Crusoé
16.10.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Diários

    'Discurso de 'se eu perder houve fraude' é discurso de quem não aceita a democracia', diz Barroso

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso (foto), afirmou na tarde desta quinta-feira, 28, que a cantilena de "se eu perder, houve fraude" é um discurso de quem "não aceita a democracia". O ministro reiterou que jamais foram documentadas fraudes nas urnas desde a adoção do sistema de votos eletrônicos, em 1996. Para...

    Redação Crusoé
    3 minutos de leitura 29.07.2021 14:49 comentários 10
    Luís Roberto Barroso
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso (foto), afirmou na tarde desta quinta-feira, 28, que a cantilena de "se eu perder, houve fraude" é um discurso de quem "não aceita a democracia". O ministro reiterou que jamais foram documentadas fraudes nas urnas desde a adoção do sistema de votos eletrônicos, em 1996.

    Para Barroso, as urnas eletrônicas consagram a democracia, porque uma das características do regime é a alternância no poder. "Uma fraude exigiria que muita gente no TSE e em toda a Justiça Eleitoral estivesse comprometida. Ia ser uma conspiração de muita gente. E íamos ter dificuldade de produzir consenso nessa fraude. Portanto, não há precedente e não há razão para se mexer no time que está ganhando", declarou.

    O magistrado discursou no dia em que Bolsonaro promete apresentar provas de uma suposta fraude no segundo turno das eleições de 2014, quando Aécio Neves, do PSDB, foi derrotado pela petista Dilma Rousseff. Barroso lembrou, desde já, que, à época, houve uma auditoria.

    "Desde 1996, jamais se documentou na vida brasileira um episódio de fraude. Em 2014, o candidato derrotado pediu auditoria no sistema. Foi feita a auditoria e o próprio partido e o candidato, que ficou vencido por pouco, diga-se de passagem, reconheceram que não houve fraude. Portanto, isso nunca aconteceu. Na experiência brasileira, nunca se documentou, porque o dia que se documentar, o papel da Justiça Eleitoral é imediatamente apurar. Ninguém tem paixão por urnas eletrônicas, nós temos paixão por eleições livres e limpas", declarou.

    Barroso afirmou haver uma crença de pessoas de "boa fé" de que a mudança somente resultaria em um mecanismo a mais de auditoria. O ministro argumentou, porém, que, embora a tese pareça lógica, não é verdadeira, uma vez que o voto impresso é menos seguro que o eletrônico. "Você não cria um mecanismo de auditoria menos seguro do que o objeto que está sendo auditado", pontuou.

    O presidente do TSE, então, elencou problemas vinculados à adoção do voto impresso. Barroso lembrou riscos de fraude em meio ao transporte, armazenamento e à contagem, além da quebra de sigilo. "Estamos falando do transporte de 150 milhões de votos em um país em que, em muitas partes, em muitas regiões, você tem problemas de roubo de carga, milícias, facções criminosas. Portanto, teremos que transportar 150 milhões de votos com o risco que isso envolve. Temos que armazenar esses votos, para que não apareçam votos dentro das urnas e, depois, temos que recontar esses votos a mão", comentou.

    "Eu fui contemporâneo da época da história do Brasil em que os processos eleitorais eram caracterizados por fraude. As fraudes se materializavam em urnas que desapareciam, em urnas que apareciam grávidas, em votos em branco que viravam votos para candidatos e toda eleição no Brasil tinha a suspeição da fraude. Aquelas mesas apuradoras com contagem manual de votos... Votos apareciam, votos desapareciam, tinha gente que comia votos", prosseguiu, acrescentando que a adoção das urnas eletrônicas pôs fim a um histórico de coronelismo e mapismo.

    Diários

    Governo francês sobrevive a duas moções de censura na Assembleia Nacional

    Redação Crusoé Visualizar

    Senado do Uruguai aprova legalização da eutanásia

    Redação Crusoé Visualizar

    "Lula é um sujeito de duas caras", diz seu ex-patrão Paulo Villares

    Duda Teixeira Visualizar

    Bombardeiro americano faz desenho indecente para Maduro

    Redação Crusoé Visualizar

    Putin entregará Assad por bases militares na Síria?

    Redação Crusoé Visualizar

    Boric implica Maduro em assassinato de opositor venezuelano no Chile

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    A guerra dos clãs de Gaza contra o Hamas

    Visualizar notícia
    A treta entre os 'prezados' Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro

    A treta entre os 'prezados' Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Boric implica Maduro em assassinato de opositor venezuelano no Chile

    Boric implica Maduro em assassinato de opositor venezuelano no Chile

    Visualizar notícia
    Deus existe até para os chineses, Lula?

    Deus existe até para os chineses, Lula?

