Não é possível censurar, declara Pacheco sobre eventos antivacina no Senado
Após a cerimônia de inauguração de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Senado, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (foto), minimizou nesta segunda-feira, 15, o uso do Salão Azul como palco para a disseminação de informações falsas sobre a vacina contra o novo coronavírus. Embora tenha taxado as manifestações antivacina de "negacionistas"...
Após a cerimônia de inauguração de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 no Senado, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (foto), minimizou nesta segunda-feira, 15, o uso do Salão Azul como palco para a disseminação de informações falsas sobre a vacina contra o novo coronavírus.
Embora tenha taxado as manifestações antivacina de "negacionistas" e as avaliado como um "desserviço", Pacheco argumentou que a casa precisa assegurar o direito de fala a todos.
"A posição da presidência do Senado e acredito que da massiva maioria é de defesa da ciência, da medicina, do uso de máscaras, da higienização das mãos, da vacinação do povo brasileiro. Naturalmente, há posições contrárias a isso. Essas posições já são conhecidas. São posições que nós reputamos como negacionistas e, portanto, indevidas. Mas o direito de dizer e de debater no Senado também é um direito que temos que assegurar. Não é possível fazer qualquer tipo de controle ou censura", pontuou.
O parlamentar abordou o assunto ao ser questionado sobre uma audiência pública em que parlamentares bolsonaristas e médicos antivacina fizeram declarações falsas ou sem nenhum embasamento científico, como a associação dos imunizantes ao aumento de casos de câncer.
O evento, promovido na segunda-feira, 14, foi organizado pelo senador Eduardo Girão, do Podemos, e teve a participação de outros bolsonaristas críticos à exigência da vacina, como a deputada Bia Kicis, do PSL, e o senador Marcos Rogério, do PL.
Memorial
O monumento permanente inaugurado pelos congressistas nesta tarde está localizado acima de um auditório do parlamento e é composto por 27 prismas iluminados internamente — cada um representa um estado brasileiro e o Distrito Federal.
Na solenidade, senadores que integraram a CPI da Covid cobraram do procurador-geral da República, Augusto Aras, a adoção de providências sobre o relatório final do colegiado, que propôs o indiciamento de 78 pessoas, além de duas empresas.
“O procurador não pode desconhecer que há jurisdição sobre a fiscalização dos seus trabalhos, que cabe ao Senado Federal. E nós vamos ter que exercer isso. Haja o que houver”, pontuou o relator da comissão, Renan Calheiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ferreira
2022-02-16 09:36:14“””” A hidrofobia (raiva humana) é uma doença viral aguda, progressiva e mortal, de notificação compulsória, individual e imediata aos serviços de vigilância sanitária municipal, estadual e federal. A hidrofobia (raiva humana) é uma antropozoonose causada por um RNA-vírus da família Rhabidoviridae (RABV), gênero Lyssavirus.”””” (e, aliás, sem a vacina ...)
Nyco
2022-02-15 22:34:58Enfim, o Pachequin está certo. Não podemos deixar q somente os imbecilizados queiram impor suas idéias. Temos que ouvir a ciência, não deputados, senadores e juízes, leigos no assunto, precisamos ouvir a ciência, e a ciência tem dois lados distintos; os q creem nas vacinas, passaporte vacinal e no fique em casa e morra de covid e fome. Por outro lado, os cientistas que são contra essas medidas ditatoriais, Não ao passaporte, SIM ao livre arbítrio, proteção, SIM, aos idosos e comorbitários.
NELSON VIDAL GOMES
2022-02-15 21:32:52Mas como é que o Senador Girão pode ser ao mesmo tempo pró-vida contra o aborto e antivida contra a vacina? E eu que pensa que a maior contradição do Brasil fosse o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Namastê!
Jaime
2022-02-15 20:38:49Pacheco tem razão e o presente artigo só fortalece minha determinação em não renovar a assinatura desta Revista em agosto deste ano. Médicos, bolsonaristas ou não, passaram por um centro universitário. E, mesmo que cidadãos comuns, não podem ser expulsos de umas das Casas do Congresso simplesmente por divergir da posição da maioria. Diverigir sem agredir verbal ou fisicamente. A Crusoé foi vítima de CENSURA e, hoje, defende a censura. Só podem se manifestar quem é a FAVOR. Ridículo.
Globo esselixo
2022-02-15 20:07:34Seus imbecis! As picadas não valem de nada; a COVID vai acabar por causa imunização natural de rebanho. Por isso enfiaram essa água de batata em vocês, 1 2 e 3 vezes, e vira a quarta, a quinta . Acorda manés!
Jose
2022-02-15 19:59:37Uma coisa é censura contra ideias divergentes, outra coisa é proibir delinquência. A sessão dos bozistas no senado foi pura delinquência, uma verdadeira apoteose ao genocídio. Simples assim.
JO EL
2022-02-15 18:35:59Se voce for macho senador, dispara o gatilho da CPI dos togados! Quem deve, teme, quem tem c. tem medo, porisso v. excelencia late mais nao morde. Os sinistros do supremo esperam pelo senhor. Faz favor, abra a CPI dos togados! NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e o LULADRAO caindo fora ja.
PAULO
2022-02-15 18:15:381- O senador evangélico e hipócrita chamado Girão, é contra o jogo de azar. Mas se une aos negacionistas, buscando fragilizar o Brasil pelas forças do acaso. A decisão já foi tomada: Bolsonaro investiu bilhões na compra de vacinas. Então, eu pergunto para esse medíocre senador: QUAL ERA O PROPÓSITO DE ABRIR ESPAÇO NO CONGRESSO, PARA NEGACIONISTAS CRITICAREM AS VACINAS? Ficou por ventura demonstrado, que o Bolsonaro investiu mal os nossos recursos, na compra das vacinas?
Júlio
2022-02-15 17:38:41Boa Amaury. Que democracia é essa que querem impor a vacinação e nem mesmo os parlamentares que foram eleitos pelo povo podem ser contrários ou discutir o assunto? Depois reclamam quando dizemos que estão tentando implantar o comunismo.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-15 17:10:30negacionista e covarde é este frouxo que se borrou de terror nas calças quando pediram o impedimento de um dos ditadores da corte solta ladrão ... cala-te idiota a nação cansou de estrupícios como você.