Crusoé
17.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

O 'QG do lobby' do amigo de Ricardo Barros

Uma casa de 700 metros quadrados (foto) localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, foi transformada em uma espécie de quartel-general do lobista Silvio Assis. Com fachada imponente, a casa conta com um nada discreto detector de metais logo na entrada, por onde precisam passar todos os convidados das reuniões e dos jantares promovidos por Assis...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 03.07.2021 08:02 comentários 10
O 'QG do lobby' do amigo de Ricardo Barros
A casa de Assis: festas e interesses em um só lugar
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Uma casa de 700 metros quadrados (foto) localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, foi transformada em uma espécie de quartel-general do lobista Silvio Assis. Com fachada imponente, a casa conta com um nada discreto detector de metais logo na entrada, por onde precisam passar todos os convidados das reuniões e dos jantares promovidos por Assis com certa frequência. Um segurança engravatado faz a revista de quem entra e é o responsável por avisar, a cada convidado, que gravadores e aparelhos celulares são expressamente proibidos no recinto. Entre os frequentadores mais ilustres do QG do lobista está o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, amigo de Silvio Assis.

O detector de metais instalado na entrada da casa

Nos dias 31 de março e 4 de maio, Luis Miranda, deputado do DEM do Distrito Federal e ex-aliado de Jair Bolsonaro que arrastou o governo para uma de suas maiores crises, também esteve na casa. Como Crusoé revelou nesta semana, com exclusividade, Miranda diz ter recebido uma oferta de propina no segundo desses encontros para parar de atrapalhar o processo de compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. Àquela altura, o irmão do deputado, funcionário de carreira da pasta, vinha apontando irregularidades no processo. Ricardo Barros, o líder do governo Bolsonaro, estava no encontro que antecedeu a oferta.

Segundo Luis Miranda, a proposta foi apresentada por Assis quando ele já se encaminhava para o carro, depois da reunião. Após reportagem de Crusoé, Ricardo Barros confirmou que estava presente no encontro de 4 de maio, mas disse que não tratou de propina ou de assuntos relacionados à vacina.

O entra e sai no local é frequente. Durante o dia, a casa é visitada por advogados, assessores de políticos e representantes de empresas interessadas em fazer negócios com o poder público. À noite, Silvio oferece festas e jantares com a presença de políticos. Os vizinhos relatam que o entra e sai costuma iniciar às 9 horas da manhã e terminar somente na madrugada.

Reprodução/redes sociais
Silvio Assis diz ser amigo de Ricardo Barros há dez anos

Há cerca de três meses, foi instalado o detector de metais e o movimento se intensificou. “Tem dia que conto mais de 30 carros na rua, de pessoas que estão lá dentro. Tem jantares que só acabam na manhã do dia seguinte”, diz um vizinho.

Em entrevista a Crusoé, o próprio Silvio falou sobre o QG, onde ele diz receber políticos, advogados e empresários de Brasília para tratar de negócios que, diz, não têm nada de “anormais”. Sobre a reunião com a presença de Barros e Miranda, o lobista afirma que foi um "evento social", do qual participaram advogados e  funcionários do "escritório". “Era uma relação pessoal (a reunião com Miranda e Barros), nada específico. Por isso que eu digo. Era um jantar social. Não sei se era jantar ou almoço. Mas nesse dia (4 de maio) não teve nada específico. Como sempre, eu recebo gente aqui, amigos meus, mas nada específico. Nesse dia, principalmente. Ricardo estava aqui por um acaso, e esse Miranda eu não tenho uma relação de amizade com ele. Eu conheço de três ou quatro vezes que ele esteve aqui”, disse Assis.

O lobista insistiu: “O Luís é uma relação nova. Ele esteve comigo lá no escritório umas três vezes. Ou quatro. Não me recordo precisamente, mas a gente se conheceu. Não tem nada de anormal, não. Como eu conheço outros parlamentares também. O Ricardo (Barros) é amigo. Tem mais de dez anos que eu conheço. Mas não tratamos nada disso (vacinas), não. Tinha outras pessoas aqui no dia. Não foi tratado esse assunto, não".

Depois da publicação da reportagem de Crusoé, o movimento na casa diminuiu significamente.

Diários

"Espero que o Hezbollah se comporte bem", diz Trump

Redação Crusoé Visualizar

Motta marca reunião com Guimarães para discutir projeto do fim da escala 6x1

Guilherme Resck Visualizar

Torres pede autorização para receber visita de Flávio Bolsonaro na Papudinha

Guilherme Resck Visualizar

Hezbollah vai sabotar cessar-fogo entre Líbano e Israel?