    Visualizar notícia
    Fervor religioso impede entrega de armas pelo Hamas

    Fervor religioso impede entrega de armas pelo Hamas

    Visualizar notícia
    "Lula é um sujeito de duas caras", diz seu ex-patrão Paulo Villares

    "Lula é um sujeito de duas caras", diz seu ex-patrão Paulo Villares

    Visualizar notícia
    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Lula pode vencer no primeiro turno em 2026?

    Visualizar notícia
    O apoio "total e completo" de Trump a Milei

    O apoio "total e completo" de Trump a Milei

    Visualizar notícia
    O bolsonarismo encolheu

    O bolsonarismo encolheu

    Visualizar notícia
    Bombardeiro americano faz desenho indecente para Maduro

    Bombardeiro americano faz desenho indecente para Maduro

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Jair Bolsonaro

    Luís Roberto Barroso

    TSE

    < Notícia Anterior

    Mandetta: 'Bolsonaro teve todos os poderes para coordenar a pandemia'

    29.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Bolsonaro critica STF e diz que fake news desestimularam tratamento da Covid-19

    29.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Jaime

    2021-07-31 10:36:02

    Barroso, seu sacaninha, fica de fora disso. Em vc e em Fux, nós acreditamos e confiamos. Todos nós, conservadores raiz, que acreditamos num Brasil melhor, SABEMOS de que lado vc está. E NÃO é do lado errado. Bolsonaro está fazendo propaganda pro seu eleitorado com essa história de "voto auditavel". Nem ele acredita nisso. A questão é: quando Gilmar Mendes e Lewandowski calam sobre o tema, e homens como VC se manifesta, o lado complicado da Força vence. Deixe Bolsonaro berrar. A luta NÃO é essa.


    Heloisa

    2021-07-29 22:34:28

    Porque só agora que o FAMILICIA BolsoNero está surtando a respeito das urnas eletrônicas se o Genocida Sociopata foi eleito com estas urnas ?! Então o mau militar, capitãozinho cloroquina ganhou no tapetão ou foi na duvidosa facada?


    Luiz

    2021-07-29 19:41:54

    Eu também acho que esse sistema proposto, votar e a urna imprimir um comprovante, vai dificultar ainda mais. Imagino que , se implantado dessa forma, e um “baú “ dos votos impressos se “perder” e/ou for perdido ou alguns votos sumirem, pronto; tá armada a confusão . Não vai bater com o total eletrônico. E aí? Faz o quê? Anula a urna? Outra eleição? . Sinceramente, o sistema proposto é muito mais sujeito a fraudes e confusão.


    José

    2021-07-29 19:18:24

    Urnas eletrônicos!! 100% inviolável! 100% seguras!!


    VIDAL

    2021-07-29 18:57:58

    Bolsonaro tem razão sim, em se preocupar com o fato de que, alguns dos que, deram o primeiro golpe em nossa democracia, anulando 07 anos de combate à corrupção, à revelia dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal e do trabalho promovido por 10 Magistrados de Carreira, diversos Procuradores concursados e doutos e um número incomensurável de Servidores Públicos probo serão os mesmos que julgarão as eleições de 2022. Namastê!


    Adriano

    2021-07-29 18:34:45

    A boa agora é Ciro Nogueira Presidente!!! Vamos!!!!!! Vamos mostrar que ele é melhor que o Bolsonaro e logo o governo explode todo!!!!


    Patricia

    2021-07-29 18:06:24

    ... gente que comia voto! 😂 Lembrei do parlamentar que votou duas vezes na eleição para a presidência do Senado. Nada aconteceu com o trapaceiro. Esse e nosso Brasil.


    Márcia

    2021-07-29 17:48:42

    A cantilena de JB, é a derrota, que não admite!


    PAULO

    2021-07-29 17:37:15

    Parabéns ao ministro Barroso, por tão bem pontuar os riscos do voto impresso, bem como da dificuldade de operacionalizar a auditoria de de urnas eletrônicas, que gerem um comprovante do voto. Debater com o Bozo é como debater com uma criança, TEM QUE DESENHAR, como disse o Madetta. O Bolsonaro deve apresentar hoje como "prova" de irregularidade nas eleições de 2014, algo que remeta a Lei Benford. Acho importante nosso PR apresentar o que o atormenta. Assim podemos debater e deixar de criancice.


