Dificuldade para privatizar
A intenção do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), de privatizar estatais para receber socorro do Tesouro Nacional esbarra na resistência dos líderes de deputados estaduais. Líderes dos dois blocos independentes e do bloco de oposição na Assembleia Legislativa de Minas são contra as privatizações e contra o o congelamento de salários do funcionalismo, como...
A intenção do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto), de privatizar estatais para receber socorro do Tesouro Nacional esbarra na resistência dos líderes de deputados estaduais.
Líderes dos dois blocos independentes e do bloco de oposição na Assembleia Legislativa de Minas são contra as privatizações e contra o o congelamento de salários do funcionalismo, como exige o Tesouro para ajudar o estado a equilibrar suas finanças.
Eles preferem que Zema renegocie a dívida que a União teria com o estado por não compensar perdas com a Lei Kandir, que isentou exportações do pagamento de ICMS. Pelos cálculos dos parlamentares, Minas teria um passivo de R$ 135 bilhões a receber.
Os deputados estaduais usam como argumento uma avaliação que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, teria feito sobre o regime de recuperação fiscal no estado vizinho, ao presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus. Segundo deputados, Patrus ouviu de Witzel que o Rio não teve vantagens com a ajuda federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2019-06-10 19:15:50A esquerda vai minguar para sempre. Não vai passar de 15% doravante. Vai minguar porque é feita de mentira, de maldade, de intolerância! Este país vai mudar para melhor, sim!
Alan
2019-06-09 19:06:00Todos os deputados estaduais e federais de todos estados brasileiros são contras as privatizações de estatais.........lógico......é lá que estão "empregados" por conveniência de cada um.......os seus parentes, amigos, vizinhos, cabos eleitorais....etc.etc.etc. com alto salários, estabilidade funcional, ótimos planos de saúde.....não precisam "bater ponto de entrada e nem de saída".......é uma mamata geral.......
Uirá
2019-06-09 17:06:45PS. Qualquer tentativa de vincular privatizações a não aprovação da reforma deveria valer só para uma reforma menor do que 1 trilhão. Mesmo se este fosse o caso, o que não deve ser, ainda assim o discurso poderia ser feito exatamente por seu caráter pedagógico, ou é 1 trilhão ou mais, ou então tem que ter privatizações. Afinal de contas, é fácil andar com carro beberrão quando não é vc quem paga, quem paga pela corrupção e pela ineficiência não são os políticos nem os corruptos, é o cidadão.
Uirá
2019-06-09 16:18:10Com a hecatombe produzida pelo PT e pelos corruptos, não é necessário convencer o cidadão que um estado paquiderme somente leva a tudo o que estamos vendo: desemprego, corrupção, serviços caros e/ou de má qualidade (o exemplo mais clássico é a falta de saneamento, estradas ruins), fisiologismo. Não há momento mais propício para que se comprove ao povo que o Estado é o hábitat natural dos corruptos e preguiçosos, o paraíso onde os parasitas podem se instalar e nunca mais sair.
Uirá
2019-06-09 16:06:30A relação preço alto/monopólio é o argumento ideal para se "explicar" ao cidadão pq a concorrência é necessária e pq monopólios devem ser evitados a todo custo. Não só isto, deveria ser proposto algum arcabouço para serviços de utilidade que fomentassem a concorrência, inclusive ao Estado, monopólio não. Independentemente de serem feitas as privatizações ou não, a lição do que é liberalismo e como ele pode impactar a vida das pessoas para trazer maior bem-estar social pode ser transmitida.
Uirá
2019-06-09 16:01:00A lógica é simples, se o cidadão vai ser sacrificado pela reforma, não faz sentido que estatais caras, ineficientes e que são verdadeiros focos de corrupção sejam mantidas às custas do contribuinte, elas têm que ser vendidas antes de que haja uma reforma da previdência. É a oportunidade de se explicar de forma didática que monopólios são construídos às custas do povo, com certeza não há um só cidadão que não considere que os serviços e produtos das estatais são caros.
Uirá
2019-06-09 15:58:01Dificilmente o Novo conseguirá privatizar qq estatal em MG, tal como o sujeito que não pode sair de férias para que não descubram suas falcatruas, as estatais estaduais não podem ser vendidas para não acabar com os cabides de emprego e para não serem auditadas. O PT se vale da reforma para tentar desgastar o governo, o Centrão para obter vantagens e, ambos, para fugir da cadeia. Pq o Novo com outros parlamentares não podem usar a reforma para exigir privatizações em âmbito federal e estadual?
ARAGUACI
2019-06-09 14:59:39Se acha que não teve vantagens com a ajuda federal é só dispensar e pronto. Tchau, obrigado.
LuisR
2019-06-09 14:05:59Força aí Zema. Sei que por dentro gostaria de mandar esse covil tomar na tarraqueta. Quanto não sei, mas é questão de tempo!
Fátima
2019-06-09 13:49:58Ótimo, se tem outro caminho. Por que não usa-lo?