Crusoé
28.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Colunistas

A norueguesa de Cabul

A retirada pusilânime dos americanos do Afeganistão me levou a  escrever uma série de artigos indignados para O Antagonista. A tragédia em curso do outro lado do mundo cancelou, por um momento, o estado de torpor que o Brasil vem me infligindo. A quantidade de idiotices ditas sobre o Afeganistão e o Talibã também contribuiu...

Crusoe
Redação Crusoé
7 minutos de leitura 20.08.2021 03:10 comentários 10
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

A retirada pusilânime dos americanos do Afeganistão me levou a  escrever uma série de artigos indignados para O Antagonista. A tragédia em curso do outro lado do mundo cancelou, por um momento, o estado de torpor que o Brasil vem me infligindo. A quantidade de idiotices ditas sobre o Afeganistão e o Talibã também contribuiu para a minha indignação. Como vacina para a idiotice, resolvi ter uma segunda dose de um livro extraordinário — estou relendo O Livreiro de Cabul, da jornalista norueguesa Åsne Seierstad (pronuncia-se Ósne Zaiershtad).

Diários

Crusoé nº 426: A bancada do 8 de janeiro

Redação Crusoé Visualizar

Burkina Faso rompe relações com a França e acusa Macron de apoiar terroristas

Redação Crusoé Visualizar

Israel e Líbano fecham acordo preliminar para retirada parcial das tropas israelenses

Redação Crusoé Visualizar

Flávio faz aceno às mulheres após atrito com Michelle

Redação Crusoé Visualizar

"Está cheio de nego maluco no mundo", diz Lula ao comentar investimento em defesa

Guilherme Resck Visualizar

Os gargalos do mundo

Clarita Maia Visualizar

Mais Lidas

A bancada do 8 de janeiro

A bancada do 8 de janeiro

Visualizar notícia
A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A fatura chegou para a Rússia

A fatura chegou para a Rússia

Visualizar notícia
A União Soviética do Brasil

A União Soviética do Brasil

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Crusoé nº 426: A bancada do 8 de janeiro

Crusoé nº 426: A bancada do 8 de janeiro

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Meninas sacrificadas no altar da cautela ideológica

Meninas sacrificadas no altar da cautela ideológica

Visualizar notícia
Militância eleitoreira

Militância eleitoreira

Visualizar notícia
O que está em jogo no Ceará para além de Michelle e Flávio

O que está em jogo no Ceará para além de Michelle e Flávio

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Afeganistão

Artigo

Åsne Seierstad

burca

Coluna

Crusoé

Islã

Joe Biden

Mario Sabino

mulheres

O Livreiro de Cabul

opressão

retirada americana

sharia

Sultan Khan

Talibã

< Notícia Anterior

Meu Imbecil Pessoal

20.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Que saudade daquele bar horrível

20.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Selma

2021-08-29 10:45:01

Sou super fã dela! Eu já li 2 livros dela!


Roberto

2021-08-26 19:35:30

Mário Sabino, você é independente? Porque está sendo contrário ao seu chefinho Mainardi, que disse que Lula é o novo Biden…


VARLICE

2021-08-26 11:34:00

Sobre as leis da sharia tenho uma dúvida retórica: é proibido vender e consumir drogas, mas o Afeganistão é detentor de quase toda a produção de heroína do planeta - e consequentemente venda - para quem quiser comprar. Aliás, sua maior renda advém de tal prática. Ou seja, produção para consequente venda aos ímpios pode? Aí não tem problema?


Nyco

2021-08-24 23:04:40

Não mal comparando, o Sabino era uma estrela gigante vermelha, tipo a Betelgeuse, gigante no saber, no caráter e na bondade, vede o presente texto, onde mostra uma alma sensível, afável e humana. .... Mas, a partir do momento que se juntou com o Manardi, perdeu muito do brilho, parece que uma nuvem negra de poeira cósmica o envolveu e está dificultando essa estrela de brilhar novamente. Volta a brilhar Sabino! ... FORA DIOGO, seu psicopata!


LEANDRO AUGUSTO LIMA MARTINS

2021-08-23 15:23:55

Mulheres são responsabilizadas por homens e homens são responsabilizados somente pelos seus pares...mulheres sob este prisma só podem responsabilizar elas mesmas e filhos...


