Por que a tal de 'nova ordem mundial' é uma má ideia?
Reestruturação almejada por China e Rússia, duas autocracias, não deveria ser sequer considerada por um governo representativo de nossas aspirações democráticas
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Qualquer sugestão, proposta, imposição ou surgimento de uma nova ordem política e econômica, a mais forte razão, uma ordem que seja global, implica, necessariamente, a ruptura com a ordem pré-existente, em curso ou vigência num determinado período ou região. Normalmente, quaisquer ordens existentes são naturalmente transformadas a partir de mudanças estruturais nos sistemas econômicos e regimes políticos sobre os quais se sustentavam durante certo tempo. Mudanças “transformacionais” sempre ocorreram ao longo de toda a história humana, mesmo naqueles impérios mais solidamente estabelecidos ao longo de séculos. As rupturas são mais raras, sobrevindo como resultados de grandes catástrofes, guerras civis ou de agressão por um império mais forte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-06-14 17:13:42O curioso é que Rússia e China têm interesses objetivos e rancores históricos para avançar para o desafio revisionista. O Brasil petista parece apenas ter uma ânsia ideológica a satisfazer, pois não consigo ver o que tem a ganhar com o seu alinhamento a Rússia e China e o arruinar do conserto internacional vigente. Ele deveria, pelo contrário, melhor se encaixar no modelo integracionista internacional através do comércio, no que só tem a ganhar com sua estabilidade e paz
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-06-14 12:54:32A sua pergunta pode facilmente ser respondida. O grande ladhao quer que o Brasil seja uma autocracia.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-06-12 19:14:14Lula, como líder mundial é irrelevante. Sonha em ser admirado e tem um ego enorme e absolutamente desproporcional à sua real e insignificante estatura. Quando abre a boca percebe-se sua ignorância cultural e nos ridiculariza como nação. Fala bobagens e mentiras sem se envergonhar. Usa a Presidência do nosso país p/ enriquecer a si mesmo e eventualmente aliados, parentes e amigos. Inescrupuloso, alia-se a ditadores como Maduro q está 100% envolvido c/ o narcotráfico. Viva a Lava Jato!
Peter
2023-06-10 12:27:53Muito bom, muito profundo!
João Darcy da Rocha Júnior
2023-06-09 23:41:42Para Lula, os interesses do governo não são os do povo. São os dele próprio.
Eduardo Andrade Bahiense
2023-06-09 18:39:59Texto fantástico. Obrigado