempla nenhum dos 11 estados com as maiores taxas de homicídio do país e ainda se restringiu a áreas que já estão sob responsabilidade da União.
Assine Crusoé e leia mais detalhes sobre o início da operação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-11 13:25:12Em se tratando de combater o crime organizado Lula tem muita experiência. Só o quadrilhas ele e seu "honroso" PT já participaram de muitas.