OAB critica Mendonça por inquérito sobre advogado que criticou Bolsonaro
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, criticou nesta quinta-feira, 21, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (foto), pelo pedido de abertura de um inquérito com base na Lei de Segurança Nacional para investigar o advogado Marcelo Feller por críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Em nota, Santa Cruz afirmou...
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, criticou nesta quinta-feira, 21, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (foto), pelo pedido de abertura de um inquérito com base na Lei de Segurança Nacional para investigar o advogado Marcelo Feller por críticas ao presidente Jair Bolsonaro.
Em nota, Santa Cruz afirmou em, em meio à pandemia que ceifou mais de 212 mil vidas, "a preocupação demonstrada pelo governo é intimidar e tentar calar os que apontam seus erros no lugar de salvar vidas, suprir oxigênio nos hospitais e viabilizar a vacinação de todos".
"Com a tentativa de criminalizar os críticos, o ministro extrapola suas funções, desvia o foco dos verdadeiros responsáveis pelo descaso com a saúde dos brasileiros e desrespeita princípios caros ao Estado Democrático de Direito, como a liberdade de expressão", emendou.
Feller tornou-se alvo do inquérito aberto pela Polícia Federal em decorrência de declarações realizadas em julho de 2020, quando integrava o quadro "O Grande Debate", da CNN. À época, o advogado disse que o discurso negacionista do presidente era responsável por pelo menos 10% das mortes por Covid-19 no Brasil.
Enquanto debatia, Feller manifestou-se ainda sobre o episódio em que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acusou o Exército de se associar a um “genocídio”, em referência à atuação de militares no Ministério da Saúde durante a pandemia. O advogado comentou: “Não é o Exército que é genocida, é o próprio presidente, politicamente falando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-01-21 23:12:56ESPERANDO SÓ A DATA PRA RENOVAR MINHA ASSINATURA! PARABÉNS CRUSOÉ E ANTAGONISTA!!! TENHO 3 AMIGAS QUE VÃO ASSINAR TBM!!!
Maria
2021-01-21 23:10:37ESSE GOVERNO LEMVRA DO DIREITO DE IR E VIR E ESQUECE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO! GOVERNO BOLSONARO É O PIOR ATÉ AGORA!!! IMPEACHMENT JÁ!!!
Luiz
2021-01-21 21:07:18Até que enfim consegui cancelar a assinatura . Ufa !!! Demorou Crusoe . Agora e só CNN . Imparciais e profissionais . Apenas informações . Tchau !!!!!!
Toni Ferreira
2021-01-21 20:13:11Os números estimados na declaração do ilustre advogado são outros. Já se falou em genocídio e em crimes ou erros governamentais que podem ainda levar muitos à morte por causa dessa GRIPEZINHA. A Lei de Segurança Nacional é para proteger o Estado e a Nação, inclusive contra o autoritarismo. Já tivemos manifestações em Brasília que ofendem não só à Segurança Nacional, mas ao bom senso e à moral. Quanto a este fato, providências foram tomadas em face do operadores de comportamentos antidemocráticos
PAULO
2021-01-21 19:36:12Apesar do termo genocídio ser forte, acredito que ele se enquadra na postura negacionista do Bolsonaro. Quando ele, como presidente da República, incentiva às pessoas a não usarem máscaras e desrespeitarem o distanciamento social, ele está colocando em risco a vida das pessoas. Quando ele levanta a questão do falso dilema entre salvar vidas ou salvar a economia, ele cria uma dicotomia na cabeça das pessoas, podendo levá -las a minorar os riscos com a saúde, para poderem trabalhar.
Nilson
2021-01-21 19:32:41A Constituição de 88 tá valendo? Parece que tem gente que ainda não se deu conta do artigo que fala da liberdade de expressão.
RUBENS
2021-01-21 18:16:26Que Ministrozinho puxa saco está doidinho para ser indicado pelo Capitão Cloroquina para is para o STF, estou começando achar que o Bozo não fez nada para levar o nosso país ao caos, para entrarmos no estado de defesa e ele tentar dar um golpe. Eu disse tentar porque como povo não podemos deixar acontecer.
Odete6
2021-01-21 16:35:04Como se tudo não bastasse, em acréscimo contra o POVO BRASILEIRO, uma 🤪 maria mole amorfa 🤪 no ministério da injustiça!!!!....
Vimar
2021-01-21 16:20:18Acredito que não será muito difícil provar que o SR. Feller tem razão. Incentivar o povo a usar medicamentos inadequados, contra a orientação da própria ANVISA e OMS; Incentivar o não uso de máscaras e o não distanciamento; Não prover OXIGÊNIO e medicamentos e seringas e agulhas ....Santo Deus!
Heloisa
2021-01-21 15:57:23Um ministro nanico e apedeuta, agraciado com o cargo pelo psicopata genocida, mau militar que carrega nas costas 213 mil morte, só podia ser o pior dos Ministros da Justiça, o borra botas do Capitão Cloroquina.