Em carta à PGR, 56 organizações pedem renovação de força-tarefa para proteger Amazônia
Em uma carta endereçada à Procuradoria-Geral da República, a PGR, e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, 56 organizações, incluindo a Transparência Internacional no Brasil, o WWF e a Human Rights Watch, pediram a renovação da Força-Tarefa da Amazônia (foto) ou a criação de uma estrutura permanente para lidar com crimes ambientais. Desde que...
Em uma carta endereçada à Procuradoria-Geral da República, a PGR, e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, 56 organizações, incluindo a Transparência Internacional no Brasil, o WWF e a Human Rights Watch, pediram a renovação da Força-Tarefa da Amazônia (foto) ou a criação de uma estrutura permanente para lidar com crimes ambientais.
Desde que foi criada em agosto de 2018, a Força-Tarefa da Amazônia realizou 19 operações contra crimes ambientais.
"Assim como ocorreu com a Lava Jato, a força-tarefa permite que os procuradores atuem de maneira articulada, ampliando a capacidade do Ministério Público para lidar com crimes ambientais", diz o gerente de meio ambiente e clima da Transparência Internacional no Brasil, Renato Morgado.
"O crime ambiental normalmente é bem organizado. Por trás deles há vários outros delitos como lavagem de dinheiro, corrupção e fraude, que dão impunidade a seus autores. Por causa dessa complexidade, quando os procuradores atuam em conjunto, os resultados são melhores", diz Morgado.
As entidades pedem que, se não for renovada a força-tarefa, que seja criada uma outra estrutura permanente e com dedicação exclusiva dentro do Ministério Público. "Se o Ministério Público não criar uma solução para preencher esse espaço, estará recuando na proteção do meio ambiente", diz Morgado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Heitor
2021-07-25 07:48:38Proteção de mentirinha, nunca ninguém protegeu nada, só uns poucos heróis morreram nas mãos dos fazendeiros inescrupulosos. Obviamente são acoitados por gente com poder.
Maria José Nunes Zidan
2021-07-24 15:15:25A Amazônia é o nosso maior ativo pra desenvolvimento de políticas públicas ambientais e turismo, seríamos a maior potência em biodiversidade no mundo.
Odete6
2021-07-23 01:52:38É inacreditável que seja necessário reinvindicar a esses mentecaptos desgovernantes, cuidados para com a AMAZÔNIA, a nossa maior riqueza natural!!!! É inacreditável como os bolsonéscios sao estúpidos e obtusos, a ponto de cogitarem votar nesse traste predador novamente!!!!
Fernando
2021-07-22 23:02:47É louvável a atitude dessas organizações relativas à proteção da Amazônia. Só lamento que essas mesmas organizações não tenham se manifestado quando extinguiram a Lava Jato. os fatos estão relacionados.
Nyco
2021-07-22 20:58:30A Califórnia e a Sibéria ardem em chamas, a China sofre a enchente do milênio e cidades alemãs foram destruídas pelas águas. Será que isso não tem o dedo do PR Bolsonaro? ,,, Já podemos culpá-lo ou ainda é cedo?
MARCOS
2021-07-22 20:39:41Ele só vai renovar se o patrão dele mandar.