Lewandowski suspende ação que mira Lula por tráfico de influência
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 2, a suspensão de uma ação penal que mira o ex-presidente Lula pela suposta prática dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O processo, decorrente da Operação Zelotes, corre na 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal. A...
O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 2, a suspensão de uma ação penal que mira o ex-presidente Lula pela suposta prática dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O processo, decorrente da Operação Zelotes, corre na 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal. A decisão de Lewandowski vale até que o Supremo julgue um pedido da defesa de Lula para encerrar a ação penal em definitivo.
O Ministério Público Federal acusa o ex-presidente de ter participado, durante a gestão Dilma Rousseff, de negociações irregulares para a conclusão do processo de compra de 36 caças do modelo Gripen — aeronaves de combate —, fabricados pela empresa sueca Saab entre 2013 e 2015. Um dos filhos do petista, Luis Cláudio Lula da Silva teria recebido propina de um lobista para que o pai usasse sua influência sob a sucessora no governo federal.
Lewandowski atendeu pedido da defesa de Lula no âmbito do mesmo processo em que autorizou, no ano passado, o compartilhamento com os advogados do petista do acervo da Operação Spoofing, que investigou ataques hacker às contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato.
O ministro anotou que mensagens obtidas pela Spoofing indicam que os procuradores Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita, que atuam no Distrito Federal e subscrevem a denúncia, "jamais deixaram de reconhecer a fragilidade das imputações que pretendiam assacar" contra Lula. "A título de exemplo, ressalto uma passagem na qual o próprio Hebert admite que não havia 'nada de anormal na escolha' (dos caças suecos)", sublinhou.
No entanto, Lewandowski frisou que, mesmo diante da suposta inconsistência das provas, os procuradores uniram-se a integrantes da Lava Jato de Curitiba para construir um caso contra Lula. Segundo o ministro, os membros da força-tarefa do Paraná não apenas "idealizaram" a denúncia, como revisaram a minuta da elaborada pelos procuradores do DF.
"Diante de tal quadro, a plausibilidade das alegações referentes ao cometimento de atos comissivos e omissivos, eivados pelos vícios da suspeição e incompetência, por parte dos Procuradores da República indigitados pela defesa – máculas, de resto, já identificadas neste e em outros feitos julgados por esta Suprema Corte - estão a sugerir, no mínimo, desabrido desrespeito ao seu dever legal de velar pela dignidade das respectivas funções e da própria Justiça, eis que evidenciam, quando menos, franca antipatia e, em consequência, manifesta parcialidade em relação à pessoa do reclamante", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
[email protected]
2022-03-04 13:31:26Mais uma decisão vergonhosa deste que devera ser um ministro imparcial, mas que sempre atua como defensor de Lula e seus companheiros de PT.
Antônio Do Socorro Nogueira Pereira
2022-03-03 16:31:16Esse supremo é o demais podre que existe no Brasil, os valores morais no Brasil estão invertidos, ou seja quem era corrupto virou honesto e vice-versa
Pronto Falei
2022-03-03 12:15:58Cadê o José, PTralha roxo para fazer seus comentários ridículos e de baixíssimo nível intelectual............kkkkkkkkkkkkkkkkk
Edmilson
2022-03-03 11:22:31PETISTA DE RAIZ, SEMPRE PETISTA!
Celso
2022-03-03 01:33:30Estes senhores aniquilam qualquer esperança de um Brasil melhor. Sem justiça verdadeira, não há esperança. Restará ao brasileiro buscar um futuro mais honroso em outro país.
Bartolomeu
2022-03-02 23:56:12Novidade pra alguém? Alguém acreditava ainda que essa múmia de 2000 anos faria algo diferente?
Antonio
2022-03-02 21:23:17lamentável a atitude de alguns membros do stf. decisões politicas. vergonha
Nyco
2022-03-02 20:48:50O LewandoWhisky é um dos representantes do ex-detento cachaceiro e maior ladrão da história da humanidade.
JOSEPH X
2022-03-02 20:21:32O STF está provando que LULA é a alma mais pura que pisa este solo brasileiro, conforme já bradou o delinquente. Em breve será declarado A QUARTA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
Júlio
2022-03-02 20:10:44Essa turma está a mais de 30 anos acobertando as artes dos políticos os é livrando-os da cadeia. Alguém tem alguma dúvida que estes são os principais responsáveis pelo caos que vivemos?