Jefferson Rudy/Agência Senado

Mandetta: ‘Bolsonaro teve todos os poderes para coordenar a pandemia’

29.07.21 13:25

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (foto) retrucou Jair Bolsonaro e afirmou que o presidente da República teve “todos os poderes para coordenar a pandemia“. O demista manifestou-se após o chefe do Planalto distorcer, reiteradas vezes, uma decisão do Supremo Tribunal Federal e alegar que a corte retirou os poderes do governo federal para o combate ao novo coronavírus.

Eu mesmo praticamente desenhei o que ele tinha que fazer. Não fez, deu maus exemplos e adiou o quanto pode a compra de vacinas, porque tinha motivações obscuras. Não minta, presidente. Ninguém te proibiu de nada“, escreveu Mandetta, nas redes sociais, nesta quinta-feira, 28.

O Supremo rebateu Bolsonaro em pelo menos três ocasiões, esclarecendo que o plenário somente decidiu que a União, os estados e os municípios têm “competência concorrente” para realizar ações de mitigação dos impactos da crise sanitária. “Uma mentira contada mil vezes não vira verdade“, declarou a corte.

Hoje, Bolsonaro prometeu divulgar uma nota oficial para responder o STF. “Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news. Uma decisão que acho que é de março ou de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O caso em questão é bem simples de ser resumido: faltou também neste caso, inteligência (cognição) ao presidente. Nomeou um incompetente, sem o mínimo preparo técnico e teórico. Deu no que deu. Mais de 550.000 mil mortos. Naturalmente, isso não irá ficar assim. Não mesmo.

  2. Quando o elemento não tem capacidade intelectual para entender o que os outros escrevem! Lamentável, o Brasil ser governado por esse tipo de gente! Pior, ainda, é o apego extremado à mentira ("fake news")

  3. Madetta foi feliz em colocar que DESENHOU PARA O BOLSONARO. Bolsonaro é sociopata? Sem dúvida nenhuma. Porém ele também tem problemas de cognição. Quando ele fala que -4 +5 = 9, externa isso claramente. Não adianta querer se contrapor ao Bolsonaro com racionalidade, pois ele é irracional. E o pior, é que as pessoas que o cercam, interessadas nas mordomias do poder, concordam com ele para não contrariá-lo. Bolsonaro é o teletubbies, DE NOVO. E vive na Terra do contrário, onde o gato faz au au.

  4. Todo o Brasil sabe disso, caro Mandetta, como também a CPI do Senado tem revelado. Foi incompetente na condução da Pandemia e pagará por isso com o módico preço da derrota em 2022, vez que quem pagou caro mesmo foram os 570 mil brasileiros(as) vítimas da COVID-19 e suas famílias. Perdi parentes, amigos e conhecidos e isso não precisava tem ocorrido nos altos níveis por nós vistos. Governo incompetente que precisa ser substituído.

  5. Como os governadores conseguiram nos estados agirem em conjunto com os municípios????? Claro que não é fácil!!!! Mas o bozo só trabalha com quem é cagalhao e diz Amém a este bozobosta!!!primeiro ele e vagabundo , não tem ninguém capacitado , pois que aparece um pouco ele demite !!!!! STF só faz o que ele quer quando é para Sentar em Cima do Processo do Flávio rachadinha Bolsonaro, aí o STF não Atrapalha o Messias de Salvar seu povo!!! Fake News, lacaio vagabundo !!! Terceira via já!!!!

    1. Esse é o problema. O Judiciário tem sua parcela de culpa ao aliviar o processo contra o Flávio Bolsonaro. Se tivesse se imposto com base nas provas colhidas, atribuindo a devida responsabilidade, se houvesse, e não paralisado o processo, poderia ser mais respeitado.

  6. Bem, mais uma prova demonstrando que o Bozo fez de tudo para matar brasileiros inocentes. O Bozo genocida fez o seguinte: a) promoveu a disseminação do vírus promovendo eventos de contaminação em massa, b) boicotou os próprios ministros, c) trouxe novas cargas virais ao Brasil a partir da Flórida, d) incentivou os muares virtuais a negar a pandemia, e) promoveu remédios que não tinham efeito algum, f) não comprou vacinas, e g) fez campanha contra as vacinas existentes.

    1. Sim, eu nunca tinha visto um presidente a sabotar os próprios ministros!

  7. Vc. é um mentiroso veja o texto do voto e os fundamentos da decisão e o Presidente ficou impedido de praticar quaisquer atos administrativos, sem sem antepor e/ou acolher as decisões adotadas por estados e municípios, que vedaram o direito fundamental de ir e vir, os fechamento de escolas, o toque de recolher, a circulação livre em comércio e a paralisação completa da economia regional, etc. etc.outros entes. Só podia dar dinheiro.

    1. O direito fundamental à vida se sobrepõe ao direito de ir e vir!

    1. Sim, senão o bolsonaro iria aguardar a imunidade de rebanho e, com isso, enterrar mais alguns milhões de brasileiros.

  8. "Competência Concorrente" termo usado pelo STF para não definir nada. Se o governo Federal afirma que a atividade comercial, industrial e de serviços não deve parar e a gestão Municipal ou Estadual afirma o contrário, qual das orientações deve prevalecer? Foi isto que o STF fez, não decidiu , só contribuiu para piorar.

    1. Bolsonaro percebeu que fez uma incrível trapalhada no caso da compra de vacinas. Agora, quer fugir da responsabilidade jogando a culpa nos outros. Esse é um recurso muito usado por crianças e por gente muito medíocre. Mas é lamentável ver que tem quem acredite no Genocida. A estupidez está a solta. Sempre esteve.

    1. Tem gente que acredita em mula sem cabeça , em sací em bolsonaros…

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO