Pazuello diz esperar 'avalanche' de propostas para a compra de vacinas
Criticado pela demora na aquisição de vacinas contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), deu de ombros e afirmou nesta quinta-feira, 21, que o governo federal espera uma "avalanche" de propostas para a compra de imunizantes nas próximas semanas. O general falou sobre o assunto durante o lançamento do programa ImunizaSUS, em...
Criticado pela demora na aquisição de vacinas contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), deu de ombros e afirmou nesta quinta-feira, 21, que o governo federal espera uma "avalanche" de propostas para a compra de imunizantes nas próximas semanas.
O general falou sobre o assunto durante o lançamento do programa ImunizaSUS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems. O projeto prevê a capacitação de mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam direta ou indiretamente nas ações de vacinação em municípios de todo o país.
Em um pronunciamento de cerca de 20 minutos, Pazuello afirmou que o governo permanece "no processo" para receber as doses da vacina desenvolvida com base na tecnologia produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford -- o Brasil aguarda um lote inicial de 2 milhões de doses do imunizante fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia.
O militar ressaltou que espera, ainda, o estoque adicional de 4,8 milhões de doses da Coronavac, envasadas pelo Instituto Butantan, cujo pedido de uso emergencial e temporário deve ser analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta sexta-feira, 22.
"Outros laboratórios apresentam as suas propostas. Era o que esperávamos. Entre janeiro e o começo de fevereiro, vai ser uma avalanche de laboratórios apresentando propostas, porque são 270 iniciativas no mundo produzindo vacinas", projetou.
Pazuello acrescentou que o ministério enfrentará o processo "com muita atenção e cuidado, para colocar todas elas [vacinas] o mais rápido possível disponíveis, dentro da segurança, eficácia e da capacidade [da pasta] de colocá-las no lugar certo e na hora certa".
Até agora, o governo federal distribuiu aos 26 estados e ao Distrito Federal somente 6 milhões de doses da Coronavac, importadas da China pelo Instituto Butantan, que conduz o ensaio clínico do imunizante no Brasil.
O país ainda enfrenta dificuldades quanto à produção de vacinas, que depende da entrega, pelo gigante asiático, de insumos encomendados pelo Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Suzane
2021-01-22 05:30:39O Brasil já possui uma rede de vacinação estruturada e pessoal treinado pra isso há anos! Campanhas de vacinação são rotina no Brasil e ele fala como se estivesse fazendo isso agora... Sei não, viu...
Márcia
2021-01-21 23:38:22O mundo inteiro atrás das vacinas e o sargento Garcia sentado esperando uma avalanche de propostas. SOCORRO vai morrer mais quantos para o Brasil acordar
Chris
2021-01-21 23:14:40O Pançudo está sentado esperando a avalanche, acha que vai fazer a xepa da vacina. Só o impeachment nos salva.
PAULO
2021-01-21 18:45:36"Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos”. Albert Einstein O general Pazzuelo esta diante de um problema com complexidade dinâmica. Ele seguramente, pela sua postura, tem uma limitação intelectual para entender isso. Infelizmente tudo que ele fala, esta mais para um ato de vontade, do que um ato de conhecimento. Diante dos seus erros, a probabilidade que acerte um cenário é muito pequena.
Alexandre
2021-01-21 18:05:55Pai Zuello prevê que uma avalanche de pedidos de vacina. Esse é o governo do amanhã... Amanhã a gente vê... amanhã a gente faz...amanhã terá vacina...
AIRTON
2021-01-21 16:08:29Até o ditador da pior espécie Maduro tá dando na cara no Bolsonóquio com luva de pelica. Incompetentes não conseguem trazer uma vacina para o Brasil. Tem que esperar que ofereçam. Não têm competência de ir atrás e negociar. #impeachmentjá.
charles
2021-01-21 15:59:12os ladrões de dinheiro público choram de raiva por não poder superfaturar.
Adrianus
2021-01-21 15:26:14Por favor , procurem a Venezuela todos vocês descontentes com o Governo Bolsonaro. Nicolás Maduro abriu excepcionalnente a fronteira para vocês e os aguarda de braços abertos. Só ida. Sucesso!
Vasconcellos
2021-01-21 15:11:48Na minha infância, gente como Pazuello seria chamada de "café com leite". Isso se aplicava a aquelas crianças que não eram levadas a sério e sequer precisavam seguir as regras nos jogos da molecada. Isto por que elas eram consideradas inaptas para aquelas brincadeiras. Era um tipo de concessão que as crianças faziam. Mas, pensando bem, Pazuello não pode ser considerado um "café com leite". Suas ações têm consequências nefastas. Assim, prefiro chamá-lo de folclórico, fantoche e bufão.
Laercio
2021-01-21 15:09:21Pazuello, enxurrada de que ????? Aí você acordou Acho que você acredita em Papai Noel Coelho da Páscoa. Fica quieto que e melhor