Samuel

2021-08-23 14:10:34

texto magnífico de se ler ! abordou um lado do islamismo que eu desconhecia. valorizo muito quando você aborda outros temas. para mim, é um grande aprendizado! os textos aborrecidos por nossa política tóxica você joga lá no antagonista. por aqui, siga com as suas digressões. ou crie uma coluna com nome digressões do mário. adiante ! muito obrigado!


Marcia

2021-08-23 09:22:41

Apesar da tristeza do assunto, adoro como o texto é formado e saber mais sobre esse assunto, ao qual teremos recorrentes e cruéis novidades


Nyco

2021-08-23 01:39:39

O Biden traidor jamais será perdoado por essa lambança, a imagem do país foi pra lama.


Luciane

2021-08-22 21:59:32

Excelente texto.


Leonardo

2021-08-22 20:47:01

Governos americanos queimaram mais de 1 trilhão de dólares dos cidadãos americanos para levar "algo" que os afegãos nunca desejaram. O Talibã não precisou tomar o poder ou o controle, eles ganharam de presente.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Selma

2021-08-29 10:45:01

Sou super fã dela! Eu já li 2 livros dela!


Roberto

2021-08-26 19:35:30

Mário Sabino, você é independente? Porque está sendo contrário ao seu chefinho Mainardi, que disse que Lula é o novo Biden…


VARLICE

2021-08-26 11:34:00

Sobre as leis da sharia tenho uma dúvida retórica: é proibido vender e consumir drogas, mas o Afeganistão é detentor de quase toda a produção de heroína do planeta - e consequentemente venda - para quem quiser comprar. Aliás, sua maior renda advém de tal prática. Ou seja, produção para consequente venda aos ímpios pode? Aí não tem problema?


Nyco

2021-08-24 23:04:40

Não mal comparando, o Sabino era uma estrela gigante vermelha, tipo a Betelgeuse, gigante no saber, no caráter e na bondade, vede o presente texto, onde mostra uma alma sensível, afável e humana. .... Mas, a partir do momento que se juntou com o Manardi, perdeu muito do brilho, parece que uma nuvem negra de poeira cósmica o envolveu e está dificultando essa estrela de brilhar novamente. Volta a brilhar Sabino! ... FORA DIOGO, seu psicopata!


LEANDRO AUGUSTO LIMA MARTINS

2021-08-23 15:23:55

Mulheres são responsabilizadas por homens e homens são responsabilizados somente pelos seus pares...mulheres sob este prisma só podem responsabilizar elas mesmas e filhos...


Samuel

2021-08-23 14:10:34

texto magnífico de se ler ! abordou um lado do islamismo que eu desconhecia. valorizo muito quando você aborda outros temas. para mim, é um grande aprendizado! os textos aborrecidos por nossa política tóxica você joga lá no antagonista. por aqui, siga com as suas digressões. ou crie uma coluna com nome digressões do mário. adiante ! muito obrigado!


Marcia

2021-08-23 09:22:41

Apesar da tristeza do assunto, adoro como o texto é formado e saber mais sobre esse assunto, ao qual teremos recorrentes e cruéis novidades


Nyco

2021-08-23 01:39:39

O Biden traidor jamais será perdoado por essa lambança, a imagem do país foi pra lama.


Luciane

2021-08-22 21:59:32

Excelente texto.


Leonardo

2021-08-22 20:47:01

Governos americanos queimaram mais de 1 trilhão de dólares dos cidadãos americanos para levar "algo" que os afegãos nunca desejaram. O Talibã não precisou tomar o poder ou o controle, eles ganharam de presente.



Notícias relacionadas

Que saudade daquele bar horrível

Que saudade daquele bar horrível

Redação Crusoé
20.08.2021 03:10 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Campanha suprema

Campanha suprema

Redação Crusoé
20.08.2021 03:10 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
O dono da Saúde

O dono da Saúde

Fabio Leite, Helena Mader
20.08.2021 03:10 19 minutos de leitura
Visualizar notícia
'Perdidinhos'

'Perdidinhos'

Redação Crusoé
20.08.2021 03:10 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso