Brasil comercializa alimentos com Cuba. Mas e o tal bloqueio?
O governo brasileiro divulgou uma nota nesta quinta, 26, anunciando "com satisfação" o reconhecimento, por parte das autoridades cubanas, da equivalência de sistemas de inspeção sanitária. O passo é necessário para que o Brasil possa exportar para a ilha comunista com mais facilidade produtos lácteos, carne bovina, suína e de aves e produtos do mar....
O governo brasileiro divulgou uma nota nesta quinta, 26, anunciando "com satisfação" o reconhecimento, por parte das autoridades cubanas, da equivalência de sistemas de inspeção sanitária. O passo é necessário para que o Brasil possa exportar para a ilha comunista com mais facilidade produtos lácteos, carne bovina, suína e de aves e produtos do mar.
A negociação derruba um dos mitos do governo petista, o de que Cuba não se desenvolve por causa do "bloqueio americano". Após os protestos contra a ditadura em 2021, Lula (com o ditador Miguel Díaz-Canel na foto) disse que Cuba, sem o bloqueio, seria uma Holanda. Em visita a Havana em setembro deste ano, Lula afirmou que “Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal.”
O anúncio oficial desta quinta, porém, prova que a ilha tem liberdade para comercializar com outros países que não os Estados Unidos, como faz com o Brasil. Segundo o governo brasileiro, o Brasil exportou 57,9 milhões de dólares no ano passado em proteína animal, lácteos e pescados para Cuba, o equivalente a 43,3 mil toneladas de alimentos. Na contramão, a ilha exportou para o Brasil 832,4 milhões de dólares no ano passado, o equivalente a 430,8 mil toneladas de alimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Odete6
2023-10-28 05:14:04A gente vê esses marginais faccionados de desonrados cabelos brancos (alguns apenas fiapos ainda visíveis) e se lembra da frase atribuída a Rui Barbosa: "os canalhas também envelhecem". São esses párias e suas condutas repulsivas, um vergonhoso legado para as novas gerações e para a História!
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-27 16:02:33Só que esse tipo de percepção do problema do embargo ou os números sobre importação e exportação que Cuba, faz ou deixa de fazer não chega na cabecinha dos eleitores de Lula. São semianalfabetos que ainda estão aguardando a cervejinha e a picanha. Ai daquele que disser que Lulapai não cumprirá suas promessas de campanha.
Adriano
2023-10-27 15:29:34Haja charuto pra pagar a comida q
Paulo Fernando Sardo de Abreu Pereira
2023-10-27 05:59:11Eu gostaria de saber que produtos nós brasileiros importamos de Cuba, alguém sabe?
Odete6
2023-10-27 00:21:03E pra começar, CUBA NÃO TEM AUTORIDADES, tem apenas "autoritários". E é justamente por isso que "emperrou no tempo", com os perversos moleques que a desgovernam utilizando as desculpas que lhes são típicas para justificar a tragédia do país: transferir aos outros a sua própria culpa pela predação do seu próprio país.
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-10-26 19:32:54E O PIOR É QUE SERÁ EXPORTAÇÃO GRÁTIS POIS A DITADURA CUBANA NÃO PAGA NINGUÉM, QUE DIRÁ O OTÁRIO POVO BRASILEIRO. MAIS UM CALOTE CUBANO.
Jose Nilton Sant Anna Machado
2023-10-26 19:21:29Ah essa realidade malvada que insiste em desmentir as narrativas....