Secretaria de Cultura da Argentina

Cristina Kirchner, no tribunal e nas pesquisas

21.05.19 16:31

Esta terça-feira, 21, foi o primeiro dia do julgamento em que a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner é acusada de chefiar uma organização criminosa na Argentina.

Segundo a acusação, Cristina usou seu poder na Casa Rosada para direcionar a contratação de empresas para obras viárias a favor de Lázaro Báez, um empresário próximo ao falecido presidente Néstor Kirchner.

“Uma parte desse dinheiro fez o caminho inverso a favor de Néstor Kirchner, Cristina Fernández e seus filhos, Máximo e Florencia Kirchner, por meio de várias operações de lavagem de dinheiro baseadas na atividade hoteleira e no aluguel de propriedades”, diz a acusação.

Apesar de estar no banco dos réus e de ter tido a prisão preventiva decretada em cinco ações, Cristina está em primeiro lugar nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro. No sábado, 18, ela anunciou que irá concorrer como vice em uma chapa com o peronista Alberto Fernández.

Uma pesquisa feita pela consultoria Nueva Comunicación após o anúncio da chapa Alberto-Cristina coloca a dupla com 41% das intenções de voto. O atual presidente, Mauricio Macri, aparece com 31%.

“O julgamento de Cristina não afeta muito o peronismo. Os temas judiciais são muito obscuros e opacos para a maior parte da população”, diz o cientista político argentino Julio Burdman, da Universidade de de Buenos Aires. “Além disso, o julgamento não deverá evoluir muito nos próximos meses.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acabar com a Educação de um País dá nisso mesmo, não "entende" o que se passa e seguem perpetuando os erros. Vide Brasil com o nove dedos e a Dilmanta. E um País com a educação de excelencia que já teve a Argentina em face a toda a A.L.

  2. Infelizmente, a Argentina é arrogante até para isso, para aprender com os erros e acertos dos vizinhos. Se bem que Dilma era 1a nas intenções de voto para Senadora em MG e deu no que deu. É preciso saber que instituto de pesquisa lá está por trás desses números.

  3. Coitado dos hermanos, definitivamente o argentino não sabe votar, um país rico , saqueado pelos políticos ladroes da esquerda populista!! Lamentável

    1. Concordo. Eles se iludem. Ficam esperando os cargos e os benefícios de poucos porque para o pobre nada muda a economia só se deteriora mais.

    2. Me lembra de um país, bem próximo de nós. Vai Brasil!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO