Putin diz que Prigozhin tinha “destino complicado”
Vladimir Putin acabou de quebrar o silêncio sobre a morte do ex-líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin, passadas quase 24 horas do fato. Desafeto do regime de Vladimir Putin desde o motim em solo russo em junho, Prigozhin estava na lista de passageiros de uma aeronave da Embraer que caiu abruptamente ao norte...
Vladimir Putin acabou de quebrar o silêncio sobre a morte do ex-líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin, passadas quase 24 horas do fato.
Desafeto do regime de Vladimir Putin desde o motim em solo russo em junho, Prigozhin estava na lista de passageiros de uma aeronave da Embraer que caiu abruptamente ao norte de Moscou ontem, quarta-feira, 23 de agosto.
Putin apenas descreveu Prigozhin como um “empresário talentoso” que cometeu “erros graves” e tinha um “destino complicado”.
“Esta era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários, tanto para si como no momento em que lhe pedi ele o faça, pela causa comum, como nestes últimos meses”, disse o autocrata russo.
Ele também prestou condolências às famílias de todas as 10 vítimas fatais abordo da aeronave.
Vídeos da queda apontam para a conclusão de que o caso se trata de um assassinato.
O canal do grupo Wagner no Telegram, Grey Zone, confirma a morte de Prigozhin e afirma que o avião foi derrubado pelo sistema de defesa antiaérea da Rússia. Mas essa informação não foi confirmada.
O objetivo do regime com o silêncio é banalizar e, por fim, apagar do debate público a presumida morte de Prigozhin.
O modus operandi é o mesmo visto nas mortes de outros desafetos de Putin.
Apesar de o Kremlin não ter se pronunciado oficialmente, a agência de notícias estatal russa Tass publicou notas sobre a queda.
A Tass informou que o ex-líder mercenário estava na lista de passageiros e que todos a bordo morreram.
Segundo a agência, foi aberta uma investigação sobre a queda.
A Tass também é usada pelo Kremlin para silenciar a notícia do assassinato de Prigozhin.
O topo da página principal do site da agência está repleta de notas sobre a Ucrânia e a Cúpula do Brics, da qual Putin não participou presencialmente por ser alvo de mandado de prisão por crimes cometidos na invasão.
A Tass usa a guerra e o Brics para sobrecarregar o noticiário.
Às 10h45 desta quinta, 24, as primeiras nove notícias do site tratavam de um desses dois temas. A última nota sobre Prigozhin estava por volta da 20ª posição cronológica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Lena
2023-08-31 05:33:25O Putin embotocado nem se abala!!!!
Luiz
2023-08-25 16:29:57Verdade. Todos nós temos um destino final complicado. Aí, tem algumas pessoas que descomplicam a vida de outros antes da hora. Se bem que esse cara do Wagner era um bandido assassino também.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-25 10:57:10Putin, seu destino é bem simples...
Amaury G Feitosa
2023-08-25 08:51:28Em 1937 sob total fracasso e inigualável terror Stalin que destruiu a Rússia mandou fuzilar 2/3 da cúpula do PC/URSS restando os medíocres da KGB da qual Putin é oriundo ... e a história sempre se repete na tragédia ... ah inclusive aqui, num é Lula ??? aguardem manés !!!
Iara Belli Passos
2023-08-25 00:51:57Ai ele resolveu descomplicar....
Adriano
2023-08-24 16:20:08Esse é assacínico. Sem o menor pudor. Vamos ver até quando a aristocracia vai aguentar os prejuízos causados por este monstro até ele morrer.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-24 14:26:45Lula, cuidado com seus amigos! Putin é muito traiçoeiro (= você) e vc poderá se tornar um desafeto dele...