Renan Calheiros responde Bolsonaro e cobra apoio de Lira e Pacheco à CPI
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), respondeu a ataques de Jair Bolsonaro e cobrou apoio dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, aos trabalhos da comissão. O emedebista assegurou que o colegiado não se acuará e vai "investigar o que aconteceu nos porões do Ministério da Saúde". A...
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), respondeu a ataques de Jair Bolsonaro e cobrou apoio dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, aos trabalhos da comissão. O emedebista assegurou que o colegiado não se acuará e vai "investigar o que aconteceu nos porões do Ministério da Saúde".
A manifestação do parlamentar ocorre diante de uma escalada do tom do presidente da República e das Forças Armadas. Na última quinta-feira, 8, Bolsonaro afirmou que não responderia à carta em que a cúpula da comissão pede explicações sobre o escândalo Covaxin. "Caguei para a CPI", disparou.
Antes disso, na quarta-feira, 7, depois de o presidente da CPI, Omar Aziz, declarar que existem "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos em falcatruas" no governo federal, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, alegarem que "não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro."
Na sessão desta sexta-feira, 9, Renan Calheiros disse que os senadores não podem temer "arreganhos, ameaças, intimidações e quarteladas". "Faço um apelo ao presidente da Câmara dos Deputados, que não tem perdido oportunidade para falar mal da CPI, a exemplo do presidente da República, e ao presidente do Senado para que definitivamente apoie, os trabalhos, o aprofundamento da investigação, porque nós vamos adiante", discursou.
O emedebista acrescentou que a comissão não vai mirar a instituição militar, pois tem responsabilidade institucional, mas sinalizou que não recuará quanto a apurações relativas a membros das Forças Armadas que ocuparam cargos civis durante a pandemia. "Nós vamos, sim, investigar o que aconteceu nos porões do Ministério da Saúde. E, na medida em que esses fatos forem sendo conhecidos, e essas provas forem sendo apresentadas, nós vamos cobrar a punição de seus responsáveis, sejam civis ou militares".
O relator lembrou, ainda, que legislar e fiscalizar são atribuições constitucionais do parlamento. "Ontem, nós mandamos uma carta para o presidente da República. E o país ficou estupefato com a maneira com que ele respondeu a esta CPI. A escatologia proverbial do presidente da República recende ao que ocorreu no seu governo durante a pandemia. Todos nós sentimos esses odores irrespiráveis que empestearam o Brasil e mataram tantos inocentes. Nós vamos em frente, sem medo, e investigando quem precisar ser investigado", complementou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
ANTONIO
2021-07-09 19:43:07palavras bonitas saídas da boca de um sujeito que tem somente onze processos nas costas. esse país tem que ser passado a limpo. onde já se viu um sujeito com o passado desse Renan dar lição de moral a ninguém?
Vera
2021-07-09 18:31:40Não entendo a importância que a Crusoé está dando a esses bandidos da CPI. Perdeu o rumo Crusoé ?
João
2021-07-09 17:34:13Paulinho,você não fica nem vermelho de chamar o Renan de LEÃO DE ALAGOAS? Isso não é leão nem Alagoas nem na PQP!! Ele está mais pra Hiena de Brasília,e encontra um idiota pago pra falar um absurdo desses….. Essa sua subserviência vai acabar com você!!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-07-09 16:15:13Kkk LIRA O FICHA SUJA DO PP E PACHECO DO DEM ,TIVERAM AS ELEIÇÕES COMPRADAS PELO CAPETAO ,jamais irão contra o 💰💰no cuecao
PAULO
2021-07-09 15:54:02O nosso Leão de Alagoas, ñ se curva às ameaças de corruptos, que buscaram negociatas numa pandemia, enquanto milhares de brasileiros morriam. Como bem lembrou o senador Azis, os militares de antes podem ter cometido vários crimes, mas ñ o de corrupção sistêmica, pois todos, incluindo o general Figueiredo, morreram pobres. Bozo conseguiu uma simbiose entre o seu governo e às FA. Agora com os casos de corrupção que vêm à tona, não se sabe diferenciar governo de FA. E isso é muito ruim p/ o Brasil.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2021-07-09 12:43:06Tragicômico que seja o Renan a investigar a corrupção alheia. Ironia zombeteira típica do Brasil. Quero investigação escrupulosa do que aconteceu e acontecer no ministério da saúde desse governo. Quero também andamento dos processos pendentes no STF contra o Renan.
Odete6
2021-07-09 12:42:33Esse broncossauro genocida, grotesco, baixo, ordinário, desprezível e vulgar, não tem feito outra coisa desde que se infiltrou na vida pública com suas crias do mesmo naipe.
Odete6
2021-07-09 12:42:31Esse broncossauro genocida, grotesco, baixo, ordinário, desprezível e vulgar, não tem feito outra coisa desde que se infiltrou na vida pública com suas crias do mesmo naipe.
ALEXANDRE
2021-07-09 12:34:55Excelente reportagem . Renan Calheiros é o homem mais honesto do Brasill.. Parabém ...Vamos trazer estes caras todos de volta junto como Molusco e beijar seus pés e ainda indenizá-los.