O 'timing' do lançamento de Rodrigo Pacheco ao Planalto
Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), têm defendido que o senador mineiro anuncie sua pré-candidatura ao Planalto até novembro deste ano. A data não foi sugerida à toa. O grupo quer criar um "fato político" de impacto antes das prévias presidenciais do PSDB, marcadas para o dia 21 do mesmo mês. O plano...
Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), têm defendido que o senador mineiro anuncie sua pré-candidatura ao Planalto até novembro deste ano. A data não foi sugerida à toa. O grupo quer criar um "fato político" de impacto antes das prévias presidenciais do PSDB, marcadas para o dia 21 do mesmo mês.
O plano é filiar Pacheco ao PSD de Gilberto Kassab até outubro -- hoje ele integra as fileiras do DEM -- e lançá-lo no mês seguinte como um presidenciável competitivo da chamada terceira via, que seria capaz de reunir forças de centro-esquerda e centro-direita para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula nas urnas no ano que vem.
Um dos objetivos do cronograma traçado é ofuscar as prévias tucanas, especialmente a figura do governador paulista João Doria, tido como o favorito para conquistar a indicação do PSDB na corrida ao Planalto -- os outros postulantes do partido são o governador gaúcho Eduardo Leite, o senador cearense Tasso Jereissati, que tende a desistir para apoiar Leite, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.
Aliados de Pacheco acreditam que a antecipação do lançamento da pré-candidatura do presidente do Senado possa, além de aumentar sua visibilidade na mídia para torná-lo mais conhecido nacionalmente, colocá-lo na dianteira dentro do chamado centro liberal nas negociações com partidos políticos e com o empresariado.
Lideranças do PSD acreditam que se Pacheco esperar as prévias tucanas para se lançar à Presidência, ele é quem será ofuscado pelo marketing político de Doria, que terá legitimidade para iniciar sua campanha presidencial antecipada caso vença as prévias.
Nos bastidores de Brasília, há dúvidas sobre o movimento de Kassab com Pacheco. Há quem aposte que o presidente do PSD pretende lançar o senador não para que ele dispute de fato a corrida presidencial como cabeça de chapa, mas para obter condições mais favoráveis em negociações com outros candidatos ao Planalto, quem sabe até garantindo ao partido um posto de vice.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VIDAL
2021-08-31 18:26:57"Democracia"! A defesa do Procurador da Republica aposentado Carlos Fernando da "democracia"do STF que combatia na Lava Jato,o silêncio de Moro sobre sua própria "suspeição"por este decretada e, por último, o "lançamento" da candidatura de Rodrigo Pacheco à Presidência, após ter "mandado às favas" o Chefe do Executivo, deixando de enviar o pedido de impeachment de um Ministro do STF ao Plenário do Senado, em afronta ao Sistema de Freios e Contrapesos dos Poderes."Revista democrática!" Namastê!
LUCIANO
2021-08-30 08:27:15Kassab apoiando Pacheco e não Lula ? Tem quem acredita ? Acho que ninguém. É bom para Pacheco, q ganha palanque (e não corre risco pois tem mais 4 anos como senador), divide o espaço de terceira via (aumentando a chance de Lula e Bolsonaro), bom para Kassab que terá algo em troca qdo rifar Pacheco, ótimo para Lula que acompanhará passo a passo a 3a via para miná-la. Só é ruim para o Brasil.
Vera
2021-08-29 19:48:50Esse aí nunca mais terá o meu voto e da maioria dos mineiros. Não vale um centavo!
maria s.q.escoda
2021-08-29 12:19:35Esse kassabkibecru tá armando a 2a via Bozolula! Vamos na 3a via,. sem vacilos: MoroTassoArturLeiteVieiraSimone e seus aliados.
JO EL
2021-08-29 11:39:06Este senhor certamente sera o mais votado, garanto que se ele nao errar, tera 1 voto e talvez o da mulher, se ela nao o trair. Dois votos ja e muita coisa pra este energumeno.
marci
2021-08-29 11:30:16Pacheco é uma versão mauricinho do Bolsonaro.
Leonardo
2021-08-29 10:47:40Quem são os tais aliados citados pelo jornalista? Por acaso é o funcionário do gabinete do senador?! E quais são as tais lideranças do PSD, o nobre jornalista entrevistou quais "lideranças do PSD"?
Marcia
2021-08-29 05:45:09Socorro...6 por meia dúzia!!!
ANTONIO
2021-08-28 21:40:53CACHORRO SAFADO, QUE TA LÁ POR INTERESSES ESPURIOS DA TURMA DO LOBBY DOS TRANSPORTES RODOVIARIOS. VAGABUNDO.
Vimar Maddarena
2021-08-28 18:08:10Se Lira tivesse faro canino, teria pautado o impedimento de Gilmar Mendes, e sentido pitiú que exala de Kassab. Será que nenhum presidenciável percebeu ainda, o ódio visceral que todos os brasileiros sentem por esse Ministro?