João Pedro Farah Visualizar

"Vieira é quem tinha que entrar com ação contra Gilmar Mendes", diz Girão

Guilherme Resck Visualizar

Zema promete um novo STF

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Visualizar notícia
Ex-ministras de Lula lideram disputa ao Senado em SP, aponta pesquisa

Ex-ministras de Lula lideram disputa ao Senado em SP, aponta pesquisa

Visualizar notícia
Família Trump fecha acordos bilionários e enfrenta críticas éticas

Família Trump fecha acordos bilionários e enfrenta críticas éticas

Visualizar notícia
Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Visualizar notícia
MDB confirma pré-candidaturas de Rafael Greca e Alvaro Dias no PR

MDB confirma pré-candidaturas de Rafael Greca e Alvaro Dias no PR

Visualizar notícia
O que levou Vorcaro a travar propina ao ex-presidente do BRB

O que levou Vorcaro a travar propina ao ex-presidente do BRB

Visualizar notícia
"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Visualizar notícia
Pentágono procura Ford e GM para fabricar armas

Pentágono procura Ford e GM para fabricar armas

Visualizar notícia
Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Visualizar notícia
Qual era o papel do criador da Choquei e de funkeiros em lavagem de dinheiro?

Qual era o papel do criador da Choquei e de funkeiros em lavagem de dinheiro?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Brasília

Governo Jair Bolsonaro

lobista

Luís Miranda

propina

Ricardo Barros

Silvio Assis

Vacina

< Notícia Anterior

STJ nega à CPI acesso a inquérito que mira Helder Barbalho

03.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Tucanos vêem Eduardo Leite mais forte nas prévias do PSDB após se assumir gay

03.07.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

PAULO

2021-07-04 11:31:04

O deputado Luiz e o seu irmão servidor, avisam o Bolsonaro da negociata da Covaxin. Podemos inferir que o Bolsonaro pediu para o Ricardo Barros colocar o deputado no esquema, pois pelo preço que iríamos pagar, daria para equacionar os 6 centavos por vacina. Então o encontro é numa "igreja", com detector de metais e uma cartilha digna de mafiosos, inclusive com revista dos participantes. Nada anormal para nós cidadãos comuns. Só deve participar da curriola crentes, que rezam pelo bem do Brasil.


Vera

2021-07-04 08:14:27

Só bandidos travestidos de gente boa que trabalha pra um país melhor! Agora :que jantar heim que vai até as 9 do dia seguinte ! kkkkk


Francisc

2021-07-03 15:52:08

Trabalhei (repito, trabalhei) 25 anos BB, fui gerente agência, fui auditor. DAI não passei. Ataque que parasitas esquerdistas, ataques de direitas ladrões, tais esquerdistas. Esquerdistas querem todas benesses sem trabalhar; direitas querem todos empréstimos para não pagar. Uma infâmia, vagabundos, que se multiplicam hoje. Assim, não pude prosperar trabalhando com honestidade, estudando muito e, em muitas vezes, flexível, mas sem deixar a linha na verdade ser ultrapassada. Jantares, presentes


tratorista

2021-07-03 15:35:30

Ainda bem que não trataram nada de errado...A gente sempre pensa em sacanagens qdo se lê ou se sabe dessas coisas...Mas, todos, são cristãos puros e dignos, com aventuranças em pról da humanidade. Fiquei tranquilo, agora, lendo o que disse o SUINO.


Eduardo

2021-07-03 14:31:57

Nos maus exemplos o governo bolsonarista é cópia /cola do lulista. Bom, nao houve bons exemplos. O lulismo sabidamente copiou poucos de FHC e se apoderou deles.


Paulo

2021-07-03 13:52:35

E o QG do lobby contra o Bolso é a sede do Crusoé.


MARCOS

2021-07-03 12:45:55

A CASA DAS NEGOCIATAS. TUDO DE RUIM PARA O POVO BRASILEIRO ACONTECE ALÍ.


Nelma

2021-07-03 11:30:57

Eles fazem correntes de orações com o demônio.


José Carlos

2021-07-03 11:12:57

Antro de negociatas, roubalheira de dinheiro público, basta olhar para a cara do vigarista.


Alberto

2021-07-03 11:07:49

Cara de Brasília. Colocou no chinelo o Rio de Janeiro, com outrora capital federal. A classe política se sofisticou na arte da corrupção. A última Constituição, de 1988, "a cidadã", fracassou em sua origem. O que era ruim, ficou pior, principalmente com as mexidas no sistema de governo.Mistura de parlamentarismo, com presidencialismo.Aquele jeitinho brasileiro. Surgiu o presidencialismo de coalizão.O toma lá dá cá. Sem isso, o parlamento impede a governabilidade. O executivo tem que se agachar.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

PAULO

2021-07-04 11:31:04

O deputado Luiz e o seu irmão servidor, avisam o Bolsonaro da negociata da Covaxin. Podemos inferir que o Bolsonaro pediu para o Ricardo Barros colocar o deputado no esquema, pois pelo preço que iríamos pagar, daria para equacionar os 6 centavos por vacina. Então o encontro é numa "igreja", com detector de metais e uma cartilha digna de mafiosos, inclusive com revista dos participantes. Nada anormal para nós cidadãos comuns. Só deve participar da curriola crentes, que rezam pelo bem do Brasil.


Vera

2021-07-04 08:14:27

Só bandidos travestidos de gente boa que trabalha pra um país melhor! Agora :que jantar heim que vai até as 9 do dia seguinte ! kkkkk


Francisc

2021-07-03 15:52:08

Trabalhei (repito, trabalhei) 25 anos BB, fui gerente agência, fui auditor. DAI não passei. Ataque que parasitas esquerdistas, ataques de direitas ladrões, tais esquerdistas. Esquerdistas querem todas benesses sem trabalhar; direitas querem todos empréstimos para não pagar. Uma infâmia, vagabundos, que se multiplicam hoje. Assim, não pude prosperar trabalhando com honestidade, estudando muito e, em muitas vezes, flexível, mas sem deixar a linha na verdade ser ultrapassada. Jantares, presentes


tratorista

2021-07-03 15:35:30

Ainda bem que não trataram nada de errado...A gente sempre pensa em sacanagens qdo se lê ou se sabe dessas coisas...Mas, todos, são cristãos puros e dignos, com aventuranças em pról da humanidade. Fiquei tranquilo, agora, lendo o que disse o SUINO.


Eduardo

2021-07-03 14:31:57

Nos maus exemplos o governo bolsonarista é cópia /cola do lulista. Bom, nao houve bons exemplos. O lulismo sabidamente copiou poucos de FHC e se apoderou deles.


Paulo

2021-07-03 13:52:35

E o QG do lobby contra o Bolso é a sede do Crusoé.


MARCOS

2021-07-03 12:45:55

A CASA DAS NEGOCIATAS. TUDO DE RUIM PARA O POVO BRASILEIRO ACONTECE ALÍ.


Nelma

2021-07-03 11:30:57

Eles fazem correntes de orações com o demônio.


José Carlos

2021-07-03 11:12:57

Antro de negociatas, roubalheira de dinheiro público, basta olhar para a cara do vigarista.


Alberto

2021-07-03 11:07:49

Cara de Brasília. Colocou no chinelo o Rio de Janeiro, com outrora capital federal. A classe política se sofisticou na arte da corrupção. A última Constituição, de 1988, "a cidadã", fracassou em sua origem. O que era ruim, ficou pior, principalmente com as mexidas no sistema de governo.Mistura de parlamentarismo, com presidencialismo.Aquele jeitinho brasileiro. Surgiu o presidencialismo de coalizão.O toma lá dá cá. Sem isso, o parlamento impede a governabilidade. O executivo tem que se agachar.



Notícias relacionadas

"Espero que o Hezbollah se comporte bem", diz Trump

"Espero que o Hezbollah se comporte bem", diz Trump

Redação Crusoé
16.04.2026 21:22 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Motta marca reunião com Guimarães para discutir projeto do fim da escala 6x1

Motta marca reunião com Guimarães para discutir projeto do fim da escala 6x1

Guilherme Resck
16.04.2026 17:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Torres pede autorização para receber visita de Flávio Bolsonaro na Papudinha

Torres pede autorização para receber visita de Flávio Bolsonaro na Papudinha

Guilherme Resck
16.04.2026 16:10 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Hezbollah vai sabotar cessar-fogo entre Líbano e Israel?

Hezbollah vai sabotar cessar-fogo entre Líbano e Israel?

João Pedro Farah
16.04.2026 15:35 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Psicólogos revelam o REAL motivo pelo qual você é tão atraído por antiguidades e decoração nostálgica

Psicólogos revelam o REAL motivo pelo qual você é tão atraído por antiguidades e decoração nostálgica

Visualizar notícia
É realmente rude compartilhar a notícia de outra pessoa antes dela?

É realmente rude compartilhar a notícia de outra pessoa antes dela?

Visualizar notícia
Pessoas que limpam enquanto cozinham: o que diz a psicologia sobre este hábito comum

Pessoas que limpam enquanto cozinham: o que diz a psicologia sobre este hábito comum

Visualizar notícia
Nem 20, nem 30: cientistas apontam a idade ideal para formar família

Nem 20, nem 30: cientistas apontam a idade ideal para formar família

Visualizar notícia
Seu corpo não “para” de uma vez: veja o que acontece depois da morte

Seu corpo não “para” de uma vez: veja o que acontece depois da morte

Visualizar notícia
É aceitável pedir aos convidados do seu casamento que usem cores específicas?

É aceitável pedir aos convidados do seu casamento que usem cores específicas?

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso