O que revela o telefonema de Maduro para Lula
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), publicou uma mensagem nesta segunda, 31, falando de sua conversa com Lula, ao lado de uma imagem dos dois (foto). "Mantive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula, com quem concordamos em retomar a agenda de cooperação binacional entre nossos países....
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), publicou uma mensagem nesta segunda, 31, falando de sua conversa com Lula, ao lado de uma imagem dos dois (foto).
"Mantive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula, com quem concordamos em retomar a agenda de cooperação binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição!", escreveu o ditador.
Maduro não é reconhecido pelo Brasil como o presidente da Venezuela. O governo brasileiro não tem relações com ele, e sim com Juan Guaidó. Mas nada impede Lula de falar com quem ele quiser. "O presidente eleito tem liberdade de falar com qualquer pessoa e de se expressar, como qualquer cidadão brasileiro", diz o advogado Alexandre Rollo, especialista em direito eleitoral.
A "disposição" de que fala Maduro confirma o desejo dos que integrarão o próximo governo brasileiro de reconhecer a ditadura vizinha. Lula, aliás, sempre desprezou Guaidó e já o chamou de "impostor".
Mas o gesto que está sendo esperado de Lula poderá ter consequências. Há dúvidas, por exemplo, sobre o futuro da Operação Acolhida. Criada em 2018, a ação já atendeu a mais de 700 mil venezuelanos. Lula nunca se referiu à operação, que está vinculada à Casa Civil. Para piorar as coisas, os dois nomes cotados para ocupar o cargo são de petistas roxos: Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann.
Outra preocupação é com a concessão de refúgio aos venezuelanos. Atualmente, eles regularizam a situação migratória com relativa facilidade e ganham auxílio emergencial e acesso ao Sistema Único de Saúde. Também são vacinados e enviados para outras cidades.
O que causa incômodo aos petistas é que a mera admissão de que existam refugiados venezuelanos implica uma condenação da ditadura de Nicolás Maduro. Foram a gestão econômica desastrosa e a repressão política que forçaram 7 milhões de venezuelanos a abandonar o país.
Ao abraçar Maduro, Lula poderá mudar a narrativa e passar a chamar os refugiados apenas de migrantes. Seria um passo para considerar a Venezuela não como uma ditadura, e sim como uma democracia. Vale lembrar que, em 2005, o petista já chegou a dizer que a Venezuela tinha "excesso" de democracia. É assim que funciona a sua cabeça.
Considerar a Venezuela como uma democracia e reconhecer Maduro ainda poderia ser um passo para alcançar outro objetivo.
"Não tenho dúvidas de que Lula apoiará Maduro. Isso faz parte do discurso e da política externa do PT. Eles sustentarão que a Venezuela é uma democracia para poder reintegrá-la ao Mercosul. Como ditadura, o país não poderia ser incluído porque isso iria contra as regras do bloco", diz Dorival Guimarães Pereira Jr, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.
No próximo ano, caberá aos brasileiros pressionar o próximo governo para que a ajuda humanitária aos venezuelanos não seja abandonada. Além disso valerá indagar se, com a tal "retomada da agenda de cooperação binacional" a ditadura irá pagar os 657 milhões de dólares que deve ao BNDES, segundo o site do banco. O valor é equivalente a 3,4 bilhões de reais e saiu do bolso dos contribuintes brasileiros. Lula cobrará a dívida de seu amigo ditador? A ver.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Zeneide Rodrigues Sa
2022-11-03 10:02:11O passador está de volta. um horror.
MAXBOM
2022-11-03 08:34:56É claro que esse fraudulento não podia ganhar as eleições. Fecharam os olhos e os ouvido pra eleger esse marginal, colocando no Bozo culpa de tudo mais e aquilo como Genocida, Miliciano, Orçamento Secreto; e esqueceram que do outro lado tinha o Lula.
Maria
2022-11-03 02:26:17Lula vai transformar o Brasil numa Venezuela. Quando o brasileiro acordar, já era… Aguardemos!!…
Ricardo Nery
2022-11-03 00:45:51Lula vai cobrar a Maduro o que deve ao BNDES!! Claro que sim!! Fumando charuto cubano e tomando uma cachacinha!! Cumpanheiro vai dizer que só tem meia-dúzia de barris de petróleo e ele vai aceitar..
Lucia
2022-11-03 00:08:52Parece que vamos acabar sustentando venezuelanos, argentinos, cubanos, bolivianos, e o que mais vier… agora, quem vai nos sustentar? A boa e velha classe média brasileira que carrega esse navio nas costas há décadas?? Não me importo de ajudar os nordestinos - são nossos conterrâneos! - mas daí a sustentar a América Latrina, há uma grande diferença! Socorro!
Renata
2022-11-02 23:37:11Mercadante e Gleisi, pai do céu! Pára o Brasil que eu quero descer.
ROGERIO
2022-11-02 22:55:04Maduro esqueceu de conversar com Alckmin, que será de fato o próximo presidente do Brasil. O PT se deixou enganar pra agradar o centro e atrair o eleitor indeciso. Mas Lula está doente, velho e sem forças pra governar até o fim do mandato.
Euclides Aurélio Batista Da Costa
2022-11-02 20:14:30Porque não , com um processo de transição transparente como condicionante da reintegração a comunidade internacional??
ROSA
2022-11-02 19:30:18REVELA A MESMA RELAÇÃO QUE TEM COM OS OUTROS ESQUERDISTAS E CUM...., GRANDES AMIGOS E COMPANHEIROS DELE E DE TODOS PETISTAS E ESQUERDAS, AGORA MUITO MAIS AINDA, DEVEM REALIZAR OS ANTIGOS PROJETOS !! O BRASIL JÁ ERA, ADEUS ELEIÇÕES, PODER ETERNO E SÓ DEUS PRA NOS AJUDAR, TEM MUITA GENTE QUE HOJE COMEMORA QUE TALVES CHORE MUITO DEPOIS TAMBÉM !! QUE DEUS ILUMINE A MENTE E O CORAÇÃO DESSE POVO !!
Alessandro
2022-11-02 18:20:20A conversa foi: agora está tudo podre e dominado. Na Argentina os fanfarrões que sempre nos chamaram de índios e de m@caquis já estão anunciando “moeda única”: a nossa, meio barro, meio tijolo, e a deles, que equivale a um papel higiênico usado. A metade honesta e trabalhadora dos brasileiros tem que reagir. Acabaram de gritar aqui na vizinhança “à força se preciso”, mas isso foi o que gritaram aqui ao lado, sei lá… 🤷🏻♂️ hehe