    Milton

    2021-07-29 16:35:03

    Data vênia, incompreensível como um PR da república defende o retrocesso do processo eleitoral brasileiro em pleno século XXI. Tem razão o ínclito min. Barroso: com risco real de ser derrotado em 2022 parece apenas querer construir uma narrativa para ‘justificar’ a derrota certa e submeter o país aos humores de radicais, ou seja, criar confusão. O país não aguenta essa verborragia virulenta contra a democracia, pois quem parece cometer crimes em sequência é o PR ao acusar o STF de cometer crime.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Jaime

    2021-07-31 10:36:02

    Barroso, seu sacaninha, fica de fora disso. Em vc e em Fux, nós acreditamos e confiamos. Todos nós, conservadores raiz, que acreditamos num Brasil melhor, SABEMOS de que lado vc está. E NÃO é do lado errado. Bolsonaro está fazendo propaganda pro seu eleitorado com essa história de "voto auditavel". Nem ele acredita nisso. A questão é: quando Gilmar Mendes e Lewandowski calam sobre o tema, e homens como VC se manifesta, o lado complicado da Força vence. Deixe Bolsonaro berrar. A luta NÃO é essa.


    Heloisa

    2021-07-29 22:34:28

    Porque só agora que o FAMILICIA BolsoNero está surtando a respeito das urnas eletrônicas se o Genocida Sociopata foi eleito com estas urnas ?! Então o mau militar, capitãozinho cloroquina ganhou no tapetão ou foi na duvidosa facada?


    Luiz

    2021-07-29 19:41:54

    Eu também acho que esse sistema proposto, votar e a urna imprimir um comprovante, vai dificultar ainda mais. Imagino que , se implantado dessa forma, e um “baú “ dos votos impressos se “perder” e/ou for perdido ou alguns votos sumirem, pronto; tá armada a confusão . Não vai bater com o total eletrônico. E aí? Faz o quê? Anula a urna? Outra eleição? . Sinceramente, o sistema proposto é muito mais sujeito a fraudes e confusão.


    José

    2021-07-29 19:18:24

    Urnas eletrônicos!! 100% inviolável! 100% seguras!!


    VIDAL

    2021-07-29 18:57:58

    Bolsonaro tem razão sim, em se preocupar com o fato de que, alguns dos que, deram o primeiro golpe em nossa democracia, anulando 07 anos de combate à corrupção, à revelia dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal e do trabalho promovido por 10 Magistrados de Carreira, diversos Procuradores concursados e doutos e um número incomensurável de Servidores Públicos probo serão os mesmos que julgarão as eleições de 2022. Namastê!


    Adriano

    2021-07-29 18:34:45

    A boa agora é Ciro Nogueira Presidente!!! Vamos!!!!!! Vamos mostrar que ele é melhor que o Bolsonaro e logo o governo explode todo!!!!


    Patricia

    2021-07-29 18:06:24

    ... gente que comia voto! 😂 Lembrei do parlamentar que votou duas vezes na eleição para a presidência do Senado. Nada aconteceu com o trapaceiro. Esse e nosso Brasil.


    Márcia

    2021-07-29 17:48:42

    A cantilena de JB, é a derrota, que não admite!


    PAULO

    2021-07-29 17:37:15

    Parabéns ao ministro Barroso, por tão bem pontuar os riscos do voto impresso, bem como da dificuldade de operacionalizar a auditoria de de urnas eletrônicas, que gerem um comprovante do voto. Debater com o Bozo é como debater com uma criança, TEM QUE DESENHAR, como disse o Madetta. O Bolsonaro deve apresentar hoje como "prova" de irregularidade nas eleições de 2014, algo que remeta a Lei Benford. Acho importante nosso PR apresentar o que o atormenta. Assim podemos debater e deixar de criancice.


    Milton

    2021-07-29 16:35:03

    Data vênia, incompreensível como um PR da república defende o retrocesso do processo eleitoral brasileiro em pleno século XXI. Tem razão o ínclito min. Barroso: com risco real de ser derrotado em 2022 parece apenas querer construir uma narrativa para ‘justificar’ a derrota certa e submeter o país aos humores de radicais, ou seja, criar confusão. O país não aguenta essa verborragia virulenta contra a democracia, pois quem parece cometer crimes em sequência é o PR ao acusar o STF de cometer crime.



    Notícias relacionadas

    Governo francês sobrevive a duas moções de censura na Assembleia Nacional

    Governo francês sobrevive a duas moções de censura na Assembleia Nacional

    Redação Crusoé
    16.10.2025 08:22 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Senado do Uruguai aprova legalização da eutanásia

    Senado do Uruguai aprova legalização da eutanásia

    Redação Crusoé
    16.10.2025 07:57 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "Lula é um sujeito de duas caras", diz seu ex-patrão Paulo Villares

    "Lula é um sujeito de duas caras", diz seu ex-patrão Paulo Villares

    Duda Teixeira
    15.10.2025 16:44 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Bombardeiro americano faz desenho indecente para Maduro

    Bombardeiro americano faz desenho indecente para Maduro

    Redação Crusoé
    15.10.2025 15:42 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso